[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]      Curr?culo para estudantes

::: 23/06/2003



Em nosso artigo de mar?o, Mas voc? tem experi?ncia?, falamos sobre a import?ncia de est?gios, trabalhos volunt?rios e outras formas de aprendizagem pr?tica que contribuem decisivamente para o futuro profissional. Um assunto bastante pertinente a isto ? a elabora??o de um curr?culo. Como preparar um curr?culo que possa atrair a aten??o se ainda n?o tenho nenhuma experi?ncia profissional a apresentar?

Curriculum vitae significa "curso da vida". Seu principal objetivo ? destacar seu valor, demonstrar seu potencial, enfim, vender sua imagem. ? a ferramenta que voc? possui para despertar o interesse de quem contrata e, se ele est? realmente atraente, ser chamado para uma entrevista. Mas talvez voc? continue a se perguntar: O que escrever se n?o tenho experi?ncia? Calma! A diferen?a entre a elabora??o de um curr?culo "recheado" de experi?ncias e um sem ou com poucas experi?ncias ? o foco. Enquanto o primeiro se det?m em apresentar seu percurso e atividades desenvolvidas, o segundo dever? se ater em apresentar suas habilidades, interesses e cursos pertinentes. Vamos ent?o ao curr?culo.

Os primeiros passos
Primeiro passo: tempo. N?o fa?a seu curr?culo como se fosse um lanche r?pido. Prepare-se e invista tempo em sua elabora??o. Junte as informa?es, estude e defina seus objetivos e s? depois escreva.

Segundo passo: Seja objetivo e pr?tico. Curr?culo ? um resumo, tanto que nos Estados Unidos o termo que se utiliza ? r?sum?. N?o fa?a uma autobiografia, n?o escreva um livro. Isso ? perda de tempo. Os recrutadores, visto ? grande quantidade de curr?culos que s?o recebidos, n?o t?m tempo para lerem de 20 a 30 folhas, encadernadas e etc. O ideal ? que seja simples, com uma ou no m?ximo duas p?ginas.

Terceiro passo: Acredite em voc?. Voc? n?o convencer? ningu?m a contrat?-lo se n?o convencer a voc? mesmo de que tem algo a oferecer. Tenha uma postura positiva quanto ao seu potencial.

Conte?do de um curr?culo

Identifica??o: dever? constar seu nome completo, endere?o, data de nascimento, estado civil, naturalidade, telefone, celular e e-mail.
Objetivo: escreva o cargo que pretende ocupar ou a ?rea de atua??o. Defina clara e resumidamente seu objetivo (no m?ximo uma linha).
Escolaridade: se voc? est? cursando o Ensino Superior, n?o ? preciso colocar nada referente ao Ensino M?dio ou Fundamental. Caso ainda esteja cursando o Ensino M?dio, coloque apenas o ano em que est? matriculado. N?o se esque?a da institui??o, o curso e o ano de conclus?o.
Idiomas: ? um bom diferencial. Aqui devem constar o n?vel de conhecimento (b?sico - intermedi?rio - fluente) e a forma de dom?nio (falar - escrever - ler).
Inform?tica: este item poder? ser colocado ? parte ou em cursos de aperfei?oamento. Se voc? tem dom?nio ? bom colocar separadamente. Caso contr?rio coloque em cursos. Descreva os programas ou campo de dom?nio (editora??o gr?fica - programa??o - tratamento de imagens - gerenciamento de redes - etc.)
Experi?ncia profissional: se voc? n?o possui nenhuma experi?ncia n?o cite este t?pico. Em caso de algum est?gio anterior, especifique. Neste ponto ? muito relevante colocar um pequeno resumo das atividades e, principalmente o que voc? acrescentou. Ou seja, id?ias dadas, melhorias, produ??o e etc. N?o deixe de colocar data de admiss?o e demiss?o.
Curso de Aperfei?oamento: Descreva todos os cursos que tenha feito e sejam pertinentes ao que voc? almeja. Coloque na seguinte ordem as informa?es: nome do curso - institui??o - carga hor?ria - ano.
Habilidades, qualifica?es e interesses: cite suas principais habilidades e, mediante ao que j? estudou (mat?rias conclu?das) para quais atividades/fun?es est? qualificado. Cuidado. Coloque aqui somente aquilo que realmente possuir. Este t?pico ser? muito focado pelo entrevistador. Ele ir? procurar identificar se voc? realmente possui o que descreveu. Fa?a um pequeno texto corrido e cite experi?ncias acad?micas ou sociais que possam endossar o que voc? citou. Explore bem este t?pico se ainda n?o tem experi?ncia nenhuma. Enumere seus interesses e justifique-os.
Outras informa?es: crie t?picos para habilita??o (especificando a categoria de sua carteira), viagens e viv?ncias no exterior (descreva o per?odo)

