A arte de desenhar O desenho ? uma forma de a crian?a se comunicar com o mundo,
atrav?s das cores e das formas


Renata Solano
*Colabora??o
14/04/2008

Segundo o artista pl?stico e desenhista, Alberto Pinto, o desenho ? um meio de comunica??o. "Trata-se de uma forma de exteriorizar os sentimentos e de as pessoas retratarem seus pensamentos. O desenho ? uma forma primitiva de comunica??o e que, com o tempo, foi substitu?da pelas palavras", comenta.

Alberto comenta que nas escolas, muitas vezes, os educadores t?m a preocupa??o ?nica da alfabetiza??o, mas se esquecem de desenvolver o lado criativo a art?stico da crian?a. Por isso, ele afirma que n?o ensina a pessoa a desenhar, mas estimula o que j? existe dentro dela. "N?o h? desenho bonito ou feio, vemos Picasso e ? desconfigurado, mas ? valorizado tamb?m. Cada um faz da sua forma, s? ? necess?rio estimular a arte dentro das crian?as", defende.

Para fazer um desenho, a pessoa precisa apenas de papel e qualquer objeto que risque. Mas para deixar o desenho mais bonito e atraente, as crian?as gostam mesmo ? das canetas coloridas, dos l?pis de cor e do giz de cera.

Foto de Alberto desenhando Foto de ilustra??o do livro Foto de desenhos de Alberto

Para facilitar a pr?tica para seus alunos mirins, Alberto costuma fazer associa?es. "Primeiro devemos fazer o manequim, ou seja, a estrutura ou o esbo?o do que a pessoa vai desenhar. Para isso, costumamos usar linhas e figuras geom?tricas como base da figura", afirma.

Os exemplos b?sicos do artista s?o o uso de c?rculo para a cabe?a e ret?ngulo para o corpo. "Isso n?o ? definitivo, cada personagem tem um formato diferente e nem sempre as figuras geom?tricas s?o t?o perfeitas. ?s vezes, entortamos um pouco para ficar melhor no desenho final", comenta.

Alberto diz que o desenho ? uma express?o da linguagem art?stica e que ? fundamental no desenvolvimento infantil. "As crian?as j? est?o inseridas em um meio onde o desenho est? presente o tempo todo. Seja atrav?s das imagens na televis?o, dos r?tulos dos produtos, dos cartazes nas ruas ou at? mesmo das revistas. Atrav?s do desenho a crian?a desenvolve sua forma de expressar no mundo e para o mundo atrav?s de sua imagina??o usando cores, formas, tamanhos, s?mbolos, ela opina, critica e sugere", acredita.

Foto de desenho da Emilia Foto de desenho do visconde Foto de desenho do visconde

O desenhista diz que trabalhar com desenho ? muito especial e que cada um faz figuras de um jeito diferente. "N?o adianta eu ensinar uma forma de fazer, porque vamos verificar que cada um colocou o olho de um jeito, o cabelo de uma cor, a roupa de outra e isso que ? especial, a diferen?a do ser humano atrav?s de suas escolhas na hora de desenhar", descreve.

Durante uma oficina de desenho, as crian?as se surpreenderam quando descobriram que podem fazer um desenho do personagem do livro que costumam ler, como foi o caso de Monteiro Lobato. O professor explicou as t?cnicas para fazer a boneca Em?lia e o Visconde de Sabugosa.

Para fazer o Visconde, ele mostrou alguns passos b?sicos para fazer o molde. Primeiro desenha o corpo, que segundo ele, tem um formato "ov?ide", depois coloca a cartola na cabe?a do sabugo (veja o v?deo). Para dar uma carinha de milho, o desenhista ensinou como colocar os olhos, o nariz, a boca e algumas sali?ncias para dar a sensa??o de milho. Por ?ltimo o desenhista mostrou como fazer os membros, atrav?s de figuras geom?tricas como ret?ngulo e figuras circulares.

Depois de fazer o molde, a dica ? passar uma caneta hidrocor por cima dos tra?os que v?o ser utilizados no desenho e apagar com uma borracha aqueles que n?o v?o servir. Depois, cada um usa sua imagina??o e criatividade para colorir a figura.

Veja o passo-a-passo
passo para o desenho passo para o desenho passo para o desenho

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF