Novo treinador da sele??o mineira quer investir no handebol Falta de apoio e divulga??o prejudicam o crescimento do esporte

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
21/11/2006

Luciano Curi O esporte ? conhecido, apesar de pouco divulgado. Quem nunca jogou uma partida de handebol nas aulas de educa??o f?sica da escola? Se a visibilidade do esporte anda em baixa, em Juiz de Fora, Luciano Almeida Curi, o novo treinador da sele??o mineira universit?ria, espera mudar esse panorama. O jovem de 29 anos ? estudante do 7? per?odo da Faculdade de Educa??o F?sica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi convocado, recentemente, para assumir o cargo. Com a nova fun??o, ele espera contribuir para o desenvolvimento do esporte na cidade, trazendo pessoas interessadas em praticar a modalidade.

"Esperar eu n?o esperava. Me pegou de surpresa", revela Luciano com o recente convite. Os primeiros contatos come?aram a surgir nos jogos em que ele participou, organizados pela Federa??o Mineira. Como coordenador da equipe da UFJF e treinador, ele disputou diversas competi?es e os bons resultados renderam convites para trabalhar como dirigente, inicialmente, e depois como t?cnico ap?s a campanha no Campeonato Mineiro, em Divin?polis.

Com a responsabilidade maior, devido a convoca??o, ele j? come?a a planejar os melhores rumos para a sele??o. "Aqui em Minas n?o temos muitas equipes, mas temos atletas de qualidade", diz o treinador que contar? com apoio de dois auxiliares para estudarem os melhores nomes do Estado. "Por quest?es de verba n?o h? como fazer uma seletiva e as convoca?es tamb?m acabam sendo um pouco por indica?es, quem joga sempre conhece uma outra pessoa", conta Luciano que tamb?m treina as equipes de medicina da UFJF e do Ol?mpico Atl?tico Clube.

Equipe masculina j?nior de Handebol Equipe masculina j?nior
Equipe feminina da Medicina de Handebol Equipe feminina da Medicina


Esperan?a no esporte
Luciano Curi e sua equipe Para Luciano, o esporte tem atra?do cada vez mais pessoas, por?m a falta de visibilidade e patroc?nios prejudicam o crescimento do handebol. "A falta de divulga??o constante e de patroc?nios s?o alguns dos fatores que t?m prejudicado. Em Juiz de Fora, temos ?timos atletas tamb?m na nata??o, no volei e basquete, mas infelizmente os patrocinadores s? enxergam o futebol", desabafa, contando que sempre arcou com as despesas das competi?es em que participou.

Apesar desses fatores, Luciano enxerga um bom futuro no esporte, segundo ele, pessoas de 13 a 30 anos est?o come?ando a procurar o handebol e as escolinhas est?o ficando mais cheias. "? um esporte f?cil e inteligente, todos aprendem, ? uma quest?o de se adaptar". Para o treinador, Juiz de Fora, por n?o ter uma estrutura profissional, acaba perdendo bons nomes para os grandes centros. "Vou mandar um aluno para S?o Paulo para ele se profissionalizar", revela.

Para o crescimento do esporte na cidade, Luciano est? trabalhando na organiza??o de um triangular com tr?s equipes da cidade. Al?m do Ol?mpico, o ADJF e o ADNU. Os jogos est?o com datas previstas para os dias 14, 15 e 17 de dezembro, de 2006.

Sobre o futuro, o treinador planeja al?ar v?os mais altos. Com a indica??o, ele acredita que outras oportunidades v?o surgir no futuro. "Eu vejo isso como uma chance que vai me abrir muitas portas. Eu quero seguir carreira acad?mica, ser professor, trabalhar com o esporte na Universidade", finaliza Luciano que j? come?ou a convocar atletas para os jogos nacionais universit?rios que acontecem nesse ano.

*Guilherme Oliveira ? estudante do 5? per?odo de Comunica??o da Universidade Federal de Juiz de Fora