Quarta-feira, 10 de janeiro de 2018, atualizada às 8h30

Cursinho popular gratuito da UFJF abre inscrições

Da redação

O Cursinho Popular Garra abriu, nesta terça-feira, 9 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo. São 70 vagas, sendo sete delas reservadas para pessoas acima de 30 anos e que nunca tenham cursado o ensino superior. O curso é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares, que tenham concluído ou concluam o ensino médio ainda este ano.

O processo seletivo para o curso preparatório é dividido em três etapas. A primeira consiste na inscrição — presencial ou on-line –, quando o candidato deverá preencher ao questionário disponível na página do Garra. Essa fase limitada vai até o dia 31 de janeiro e é limitada a 400 inscritos. Em seguida, no dia 3 de fevereiro, ocorre a prova diagnóstica, realizada no CAVE Alameda, às 14h.

A prova consiste em 50 questões de múltipla escolha envolvendo lógica, interpretação de texto e os conteúdos básicos de cada disciplina e tem duração de três horas. Pessoas com deficiência poderão receber um prazo estendido para a realização da prova, comunicando essa situação no ato da inscrição e comprovando-a com laudo médico.

Os aprovados nessa etapa serão sorteados para as entrevistas a serem realizadas entre os dias 5 e 8 de fevereiro com 105 dos candidatos, também no CAVE Alameda. Os sorteados serão comunicados por e-mail e os horários das entrevistas, combinados posteriormente. Todos os documentos a serem apresentados estão disponíveis no edital.

Garra

O Garra conta com uma equipe composta inteiramente por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O cursinho gratuito busca trabalhar todas as demandas de processos seletivos como o Enem. Além das aulas preparatórias, ministradas por estudantes da UFJF, são oferecidos materiais didáticos, monitorias, conteúdos complementares e simulados periódicos.