Consumo moderado de chocolate evita quilinhos a mais

Por

Consumo moderado de chocolate evita quilinhos a maisO ideal é consumir o chocolate em substituição à sobremesa do almoço de Páscoa. Doces com frutas secas e recheados são os mais calóricos

Clecius Campos
Repórter
30/3/2010

Mesmo diante das tentações que inevitavelmente irão aparecer no almoço de Páscoa, é possível evitar o ganho de quilinhos a mais, apostando no consumo moderado do chocolate. A ingestão do alimento em grande quantidade é a grande vilã da data comemorativa, na opinião da nutricionista Elisa Grossi Mendonça. A profissional afirma que o ideal para não engordar é consumir a guloseima em substituição à sobremesa do almoço de Páscoa.

"Se for consumir o chocolate, evite comer a sobremesa. A Páscoa ocorre no final de semana, um período em que as pessoas não estão acostumadas a praticar atividades físicas. Caso não resista à tentação, coma um pouco mais só naquele dia e evite acumular o chocolate para consumir ao longo da semana."

Isso porque, segundo Elisa, para que o consumo excessivo da gordura hidrogenada existente no chocolate não gere muito ganho de calorias, é preciso retomar a rotina saudável do dia a dia. "Comer um pedacinho aqui e outro ali ao longo da semana vai causar ganho de peso, já que o corpo vai consumir mais calorias que é capaz de absorver. Beliscar o chocolate várias vezes ao dia engorda."

A alternativa para quem costuma ganhar muitos chocolates de amigos e familiares é abrir o coração e compartilhar. "Quem recebe mimos da família inteira vai ter que dividir para não ganhar peso. É bom que todo mundo come um pouco e fica satisfeito. Outra dica prática é evitar ir ao mercado o tempo todo", brinca. É preciso lembrar que bem dosado em uma dieta o chocolate pode servir como complemento à alimentação.

Chocolates com mais cacau e menos acompanhamentos

Segundo Elisa, o melhor é consumir chocolates com mais quantidade de cacau e menos gordura. Ela aconselha que sejam escolhidos aqueles ao leite. "Quem não quiser engordar deve evitar os chocolates que contém biscoitos, avelã, castanhas, crocantes, amendoins, paçocas e até frutas como o damasco. Esses acompanhamentos também costumam ser bem calóricos."

Chocolate na geladeira

Uma dica para tapear o corpo é colocar o chocolate na geladeira antes de consumi-lo. Gelado, o derretimento acontece de forma mais devagar e seu consumo acaba sendo um pouco menor. "O chocolate vai demorar um pouco mais para derreter na boca e por isso, dará a sensação de prazer por mais tempo, devido à serotonina. A saciedade também será cumprida com uma porção menor."

Dietéticos podem ser mais calóricos

Engana-se quem pensa que consumir os chocolates dietéticos pode aliviar o impacto na balança. Segundo Elisa, os doces desse tipo são isentos de algum nutriente, normalmente o açúcar, mas podem ser mais calóricos dependendo da quantidade do adoçante empregado na fórmula. "Existem adoçantes que são mais calóricos que o próprio açúcar. Além disso, para suprir a redução do nutriente é preciso acrescentar mais proteína e gordura à receita do chocolate."

Almoço liberado

Segundo Elisa, a Páscoa é um momento interessante para levar à mesa tradições como o consumo de peixes. O bacalhau, prato mais tradicional na Páscoa, é rico em proteínas, vitaminas e minerais e ainda atua como anti-inflamatório. Ele fortalece os ossos e ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico, além de contribuir para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Embora o bacalhau seja o prato mais consumido, Elisa indica também peixes de águas mais geladas como a sardinha, o arenque e a truta. "Esses pratos podem ser consumidos duas vezes na semana, pois são riquíssimos em gorduras poliinsaturadas, como o Ômega 3. Na falta de costume, a Páscoa é uma ótima data para se alimentar bem."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes