Isabela Rhodes de Paula Com apenas doze anos, juizforana j? tem projetos premiados
por revista de autom?veis conceituada em todo pa?s

Thiago Werneck
Colabora??o
30/08/2007

Uma garota de 12 anos apaixonada por carros e por webdesign. Essa ? Isabela Rhodes de Paula que faz tuning* em autom?veis e j? teve tr?s projetos premiados por uma das revistas mais conceituadas do setor automobil?stico no pa?s. Mas uma menina de 12 anos e apaixonada por carros? ? isso mesmo. Uma rela??o que come?ou aos oito anos de idade.

Com apoio dos pais (foto abaixo), Isabela que tamb?m l? revista especializada em autom?veis, passou a participar de um concurso em uma delas. O peri?dico disponibiliza a foto de um carro na internet e pede para que o leitor fa?a um projeto de tuning nele. O mais bonito ? publicado na revista e os 25 primeiros ficam expostos no site da empresa.

Foram cerca de cinco a sete participa?es e Isabela j? ficou tr?s vezes no top 25 (clique e veja as fotos dos tr?s projetos premiados e a foto de como era o carro antes do tuning). "Uma m?dia boa n?o ?? Ela s? n?o participou mais vezes porque nossa internet est? muito lenta e de vez em quando ela perde a paci?ncia", observa o pai.

Isabela se dedica a outros desenhos tamb?m e conta que j? come?a a se interessar pela ?rea de webdesign. "Adoro fazer isso. Fa?o logomarcas, anima?es de flogs e blogs, brinco de diminuir nariz em foto, tirar gorduras a mais, pintar o cabelo. Adoro essa ?rea", revela.

Isabela com os pais Isabela ? exigente. Para ela ve?culos bonitos s?o os carros esportivos importados. Quando perguntamos de qual carro nacional ela gosta, a resposta demora a aparecer. "N?o sei. ? t?o dif?cil. Gosto mesmo ? de carros esportes como Mustang, Ferrari. Primeiro mudo a cor do carro, rebaixo, coloco algum adesivo, mudo p?ra-choque, escure?o os vidros como se fosse fum? e o resultado ? esse (fotos abaixo)", conta.

Se voc? est? pensando que o pai tem alguma participa??o nesta hist?ria, acertou em cheio. Justino Jos? de Paula ? um apaixonado por carros e assina v?rias revistas especializadas no assunto. Foi quando ele levou para casa o DVD de "Mais velozes e Mais Furiosos", em que carros tunados s?o o destaque, que a paix?o de Isabela se consumou. "Vi o filme mais de umas 20 vezes e depois comecei a desenhar carros esportivos no papel", recorda Isabela.

"Achava os desenhos bonitos e resolvi incentiv?-la a fazer no computador. Primeiro no paint, mas ele j? n?o suportava os desenhos dela. Ent?o incentivei ela aprender a mexer no photo shop. Passei os primeiros passos e ela passou a fazer os trabalhos sozinha", destaca o pai, animado.

Carro sem tunar Carro tunado
Carro sem tunar Carro tunado

A garota faz sucesso na escola. "Um monte de menino pede para ela fazer desenhos de carros. Eles adoram os tunings feitos por ela", revela a m?e, Rosimeire Rhodes Nascimento de Paula, orgulhosa. Quem confirma a hist?ria ? a pr?pria Isabela. "Quando tem intervalo na aula fazem o grupinho das meninas que v?o falar de roupa e eu fico com os meninos falando de carro".

Para os pais um orgulho dentro de casa. "Ela ? uma filha fant?stica: estudiosa, autodidata e que corre atr?s do que quer. At? o cachorro vibra com os trabalhos que ela faz", brinca Justino emocionado. "Ela tem pesquisar muita coisa na internet para tunar os carros e isso a ajuda muito na escola", completa.

Carro sem tunar Carro tunado

*Tuning s?o modifica?es feitas nos ve?culos para deix?-los mais esportivos. Pintura diferente, adesivos, carro rebaixado, viro fum?, som potente, acess?rios mais arrojados s?o algumas das caracter?sticas dos carros tunados.