Aprenda a cuidar de seu Papagaio

Quem tem um papagaio em casa deve cuidar muito bem de seu animalzinho, afinal de contas ter um papagaio ? uma coisa rara. Estes animais fazem parte da hist?ria do Brasil que j? foi chamado de "Terra dos Papagaios" por que existiam muitos deles por aqui. Mas com o tempo e com a ca?a indiscriminada destes animaizinhos eles foram acabando e hoje j? existem muitas esp?cies amea?adas de extin??o. Por isto mesmo a venda de papagaios s? ? permitida por criadores registrados.

Em Juiz de Fora, segundo o analista ambiental do IBAMA, Miguel Gomide, n?o existe nenhum criador autorizado por isto mesmo ? importante saber que quem comprar papagaios em feiras ou lojas est? fazendo uma coisa ilegal e pode contribuir para acabar de vez com a esp?cie.

Mas se voc? j? tem o seu papagaio ou pretende ir at? alguma cidade, como Belo Horizonte por exemplo, onde existem criadores registrados para vender o bichinho preste aten??o em algumas dicas muito importantes para cuidar de seu papagaio:

  • Nada de ficar espremendo seu papagaio na gaiola. Para saber se a gaiola tem o tamanho certo para seu animalzinho veja se a cauda n?o est? esbarrando nas grades toda hora. Se estiver, essa gaiola ? pequena para o seu papagaio.
  • Ningu?m gosta de ficar em lugar sujo n?o ?? Muito menos seu papagaio! A gaiola deve ser limpa para se prevenir doen?as e infec?es. O ch?o da gaiola deve ser recoberto com papel absorvente e trocado diariamente (de manh? e ? noite).
  • As vasilhas de ?gua e comida devem ser trocados e lavados regularmente, e o conte?do deve ser trocado diariamente, especialmente os recipientes com frutas, j? que estas estragam facilmente ap?s algumas horas.
  • Pense nas coisas que voc? mais gosta de fazer. Com certeza brincar ? uma delas. Seu papagaio tamb?m gosta de brincar. Os brinquedos ajudam a diminuir o stress do animal
  • Cuidado com o que vai dar para o seu papagaio comer! Nada de abacate ou chocolate. Prefira frutas como mel?o, melancia jabuticaba, banana e ma?a. E ao contr?rio de muitas crian?as estes animalzinhos comem sem reclamar: couve, br?colis e almeir?o. Lembrando tamb?m que existem v?rios tipos de ra?es para aves ? venda nas casas do ramo.
Voce sabia que...
  • Papagaios tem sentimentos de amor, raiva e ci?me?
  • Que todo papagaio mais cedo ou mais tarde precisa de um companheiro?
  • Que de cem papagaios, somente dez aprendem a falar?
  • Os papagaios necessitam de muita aten??o, v?rias horas por dia?
  • Que por serem animais extremamente inteligentes (possuem a idade mental de uma crian?a de 4 anos), necessitam de coisas para fazer e se divertir sen?o acabar?o tendo problemas psicol?gicos como arrancar penas, gritar demais ou ficar muito agressivo?
  • Que muitos papagaios tem mais de 5 donos durante a sua vida por serem capazes de viver de 50 a 70 anos?

Para quem n?o tem um papagaio e n?o conhece nenhum criador autorizado em outra cidade que possa vender um animalzinho o Miguel Gomide, analista ambiental do IBAMA em Juiz de Fora d? algumas dicas de outras aves que s?o consideradas dom?sticas e por isso podem ser compradas livremente na cidade: