Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014, atualizada às 14h55

Férias escolares exigem atenção redobrada aos riscos com a rede elétrica

Férias escolares exigem atenção redobrada aos riscos com rede elétrica

Durante o período de férias escolares, algumas orientações devem ser adotadas por pais e responsáveis no que se trata dos riscos com a rede elétrica. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), toda brincadeira deve ser praticada de maneira segura.

Soltar pipas, por exemplo, requer cuidados especiais. Em primeiro lugar, as crianças não devem soltar papagaios em dias de tempestade, nem em locais próximos à rede elétrica. Caso a pipa fique presa nos fios de energia, não se pode tentar retirá-la, pois há riscos de choque elétrico. Ao praticar a brincadeira, não é recomendado o uso de fio metálico ou cerol, uma vez que os materiais são condutores de eletricidade, que, além de gerar desligamentos na rede, podem também causar acidentes.

Ainda no período de férias, também é comum levar as crianças para passear em fazendas, sítios ou roças. Nesses locais, caso haja pomar, é preciso ficar atento se as árvores estão próximas da rede elétrica. Se sim, é melhor que as crianças não tentem colher frutas dessas árvores, nem usar varas que alcancem os fios, pois isso pode causar choques elétricos perigosos. É preciso ressaltar que árvores plantadas nas ruas e próximas da rede só podem ser podadas pela prefeitura, bombeiros e Cemig.

Tempestades

Em dias chuvosos, é comum, por exemplo, que as rajadas de ventos e descargas atmosféricas desregulem as antenas de televisão. Nesses casos, as crianças não devem, em hipótese alguma, subir nos telhados para tentar ajustar os equipamentos, uma vez que, além do risco de queda, podem sofrer choques elétricos ou ser atingidas por raios. Em dias de tempestades, a recomendação é retirar os equipamentos elétricos das tomadas, evitando danos aos aparelhos e à segurança das pessoas. As tempestades também podem causar rompimento de fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham distantes do local. A recomendação é ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, por meio do do número 116.

O uso de celulares, tablets e notebooks, além de outros aparelhos com bateria interna recarregável está liberado em dias chuvosos, desde que não estejam plugados na tomada no momento do uso. Os equipamentos também não devem ser manuseados em lajes ou em locais abertos, a fim de evitar choques e acidentes. Quando houver necessidade de carregar esses aparelhos, não deve ser utilizada a mesma tomada para conectar todos os equipamentos, por meio do uso de Ts ou benjamins. O ideal é ligar um aparelho de cada vez.

Cuidados extras

Além disso, vale destacar, os aparelhos recarregáveis não devem ser carregados em cima de camas, sofás ou próximo a cortinas, toalhas de mesa ou qualquer outro material combustível, evitando assim, o perigo de incêndios. Também é importante lembrar que esses aparelhos não devem ser utilizados com as mãos molhadas ou em locais úmidos. O chuveiro elétrico também esconde perigos, pois as crianças devem chamar um adulto caso queiram mudar a temperatura. Para fazer a mudança, é fundamental observar se a torneira está totalmente fechada. Mesmo os adultos não podem tocar em chuveiros ligados, pois existe o risco de choques elétricos.

Com informações da Cemig

ACESSA.com - F?rias exigem aten??o redobrada aos riscos com a rede el?trica