Cuidados com os filhotes Excesso de brincadeiras e divers?o pode fazer mal ao seu c?ozinho

Renata Cristina
16/03/07

A crian?ada adora brincar com os animais, principalmente, quando se trata de c?es bem pequeninos. Elas correm, pulam, puxam o rabo, as orelhas, fazem carinho e se divertem com seus amigos caninos. At? a?, tudo bem, o problema ? exagerar no excesso de amor.

Para quem curte desenho animado, deve se lembrar da Fel?cia, uma personagem do Looney Tunes, que adorava apertar os animais "at?" dizerem "Eu te amo". Coelhinhos, patos, c?es e gatos passavam aperto com a afetividade expansiva desta menina.

Assim como na fic??o, os animais gostam de cuidados moderados. "? importante lembrar que eles s?o seres vivos e n?o bonecos. Por isso sentem dor, fome, sede, entre outras necessidades", esclarece o criador de c?es e parceiro da Expoc?es, Humberto Bosser (foto abaixo).

Como escolher o filhote

Na hora de escolher o filhote de c?o, os pais devem estar atentos ? personalidade de cada ra?a. H? temperamentos mais tranq?ilos, outros mais agitados. Essa pesquisa ir? ajudar na conviv?ncia do filhote com a fam?lia e, principalmente, ir? atender as expectativas da crian?a.

Se voc? mora em casa e tem filhos quietos, o ideal ? procurar um c?o cativante, que ir? estimular a crian?a com brincadeiras. O Labrador ? um bom exemplo de esperteza, intelig?ncia e alegria. Para quem pretende equilibrar momentos de agita??o e calmaria, h? ra?as mais "pregui?osas", como o Basset Hound. Encantados pela garotada, esses c?es adoram carinho e t?m suas horas de sono intercaladas com passatempos.

Foto Filhotes Foto Filhotes Foto Filhotes

Quem vive em apartamento, deve se preocupar com quest?es de espa?o e higiene. O ideal ? optar por ra?as com p?los curtos e menos barulhentas. O Basenji ? o c?o sonhado por todas as m?es. Limpinho, sem cheiro, adora os donos e tem pique de sobra para acompanhar as crian?as em diversas etapas do crescimento. ? tamb?m conhecida como a ?nica ra?a do mundo que n?o emite sons, ou seja, o seu vizinho vai ficar satisfeito com esta not?cia.

Outra op??o para quem adora cachorros bem fofinhos, ? o Shih-tzu. Com pelagem longa, n?o ? aconselh?vel para crian?as com alergias a p?lo e poeira. Afetuoso, este c?o ? ideal para quem tem crian?as bem pequenas, pois ? paciente e calad?o. Al?m da pesquisa de temperamento, ? imprescind?vel verificar quais as vacinas j? foram dadas ao c?o, se foi feita a vermifuga??o, entre outros cuidados. "O c?o de um bom criador tem menos chances de contrair e transmitir doen?as", orienta Bosser.

Ra?as ex?ticas

Foto do c?o Chin?s Qual crian?a n?o adoraria ter um animal ex?tico? Este c?ozinho ao lado ? o Chinese Crested, origin?rio na China. ? primeira vista parece estranho e rabugento, talvez por n?o possuir p?los em boa parte do corpo, somente nas patas, parte das costas e da cabe?a.

Mas as apar?ncias enganam! Este c?o ? muito d?cil, simp?tico e contagia todos os que est?o ao seu redor. Sempre alegre, o Chinese ? ideal para correr e brincar com a crian?ada! Outra curiosidade da ra?a: muita gente diz que eles s?o capazes de cantar e sorrir para as pessoas.

Cuidados com os filhotes

Foto do criador Humberto Bosser Depois de escolher o seu amigo do peito, nada melhor do que conscientizar a crian?a da import?ncia de cuidar do animal. A delega??o de tarefas di?rias pode ajudar os pequenos a descobrir as necessidades do c?o e desenvolver no?es de afetividade, respeito, sociabilidade, entre outros pontos.

Caso haja necessidade de trocar a ra??o dos filhotes, pergunte ao criador ou ao veterin?rio se a mudan?a n?o ocasionar? problemas de sa?de. Diarr?ia, v?mito e rea?es adversas podem "acabar" com a anima??o dos pequeninos.

Os filhotes precisam de uma rotina, com hora para comer, dormir e brincar. Em casas com muitas crian?as, ? necess?rio ressaltar esse ponto, para que o animal n?o se estresse. "Em situa?es extremas, os c?es pequenos podem chegar ? morte, por excesso de atividades", relata o criador.

Nos primeiros dias, ap?s a retirada do filhote da m?e, ? indicado que se coloque algum bicho de pel?cia para dormir com o animal. Dessa forma, eles deixam a choradeira de lado, ficam mais calmos e se sentem protegidos pelo "colo materno artificial".