Sexta-feira, 23 de novembro de 2018, atualizada às 10h20

Dez personalidades de Juiz de Fora vão receber a Medalha Nelson Silva

Da redação

Na próxima quinta-feira, 29 de novembro, às 19h30, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, cinco mulheres e cinco homens, com destaque na produção, apoio e difusão de manifestações sociais e culturais da raça negra serão homenageados com a Medalha Nelson Silva, edição 2018. A homenagem será transmitida pela JFTV Câmara, canal 35 aberto.

A Resolução nº 1120 que institui a Medalha Nelson Silva é de 29 de outubro de 1999. A honraria foi criada em parceria com o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e é concedida anualmente.

O cantor e compositor Nelson Silva nasceu no dia 22 de janeiro de 1928. Mineiro de Juiz de Fora foi contador, tipógrafo e um dos maiores compositores da história do município e do país. Sambas, boleros, rumbas, mambos, valsas, toadas, batuques e até hinos religiosos fazem parte de seu acervo musical. Atento à situação do negro no Brasil, retratou a dura realidade enfrentada pela raça, através de cantos e lamentos, usando uma forma de linguagem típica do escravo.

Confira os homenageados do ano de 2017:

Amarillis do Nascimento Oliveira

Amarillis é amante do Carnaval. Desfilou por muitos anos nas escolas de samba Castelo de Ouro, Partido Alto e Ladeira. Desfila, ainda, nos blocos do Batom e Vai quem quer. É membro do coral da Amac.  E, há mais de 30 anos, é membro solista do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva.

Elísima Ignês Lopes

Formada em Piano e Educação Musical. Professora aposentada do Conservatório Haiddé França Americano e do Conservatório José Maria Xavier, de São João Del Rei. Também atuou como professora  de canto coral nas escolas Saci Pererê e Quintal Mágico, durante 20 anos.

Fernanda do Nascimento Thomaz

Professora de História da África no Departamento de História e no Programa de Pós-graduação em História da UFJF. Doutora e Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense.
Suas pesquisas estão centradas na História de Moçambique.

Josenira Monteiro de Souza

Josenira atua no desenvolvimento e incentivo da cultura com um vasto conhecimento nesta área. É graduada em Museologia pela UFBA, com especialização em Antropologia. É Museóloga na secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Luciana Aparecida de Oliveira

Servidora municipal há 20 anos, Luciana atua na área de pedagogia no Centro de Atendimento Educacional Especializado Sul desde 2006. Foi coordenadora do CAEE SUL por oito anos, local que auxilia crianças com deficiência e dificuldade de aprendizagem.

Marcus Vinicius David

Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora; professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; foi pró-reitor de Administração; pró-reitor de Finanças e Controle; diretor Financeiro e presidente do Conselho Diretor da Fadepe. Doutor em Administração; mestre em Administração.

Sebastião Fernando da Silva

Sebastião é filho de negros escravizados, oriundos da Costa dos Escravos, na África Ocidental. Cursou Letras no CEUB e Direito na UNIP. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-Goiás e, atualmente, cursa doutorando pela mesma universidade.

Reginaldo Barbosa da Silva

Reginaldo é idealizador e fundador da Lixarte – Associação de Reciclagem e Artesanato. Em 2005, desenvolveu o projeto Lixarte: do lixo a arte, aprovado pela Lei Murilo Mendes. Por mais de dez anos, desenvolveu projetos de economia solidária na incubadora da UFJF.

Sebastião Pinheiro

Natural de São João de Meriti, Sebastião reside em Juiz de Fora há mais de 70 anos. Amante da música, foi integrante da bateria da Escola de Samba Feliz Lembrança por mais de 20 anos.

Fabrício Valle

Batuqueira autodidata, afilhada de percussão do mestre Toca Ogan, da banda Nação Zumbi. Formada em Percussão Popular, mestre e doutoranda em Estudos Literários pela UFJF.

ACESSA.com - Dez personalidades de Juiz de Fora v?o receber a Medalha Nelson Silva