La cr?me de la cr?me
Conhe?a tudo sobre o creme de leite e
deixe a suas receitas ainda mais gostosas!

Merengue de Framboesas Deborah Moratori
19/09/03

Desde que o homem come?ou a tirar o leite da vaca, percebeu que dele se formava um creme saboroso que poderia ser usado em receitas doces e salgadas. Naquela ?poca, esperava-se que a nata se formasse na superf?cie para ser ent?o recolhida e aproveitada. Foi somente com a industrializa??o que a separa??o do creme do leite passou a ser feita pelo processo de centrifuga??o, homogeneiza??o, pasteuriza??o e resfriamento.

O creme de leite tem origem em um ingrediente sagrado - o leite. O leite sempre foi s?mbolo de fertilidade e sa?de. Mois?s, na B?blia, descreve a Terra Prometida como um lugar "que mana leite e mel" (?xodo 33:3). A origem correta desta iguaria, entretanto, n?o se sabe ao certo.

Batatas Assadas com Queijo e Bacon Macarr?o aos Quatro Queijos Mousse de Frango

De qualquer forma, as receitas inglesas sempre adotaram muito o creme de leite como ingrediente. Por este motivo, na Inglaterra existem v?rios tipos de creme de leite, como o azedo que ? bastante famoso. Os Estados Unidos tamb?m consomem bastante o produto com destaque para as vers?es light e low-fat (com menos calorias e baixa taxa de gorduras).

Por aqui...
Nos supermercados brasileiros, o creme de leite pode ser encontrado em lata, na embalagem longa vida ou em garrafinhas pl?sticas, usadas para conservar o creme de leite fresco. Al?m desta vers?o, h? ainda outras dispon?veis para as nossas receitas: o creme de leite tradicional, o light e aquele usado para fazer chantilly.

Sorvete de Creme Pizza de Morango Bolo Prest?gio

Tendo origem em um ingrediente nobre, o creme de leite tem espa?o garantido na cozinha das brasileiras para a prepara??o de receitas simples ou sofisticadas, doces e salgadas. Podendo ser combinado com uma variedade muito grande de ingredientes, dos temperos secos ?s bebidas alco?licas, o creme de leite j? conquistou nosso paladar.

Para deixar as suas receitas ainda mais saborosas aprenda alguns segredinhos sobre o creme de leite

Manjar dos Deuses A utiliza??o do creme de leite em receitas ? muito apreciada pela culin?ria. O ingrediente transforma ovos batidos em mousses, faz de frutas sobremesas de festa, d? umidade aos recheios e coberturas de bolo, prepara trufas, cremes salgados e molhos incr?veis. De um trivial Estrogonofe de fil? a uma Manjar dos Deuses, aprenda a fazer receitas deliciosas utilizando o ingrediente. A seguir, alguns pratos que podem ser preparado com as diferentes vers?es do produto. Confira!

Tradicional
Molho de Cogumelos

Mousse de Azeitonas Negras

Torta de Lim?o com Chocolate Branco

Light
Quiche de Tomate Seco

Creme de Br?colis com Shiitake


Sufl? de Chocolate

Chantilly
Merengue de Framboesas

Pav? de Chocolate com Pa?oca


Creme de Ricota com Frutas

De beber
O creme de leite tamb?m ? ingrediente certo para batidas e bebidas mais sofisticadas. Da tradicional Meia de Seda ao glamuroso Hot Sweet Coffee, o creme acrescenta um sabor todo especial e estas receitas. Para curtir o inverno, nada melhor do que um Chocolate Quente dos Deuses. No ver?o, a melhor pedida ? o Gelado de Goiaba. O famoso Capeta ? promessa para n?o deixar ningu?m desanimado!

Veja as outras sugest?es de receitas que a
ACESSA.com selecionou para voc?!

Salgadas
Camar?o na Moranga Batatas Assadas com Queijo e Bacon
Sopa de Siri
Mousse de Frango
Risoto de Lula
Bacalhau Recheado
Camar?o na Moranga
Empad?o de Palmito
Macarr?o aos Quatro Queijos
Medalh?es ao Molho de Queijo
Salada Tropical
Doces
Sorvete de Creme
Trufas Brancas
Salada de Futas com Molho Cremoso de Gemas
Pizza de Morangos
Pudim de Milho Verde
Mousse de A?a?
Salada de Frutas com Molho Cremoso de Gemas Manga com Calda Quente de Chocolate
Estrogonofe Doce de Nozes
Bolo Prest?gio

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.