Segunda-feira, 12 de janeiro de 2015, atualizada às 18h01

Previsões 2015: búzios apontam ano com grandes transformações em Juiz de Fora

Lucas Soares
Repórter

2015, segundo o babalorixá Eduardo d'Oxossi, será um ano de muitas transformações em Juiz de Fora, tanto na política como no esporte. A convite do Portal ACESSA.com, o representante do candomblé também traçou previsões para em um cenário mundial, como uma guerra envolvendo os Estados Unidos no Oriente Médio, a política e o esporte nacional, além da economia. Confira.

Cenário Mundial

De acordo com d'Oxossi, 2015 será um ano de grandes conquistas para o Brasil. "Terá uma ótima relação com os países vizinhos e se firmará como grande líder das Américas. Podendo também conseguir a tão sonhada cadeira definitiva no Conselho de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a relação entre Cuba e Estados Unidos vai se estabilizar e teremos o fim dos embargos econômicos entres os dois países, com a libertação dos prisioneiros cubanos em prisões americanas. Os americanos também irão sofrer grandes oscilações econômicas em função de uma guerra no Oriente Médio. Um grande acidente de avião vai abalar mais uma vez todo o mundo," prevê.

Política Nacional

babalorixá disse que os búzios mostraram um 2015 de grandes desafios para a presidente Dilma Rousseff, mas que a petista irá se sair bem. "Ela terá, além da proteção dos Orixás, uma equipe que vai corresponder às suas expectativas. Será um ano difícil para a oposição, que terá pela frente muitos escândalos envolvendo senadores, deputados e também alguns prefeitos, sofrendo um enfraquecimento com uma investigação que terá início logo no primeiro semestre. Perderemos mais um importante nome da política nacional por falecimento. Dois ministros serão trocados logo no início de ano", diz.

Economia

O cenário econômico no Brasil também terá muitas mudanças. Segundo d'Oxossi, o brasileiro deverá ter cautela com gastos desnecessários e cautela ao não contrair dívidas. "Teremos a criação de mais um imposto. No entanto, as contas serão enxugadas e teremos cortes com alguns gastos do governo. Mas isto se dará de forma a fazer que o Brasil tenha investimento onde realmente precisamos que é na saúde e na educação. Como a economia estará apertada, o governo fará um forte ajuste fiscal. Na contramão disto tudo, 2015 será um ano de muito emprego e grandes investimento para a logística brasileira com a construção e modernização de portos e aeroportos", acredita.

Esporte

No esporte, 2015 será um ano de grandes conquistas em várias modalidades do esporte nacional. "Teremos vários nomes em evidência mundial entre a natação, futebol, vôlei e atletismo. Estes serão os que mais vão se destacar. O Tupi terá, segundo Oxalá, a chance de sair vitorioso em todos as competições que irá disputar, mas precisará de sua diretoria bem afinada com o seu técnico, que fará um grande trabalho. Depende, realmente, do comprometimento de torcida, diretoria e jogadores, além de nomes de peso que vão chegar em seu elenco. O coletivo dará ao Carijó um ano de grandes realizações e feitos. Oxalá mostra que será um ano positivo também para a equipe de vôlei da UFJF", mostra.

Saúde

O orixá Oxalá revelou à d'Oxossi um ano de muitos investimentos na área da saúde. "Uma mudança do atual Ministro da Saúde fará que seu sucessor tenha ótimo desempenho podendo colocar a disposição do povo mais dois programas de saúde. No entanto, teremos um forte surto de dengue. 2015 será um ano em todos os governantes irão estar mais preocupados e com suas ações voltadas principalmente para a saúde no nosso povo", revela.

Juiz de Fora

Eduardo d'Oxossi prevê um período de muitas chuvas no início de 2015, deixando Juiz de Fora em alerta em função de um volume acima da média de todos os anos anteriores, podendo ocorrer muitos deslizamentos. Além disso, o babalorixá revelou que 2015 será um ano de grandes e enormes transformações políticas para nossa cidade, principalmente com a mudança do secretariado municipal que sofrerá mudanças ao longo de todo o ano. "Serão mudanças necessárias para que o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) consiga, junto com a Câmara Municipal, dar uma arrancada tão esperada por todos nós em sua administração", diz. O jogo de búzios também mostrou à Eduardo que o prefeito irá romper com alguns antigos aliados e terá força para novas alianças, tendo um melhor relacionamento em Brasília. "Consequentemente, segundo o Orixá, um período de grandes investimentos em Juiz de Fora. Podemos em 2016 termos uma dobradinha entre PT e PMDB repetindo esta que ocorreu no estado", comenta. Ainda sobre a política local, o babalorixá prevê a saída do secretário de saúde José Laerte (PSDB), para uma "maior eficácia para a secretária."

Para se firmar no cargo, Eduardo diz que Bruno "precisa estar mais espiritualizado em 2015, em total sintonia com as mudanças que os Orixás e o ano de 2015 trazem para Juiz de Fora e para o Brasil. Com isso, será segundo os Orixás, um ano de muitas batalhas e enormes transformações políticas e partidárias para nossa cidade e nosso estado", acredita.

Os deputados eleitos para a Assembléia Legislativa também terão muita participação e atuação política na cidade, segundo d"Oxossi. No entanto, um vereador de Juiz de Fora pode falecer ainda este ano. "Teremos grandes rompimentos políticos e fortes alianças irão ocorrer. Os Orixás são categóricos em afirmar que o governador Fernando Pimentel (PT) fará uma excelente administração, dando uma maior atenção para a retomada do crescimento da Zona da Mata, que há muito esquecida pelo governo anterior", diz.

Eduardo d'Oxossi destaca que os búzios mostram que será um ano favorável para os seguintes políticos: governador Fernando Pimentel, prefeito Bruno Siqueira, deputados federais Margarida Salomão (PT), Subtenente Gonzaga (PDT), Marcus Pestana (PSDB), Júlio Delgado (PSB) e Reginaldo Lopes (PT). Os deputados estaduais Noraldino Júnior (PSC), Lafaiete Andrada (PSDB), Isauro Calais (PMN) e Durval Ângelo (PT) também terão bom desempenho. Os vereadores Dr. Fiorilo (PDT), Léo de Oliveira (PMN) e Antônio Aguiar (PMDB), também vão se destacar. Aguiar, segundo d'Oxossi, pode assumir um cargo no governo do estado. Os Orixás ainda destacam que será difícil para o Partido Verde e seus pares se firmarem na política.

ACESSA.com - Previs?es 2015: b?zios apontam ano com grandes transforma?es em Juiz de Fora