Óculos escuros Moda defendida pelos produtores de moda e oftalmologistas

Renata Solano
*Colaboração
04/12/07

Que as crianças ficam fascinadas com os óculos, isso não é novidade para ninguém. A novidade é que a idéia da moda, dessa vez caminha junto com o aval de profissionais oftalmologistas.

Se, geralmente o indicado é não oferecer maquiagem e nem roupas parecidas com as dos adultos, agora a moda é indicada pelos médicos como solução e prevenção de problemas visuais.

"O uso de óculos escuros pelas crianças é uma recomendação da Sociedade Americana de Oftalmologia porque, com essa atitude, a visão delas fica protegida contra raios ultravioletas que são prejudiciais e facilitam patologias visuais como propensão à catarata e degeneração macular", orienta e médica oftalmologista Vanessa Maria Paletta Guedes (no vídeo).

No entanto, deve-se ter cuidado com as lentes dos óculos. "Muitas mães compram óculos nas praias com vendedores ambulantes ou em camelôs porque acham bonito, mas é preciso atentar para a proteção contra os raios solares oferecida pelas lentes. O ideal é comprar óculos em óticas especializadas ou lojas cadastradas para esse tipo de produto. Caso contrário, é indicado levar os óculos sem selo de proteção UVA e UVB e colocar nessa armação uma lente com a garantia", afirma Vanessa.

foto de óculos infantil foto de óculos infantil foto de óculos infantil

A oftalmologista explica que os óculos vendidos sem a proteção adequada nas lentes oferecem o mesmo conforto que os demais. "A sensação de proteção é a mesma, mas no escuro, as pupilas se dilatam, por isso permite maior incidência dos raios solares, por isso é importante a lente que oferece proteção correta porque evita a entrada dos raios ultravioletas", esclarece.

foto de óculos infantil foto de óculos infantil foto de óculos infantil

E, depois de tomar os cuidados necessários com as lentes, é hora de pensar na armação! "Se, antes existia uma regrinha que estabelecia que os rostos quadrados mereciam óculos redondos, não há mais uma receita de bolo para isso. O ideal é que a criança venha até a loja e escolha o modelo mais confortável e que mais lhe agrada", afirma a vendedora de uma loja de óculos da cidade, Fernanda Ganimi.

foto de óculos infantil foto de óculos infantil foto de óculos infantil

Além do mais, a produtora de moda, Aline Firjam, afirma que é uma moda muito legal, onde a criança busca se parecer mais com os adultos como pais e irmãos mais velhos, mas se protege ao mesmo tempo. "O que chama a atenção para essa moda de óculos escuros infantis é exatamente a ousadia nas cores e a diversão que o produto oferece", completa.

Curiosidade: o que é radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta (UV), faz parte da luz solar. Ela é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, a exposição à essa radiação acontece sem nenhum tipo de proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento da pele e até câncer.

A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB. A radiação UVA, possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão, ela é responsável pelo foto envelhecimento, por exemplo.

A Radiação UVB já tem uma incidência bem maior durante o verão, especialmente entre 10h e 16h. Eles penetram superficialmente na pele e são os causadores das queimaduras solares.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.