C?es abandonados
Veja que cuidados tomar com os c?es abandonados e o que
observar na hora de adotar um deles

Priscila Magalh?es
Rep?rter
27/02/2008

Para algumas pessoas, ter um cachorro em casa ? sin?nimo de bagun?a e sujeira. Para outras, o animal traz alegria, ? companheiro e proporciona seguran?a.

Foi como aconteceu na rep?blica de Lucas Campos, onde a cadela Lady, da ra?a labrador, est? h? tr?s semanas. "Quer?amos um cachorro e estamos satisfeitos, porque ela brinca com a gente, pula e alegra o ambiente".

Mas Lady n?o ? uma cadela qualquer. Ela j? tem uma ano de idade e Lucas foi at? o Canil Municipal adot?-la. "Fomos ao canil, porque l? tem muitos animais abandonados e que est?o sofrendo. N?o era poss?vel n?o encontrar, l?, um animal que gost?ssemos", explica o estudante.

Quando ele e os amigos chegaram no Canil, foram ver todos os c?es e quando passaram perto de Lady, ela come?ou a pular e brincar. "Gostamos dela por causa disso e resolvemos ficar com ela mesmo".

A veterin?ria do Canil Municipal, Liza Helena Ramos Nery, diz que antes de adotar um animal, ? necess?rio observar tamanho e ra?a. "Deve-se saber que o animal vai estar com voc? por cerca de 15 anos e que voc? ? o respons?vel por ele. N?o adianta adotar e depois querer abandonar porque cresceu demais e est? destruindo a casa", explica ela. Antes da ado??o, o candidato passa por uma entrevista e assina um termo de responsabilidade.

Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora

Al?m disso, os animais precisam de cuidados durante a vida, como vacinas, vermifuga??o, cuidados de higiene, al?m de passeio e carinho. Liza diz que ? bom evitar que o animal fique sozinho em casa, principalmente quando ? tem poucos meses e est? em per?odo de receber a educa??o b?sica. Sozinho, ele pode fazer bagun?a, j? que n?o sabe o que ? certo e errado.

"Uma boa educa??o ? feita atrav?s da repeti??o. Quando o c?ozinho fizer algo errado, mostre que aquilo n?o pode ser feito. Por exemplo, se ele pegar um objeto que n?o pode, tire dele e d? um que pode, como um brinquedo. Assim, ele vai aprendendo". Para isso, ? necess?rio muita paci?ncia e carinho.

? assim que Lucas e seus amigos fazem com Lady. "Quando ela faz xixi em lugar que n?o deve, esfregamos o fucinho dela no lugar e dissemos que n?o pode fazer. Se ela quer entrar dentro de casa, dissemos que n?o pode e ela sai. Aos poucos Lady est? aprendendo", explica ele.

Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora

A primeira provid?ncia que Lucas tomou foi levar a cadela ao veterin?rio para tomar as vacinas. Com rela??o aos outros cuidados, ele diz que ela toma banho a cada 15 dias, se alimenta duas vezes ao dia e ganhou coleira e brinquedos, tudo como o veterin?rio sugeriu.

Liza diz que quando animais abandonados s?o encontrados na rua, deve-se ter cuidados, como n?o se aproximar e n?o cham?-los. "Como s?o animais de rua, n?o sabemos se est?o vacinados. Se ele n?o se mostrar agressivo, ligue para o 156, que o Canil vai recolher. Mas se for um animal de porte maior ou agressivo, deve-se ligar para o corpo de bombeiros, pelo 193".

Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora Foto do c?es abandonados no Canil Municipal de Juiz de Fora

Segundo Liza, o Canil recolhe cerca de 20 c?es por semana. Por?m, o n?mero de ado?es n?o chega a tanto. A m?dia ? de tr?s por dia. "Mas o n?mero tem aumentado. As pessoas est?o se conscientizando de que estes c?es precisam de um dono e elas podem oferecer a eles o mesmo carinho que dariam a outro que teriam comprado", completa.