Dicas importantes

  • N?o coloque em seu curr?culo o n?mero de seus documentos. Caso a empresa precise em fase posterior, ela ir? solicit?-lo. Voc? n?o sabe ao certo aonde vai parar seu curr?culo. Com os dados e, algumas vezes c?pias de documentos que s?o anexadas, d? para fazer muita coisa em seu nome. Hoje em dia, n?o d? para confiar.

  • N?o omita datas e carga hor?ria dos cursos.

  • Se poss?vel, envie o curr?culo em nome de uma pessoa em espec?fico. Procure identificar o respons?vel do setor. Um telefonema pode gerar esta informa??o.

  • Esteja preparado. Tudo o que voc? colocou no curr?culo poder? ser fonte de perguntas de aprofundamento para o entrevistador.

  • Evite fotoc?pias. Se n?o der para imprimir todos, fa?a c?pias de qualidade, ou seja, sem manchas no papel ou com o texto sem defini??o (c?pias claras). Seu curr?culo ? seu cart?o de visitas, cause uma boa impress?o.

  • ? aconselh?vel anexar foto 3x4. N?o utilize fotoc?pia do retrato, a n?o ser colorida. O retrato ? importante para ligar a pessoa ao curr?culo. Recrutadores trabalham com muitas pessoas num ?nico dia ou em per?odos curtos. N?o d? para lembrar de todo mundo e ?s vezes as anota?es se confundem. Com a foto isto n?o ocorre.

  • Alie sempre que poss?vel suas habilidades a realiza?es que possam ilustr?-las. Como partimos do princ?pio que voc? pode nunca ter trabalhado, cite atividades na igreja, comunidade, escola, faculdade, teatro e outros grupos. Lembre-se das experi?ncias em grupo, de lideran?a, trabalhos apresentados na faculdade, participa??o em semin?rios, feiras e congressos.

  • Use sempre frases de a??o que enfatizem os resultados alcan?ados. Comece com verbos que destaquem realiza?es: atingiu, liderou, resolveu, fundou, inventou e etc.

    Em suma, seu curr?culo dever?, em uma ou duas p?gina, levar a pessoa que o recebeu a l?-lo at? o fim e ficar curiosa para conhec?-lo pessoalmente.

    Fa?a acontecer e sucesso!

    Exemplo de Curr?culos:

    Curr?culo de estudante com experi?ncia em alguns est?gios
    Curr?culo de estudante
    sem nenhuma
    experi?ncia

    Leituras complementares e fonte bibliogr?fica:
    HOWARD, Simon. Como preparar um bom curr?culo. Publifolha - S?o Paulo, SP:
          2000.

    PARKER, Yana. Como fazer um excelente curr?culo. Sextante - Rio de Janeiro, RJ:
         2000.

    ROCHA, M?rcia. Seu curr?culo tem que brilhar. Revista Voc? S.A. n? 29, p. 24-33
          - S?o Paulo, SP: 2000.


    Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
    formado pelo Centro de Ensino Superior
    de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
    Saiba mais clicando aqui.

    Clique aqui e envie sua pergunta
    para o consultor Eduardo Santos.