Volta às aulas em grande estilo Produtos licenciados são tendência para 2009

Patrícia Rossini
*Colaboração
22/01/2009

Há menos de um mês do início do ano letivo, as papelarias da cidade comemoram a grande procura por mochilas e merendeiras. A tendência de 2009 são as marcas licenciadas, e os modelos trazem os personagens preferidos da garotada. Entre as meninas, os mais procurados são os da Barbie, com destaque especial para a linha Castelo de Diamantes. Já os meninos preferem estampas de desenho animado, como os heróis Ben 10 e Naruto. Os carros Hot Wheels também estão em alta.

Foto Fernando Sasso De acordo com o gerente de uma papelaria, Fernando Sasso (foto ao lado), no período que antecede a volta às aulas, a venda de mochilas e merendeiras dobrou em relação ao mesmo período em 2008. "Cada vez mais, os pais dão a oportunidade aos filhos de escolher o material escolar. Isso gera o aumento de vendas, porque as crianças geralmente escolhem o que acham mais bonito e, muitas vezes, são os produtos de maior valor agregado", explica.

Segundo ele, as empresas estão investindo em marcas licenciadas para aumentar o mix de produtos. "Hoje você encontra todo tipo de material customizado com os personagens da moda. Até mesmo a cola branca ou em bastão, que é um item comum na lista de material. Com isso, as empresas atendem a todos os nichos de mercado."

Foto Heloiza Pires A vendedora Heloiza Pires (foto ao lado) também acredita que a companhia dos filhos pode gerar uma despesa maior. "Quando os pais vêm sozinhos, compram o que está na lista e procuram sempre o menor preço. Com os filhos, fica difícil economizar. As crianças querem os personagens da moda, que são mais caros", afirma.

Foto Gracinda Ribeiro Entre as mochilas, os modelos mais procurados são os que têm alças e rodinhas, segundo a vendedora Gracinda Rosa Ribeiro (foto ao lado), "os pais preferem esse tipo porque os filhos podem usar de dois jeitos. Além disso, o preço não é tão alto como o da mochila com rodinhas tradicional, que é parecida com uma mala", garante.

Para os pais, um alívio: no mercado, há uma grande diversidade de modelos com os personagens preferidos da garotada. Como os preços variam de acordo com o tamanho e com o material, é possível encontrar opções da moda para todos os bolsos.

* Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.