Hora do banho Seu animal está precisando de uma limpeza? Conheça os cuidados e
produtos ideais para deixar seu bichinho cheiroso e bonito

Renata Solano
*Colaboração
25/09/2007

O cão é um animal que depende do seu cuidado para quase tudo, inclusive na hora de se limpar! O gato tem a mania danada de dar banho em si mesmo através da língua, mas não ache que isso basta para uma limpeza completa e profunda.

De acordo com a bióloga e proprietária de um pet shop da cidade, Ana Paula Pedretti (foto abaixo), "o gato tem um mecanismo de se lavar com a língua, por isso não precisa tomar banho toda semana, por exemplo. A língua desse animal possui uma espécie de cerdas que facilita a limpeza, mas existe um produto específico para passar nesse órgão do animal que facilita a digestão dos pêlos que, por ventura, acabam sendo ingeridos".

Cuidados com o banho

O banho deve ser dado no animalzinho com água fria no verão, ou morna no inverno. Cuidado com a água quente, porque estes animais são hipertérmicos, ou seja, já possuem muito calor armazenado no corpo, então, absorvem o calor com mais facilidade e isso pode causar excesso de temperatura no animal.

No pet shop existe um equipamento chamado "soprador" que ajuda na secagem do bichinho, pois a exposição ao secador pode exigir muito tempo para terminar a tarefa, e lembre-se que deixá-lo mal seco pode dar aquele cheiro de "cachorro molhado"!

Foto de Ana Paula Pedretti A dica em casa é você tirar o excesso de água com uma toalha, por exemplo, e só depois fazer o uso do equipamento de secagem. É importante usá-lo na temperatura morna, evitando queimaduras no animal. Além do mais, passar a escova no pêlo do seu bichinho ajuda a dar brilho e modelar.

A escolha do xampu pode ser de acordo com o tipo de pêlo ou mesmo pode ser aplicado em qualquer um dos animais, independente da espécie ou raça, o xampu neutro, uma vez que ele abrange pêlos finos e grossos. Mas use sempre produtos veterinários para não causar alergia no seu bichinho.

As unhas

Os animais que ficam mais em casa quase sempre têm as unhas afiadas. Mas tome cuidado na hora de tratar da unha deles. É preciso tomar cuidado para não cortar demais, porque nessa região dos cães e gatos passa um vaso sanguíneo, por isso "cortar muito curto pode causar sangramento e, em alguns animais, é preciso inclusive cauterizar", diz Ana Paula.

Além do mais, é usado um alicate especial para cortar as unhas dos cães e gatos.

A dica é passear com seu bichinho para que o asfalto mesmo lixe a unha de forma natural, ou então deixá-lo solto no quintal.

Os dentes

Acordar e sentir o cheirinho de bafo, ninguém merece! Para isso é preciso tomar alguns cuidados com os dentes do seu bichinho de estimação.

Em lojas especializadas você encontra escovas de dentes, tanto no modelo convencional quanto em dedilha, pastas específicas, com sabores diversos como morango, cereja, chocolate, menta e tutti-frutti.

Foto: escova de dente Foto: dedeira para dentes Foto: pasta para dentes

Além disso encontramos uma novidade que disfarça o mau cheiro: um chiclete! Acredite, chiclete para cachorro! Com sabor e cheirinho de menta você pode dar para ele se higienizar e se divertir.

Outros meios comuns de encontrar em pet shop são as pastilhas e sprays contra o mau hálito (leia matéria).

Foto: pastilha diversos sabores Foto: spray contra mau hálito Foto: chiclete para cão

Assim fica fácil e prático cuidar do seu animalzinho! Veja as fotos desses produtos e, lembre-se que é importante usar produtos específicos para animais.

A roupa

A funcionária de um pet shop da cidade, Jane Pedretti, reforça que é preciso ter cautela com o uso das roupinhas porque "quando o animal fica direto com a roupinha, costuma embolar os pêlos".

Assim, explica a bióloga Ana Paula, "a roupa, de forma indireta, pode causar dermatite no animal por causa desses bolos de pêlo, mais comuns em raças com pelagem maior".

O pêlo

Foto de corte da unha de um gato Cuidados com o pêlo são sempre importante para deixar seu bichinho ainda mais bonito. Algumas formas de cuidar da pelagem é escovar o animal pelo menos uma vez por semana, assim o pêlo fica mais brilhoso e não embola tanto.

Nos pet shops, você ainda encontra recursos para deixar o pêlo do bicho ainda mais sedoso e bonito. Como é o caso do banho tonalizante que realça a cor e a hidratação.

Uma outra maneira de você cuidar da assepsia do seu bichinho sem precisar dar banho com água é a dica da Ana Paula, o banho seco, que é através de uma algodão umedecido com um gel higienizador para uso veterinário.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.