Aprenda a fazer um fantoche para brincar de teatrinho Brinquedo prático de ser feito é usado para representar os personagens das histórias infantis. Acompanhe o passo a passo e faça o seu

*Eliza Granadeiro
Colaboração
27/1/2011
Foto de fantoche de bruxa pronto

As histórias infantis podem ficar mais divertidas quando as crianças brincam de ser um dos personagens, usando fantoches criados por elas mesmas. "Além de usarem a imaginação para o desenho, as crianças vão poder montar a história de um jeito bem diferente", explica a coordenadora da oficina infantil, Priscila Franco. A oficina faz parte da programação de férias que ocorre nesta semana na Biblioteca Municipal Murilo Mendes.

A coordenadora acredita que as oficinas servem para mexer com o imaginário da criançada, porque elas podem fazer os próprios brinquedos a partir de materiais simples. Além disso, estimulam a leitura. "O fato de as crianças estarem em um ambiente cheio de livros é muito importante para desenvolver o gosto pela leitura", afirma Priscila. Antes de montar os fantoches, histórias são lidas para as crianças. Depois de produzirem os brinquedos, a garotada pode se divertir ao encenar a história que ouviram.

Priscila afirma que, como a montagem dos fantoches é muito simples, basta as crianças terem um pouco de atenção. Os materiais necessários são: prato de papel, lápis, artigos para colorir (lápis de cor, giz de cera, canetinhas), cola, palito de churrasco, retalhos de papel e fita adesiva.

Veja os passos

O Portal ACESSA.com preparou o passo a passo para você acompanhar e montar o seu.

*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Thaísa Hosken