Como faço para adotar um cão?

Rita Couto
*colaboração
21/06/2005

Já imaginou ter um cãozinho fofo que te faça companhia e ainda alegre a sua vida? Mas que raça escolher? É melhor adotar ou comprar um? A primeira coisa em que se deve pensar é que o cachorro não é um brinquedo de pelúcia e merece cuidados especiais.

Muitos animais, alguns ainda filhotes, são abandonados nas ruas, ficam sem alimentação adequada e até sofrem acidentes. "Eles são deixados na rua, porque falta competência da parte do dono. Se a pessoa não pode mais ter o animal porque vai mudar de cidade, por exemplo, a melhor opção é fazer um anúncio de doação. Com certeza vai aparecer alguém que se interesse", explica o veterinário Paulo Theodomiro dos Santos Lima Jr.

Os animais desamparados, na maioria das vezes, são recolhidos e levados para as sociedades protetoras de animais ou para o canil municipal. Em Juiz de Fora, há vários cães no Canil Municipal esperando por alguém que ofereça carinho e atenção. Fomos até lá e tiramos fotos de alguns cães abandonados.

Se você se interessou por algum deles ou quer conhecer outros, basta fazer uma visita ao canil, que fica na Rua Martins Barbosa, s/ nº. O processo de adoção é muito fácil. É só escolher o animal e preencher o termo de adoção, levando uma cópia da carteira de identidade e um comprovante de residência original. Os animais adotados retribuem a gratidão através da lealdade e devoção ao dono.

O telefone de contato do Canil é: (32) 3690-3591.

* Rita Couto é estudante do terceiro período de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.