Hotel ? op??o para c?es que n?o podem viajar com os donos Recomenda-se levar cama, brinquedo, vasilhas de ?gua e ra??o e n?o modificar os h?bitos do animal para que ele n?o sinta tanto a aus?ncia dos propriet?rios

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
26/12/2008

Final de ano e f?rias. ?pocas ideais para uma viagem. Na prepara??o para curtir a temporada surge uma preocupa??o: onde deixar os animais de estima??o. Como nem sempre ? poss?vel lev?-los, os hot?is especializados s?o op?es que garantem tranq?ilidade aos donos e bem-estar aos bichinhos.

Os propriet?rios de um hotel para cachorro, Marcelo Coelli e Denis Nogueira Pinta, afirmam que nesta ?poca do ano dobra a procura por vaga para hospedar c?es. O propriet?rio de outro hotel, Marcelo Duarte Coutinho, afirma que come?a a receber reservas em agosto. "Como ofere?o apenas 20 vagas, se n?o reservar com anteced?ncia n?o h? canil para a hospedagem."

Na hora de escolher o hotel, ? preciso tomar alguns cuidados. Coelli recomenda fazer uma visita ao local e avaliar a higiene, a acomoda??o e se h? ?rea para o c?o se exercitar. Vale tamb?m observar a equipe de profissionais que vai cuidar do animal e se ? composta por, pelo menos, um veterin?rio.

Como pr?-requisito para a hospedagem, os hot?is exigem que o cachorro esteja com as vacinas em dia. Coelli cobra tamb?m vacina contra gripe. J? Coutinho solicita desvermifuga??o e medica??o contra pulgas.

Quanto ? alimenta??o, os hot?is pedem aos donos que levem as ra?es em quantidades suficientes para o per?odo de estadia. Ela ser? dada no hor?rio em que eles a recebem quando est?o em casa. N?o ? aconselh?vel mudar os h?bitos alimentares. "No mercado existe uma enorme variedade de comida para cachorros e cada um est? acostumado a um tipo, n?o h? como oferecer todos. O cachorro j? est? fora de casa, num ambiente que n?o lhe ? familiar. Uma ra??o diferente pode provocar, por exemplo, uma diarr?ia", explica Coutinho.

Foto arquivo ACESSA.com Foto arquivo ACESSA.com Foto arquivo ACESSA.com
Aus?ncia do dono provoca estresse no c?o

Segundo a veterin?ria Luciana Carla Ferreira Rocha, na aus?ncia do dono o c?o pode ficar estressado. Ela explica que nos primeiros dias o animal n?o sente tanto porque tudo ? novidade, mas ao perceber que o dono n?o volta, come?a a ficar entediado.

Luciana afirma que alguns animais desenvolvem psicoses, ou seja, dist?rbios comportamentais. "Alguns deixam de comer, outros ficam lambendo a pata para chamar aten??o e podem tamb?m desenvolver uma dermatite ?mida aguda. Ela nasce de dentro para fora. ? emocional. Por isso, pedimos para quem est? hospedando observar o corpo do animal."

Foto arquivo ACESSA.com Foto arquivo ACESSA.com Foto arquivo ACESSA.com

Para que o c?o se adapte ao ambiente em que vai passar alguns dias, a veterin?ria recomenda levar cama, cobertor, brinquedo, vasilhas de ?gua e ra??o, dentre outros objetos. ? indicado tamb?m deixar uma pe?a de roupa no canil, pois o animal ao sentir o cheiro da pessoa que lhe ? mais pr?xima vai ter a certeza de que ela vai voltar. "Ele n?o perde a refer?ncia."

Luciana diz que existem tratamentos que ajudam a reduzir a ansiedade do animal. "Quando os propriet?rios nos comunicam antes que v?o viajar e n?o levar?o os c?es, avaliamos o medo deles e passamos uma medica??o correta, para evitar que eles sintam tanto. Existem c?es, por exemplo, que t?m medo de fogos de artif?cios e chegam a ter convuls?es."

O custo de uma di?ria em um hotel ? a partir de R$ 25. Vale autorizar ou n?o as despesas que podem ser feitas sem o conhecimento pr?vio e, ainda, deixar o telefone celular ou do local onde estar?, caso haja alguma emerg?ncia.