Gabrielzinho do Iraj? Gabrielzinho faz show na Noite da Inclus?o durante calend?rio
de comemora??o do anivers?rio de Juiz de Fora

Depois de participar da novela Am?rica, Gabriel Gitahy Cunha, o Gabrielzinho do Iraj?, 10 anos, n?o parou mais de receber convites para ir a eventos, como os de inclus?o social, em diversas cidades do pa?s. A m?e dele, Wilma Gitahy Lima, conta que as propostas surgem nos locais onde Gabrielzinho se apresenta."Algu?m v? o show, gosta e entra em contato".

E foi dessa forma que Gabrielzinho foi convidado para participar do calend?rio de comemora??o de anivers?rio de 156 anos de Juiz de Fora. O sambista Armando Fernandes Aguiar, o Mam?o, assistiu ao show dele em Matias Barbosa e pensou na possibilidade de Gabrielzinho vir ? JF. Contato feito e aceito. Antes mesmo do show, ? noite, com Mam?o e o Grupo Burugundu, o pequeno Gabriel participou, pela manh?, de outro evento de inclus?o social em Mariana (MG). E Gabriel diz, "o que der na telha eu fa?o".

Paix?o pelo samba

Foto ACESSA.com Desinibido, Gabrielzinho do Iraj? conversa com nossa equipe, ri, brinca com a irm?zinha de poucos meses - "a fam?lia cresceu", diz, empolgado - e conta como a paix?o pelo samba come?ou. Mam?o (foto ao lado), presente na entrevista o tempo todo, mostra, pelo semblante, que se impressiona com as respostas.

Gabrielzinho fala que a paix?o pelo samba come?ou mesmo quando a amiga da av? o levou para conhecer a sambista Dorina, aos 5 anos de idade. "No outro dia, ela me deu o CD para escutar e disse para eu ouvir com carinho. Gostei da faixa 3, Dona Maria do Babado". Quando descobriu que havia um programa de r?dio e ouviu falar da Roda de Samba, n?o pensou duas vezes. "Pedia toda hora pra me levar", conta.

E levaram. "Sempre que eu estava l?, dorina me chamava para cantar". Gabrielzinho gosta tanto de m?sica que, al?m de cantar, j? comp?s cinco. "A primeira, eu estava no chuveiro e gritei: m?e, anota a?. Fiz uma m?sica!". Outra foi um samba-enredo para a Escola de Samba Mirins da Portela. "A Dorina falou sobre a Mirins e comecei a compor. S? que n?o deu tempo de ficar pronta. Mesmo assim, eles me chamaram para interpretar o samba. E fa?o isso h? dois anos e me responsabilizo pela escola", enfatiza.

O gosto pelo samba - inclusive, seus versos de improviso - foi mostrado na novela. Para ficar fera, ele faz aulas de partido alto."Logo no terceiro CD que ganhei, ouvi o samba de improviso e disse: 'apaixonei por esse neg?cio'. No in?cio, n?o conseguia rimar, mas agora j? consigo", afirma e conta que na roda de samba da novela, cantava com sua minha banda, chamada C?u". E ele deixa claro que o que gosta mesmo ? de samba de raiz.

Foto ACESSA.com Mas sua participa??o na novela - ele acha que foram mais de 20 cap?tulos - aconteceu por sua atua??o em uma pe?a da escola. "A Gl?ria Perez estava procurando duas crian?as para participar da novela". Seu papel era o le?o do M?gico de Oz. Antes, j? havia feito o papel de um menino de rua.

Tempo para lazer ele diz que tem de sobra. Gosto de brincar e ver filmes". Seu filme predileto ? Dragon Ball Z. Suas notas na escola s?o ?timas. "Nunca tirei nota vermelha". E ainda arranja espa?o para fazer nata??o e ingl?s.

Para as crina?as que gostam de samba como ele, Gabriel deixa seu recado: "Continue com essa vida que voc?s v?o conseguir igual a mim", diz, o f? de Dorival Caymmi.

Ah! Iraj? ? o bairro onde ele nasceu.