Lan games invadem Juiz de Fora
Lojas de jogos em rede viram mania na cidade

Ana Let?cia Sales
21/08/02

Uma nova onda de jogos ferve em Juiz de Fora. S?o os lan games, lojas onde se pode disputar em rede games de computador. S?o espa?os com cerca de 20 micros onde os usu?rios competem no mesmo jogo. Entre os jovens o sucesso foi imediato. As filas nas portas desses locais podem ser notadas, especialmente nas noites de s?bado.

As opini?es se dividem, alguns acham um perigo j? que pode virar um v?cio, em que muitas horas e dinheiro v?o por ?gua abaixo. Mas para quem joga, os lan games s?o pura curti??o e adrenalina, tudo em tempo real. As batalhas e lutas s?o super realistas com cen?rios, algumas vezes, conhecidos pelos brasileiros.

Half-life, a febre do momento
Um dos jogos mais requisitados e que predomina na maioria das lojas ? o Half-Life. No game os participantes s?o divididos entre Comando T?tico - CT (ou os mocinhos) e Terroristas (bandidos). Os Terroristas t?m a finalidade de fazer ref?ns ou explodir bombas. J? os CT devem tentar impedi-los a todo o custo. Para isso, eles usam armas de ?ltima gera??o, mas ?s vezes, uma simples faquinha pode dar a vit?ria ao jogador. O jogo se desenrola em uma s?rie de cen?rios (ou mapas) que v?o de desertos na ?frica, passando por geleiras e at? mesmo na favela da Rocinha, no Brasil.


Fernando Coelho Villela (foto ? direita), dono de um lan game, explica que em sua loja s? foi instalado o Half-Life. "O pessoal gosta muito de jogos em primeira pessoa e o Half-Life tem uma defini??o muito boa, al?m de diversos mapas de locais conhecidos, at? mesmo o Brasil", conta.



Quando foi lan?ado em 1998, o Half-Life recebeu muitos pr?mios, incluindo alguns de jogo do ano. A hist?ria e a tecnologia eram inovadoras em jogos de tiro. ? um dos games mais populares tamb?m na internet, com suas expans?es Team Fortress Classic e Counter-Strike (mais usado nos lan games).

Tecnologia Lan
Para montar um lan game ? preciso, al?m de um bom investimento, conhecimentos avan?ados na ?rea de inform?tica. Fernando Villela explica que para montar uma loja ? necess?rio escolher os melhores equipamentos, j? que as m?quinas ficam muitas horas ligadas. "Quando treinamos para campeonatos de madrugada, ou bem cedo pela manh?, as computadores chegam a ficar ligados 48 horas direto", diz.

Um dos pr?-requisitos ? adquirir gabinetes com uma boa refrigera??o, j? que h? um superaquecimento das torres. O mouse tamb?m ? outro ponto fundamental. "N?s n?o utilizamos o mouse com bolinha, mas sim o mouse ?ptico com um sensor que funciona como um radar. Sem a bolinha o mouse ? mais r?pido e n?o suja tanto", afirma. O monitor precisa ter tela de 17 polegadas e 100% plana, j? que a defini??o de imagens do jogo exige isso.

Para quem quer jogar o Half-Life em casa, Fernando explica que a configura??o ideal ? um Pentium III, 1Gb para cima, 256 Mb de mem?ria, placa de v?deo 32 MB AGP off board. Mas, de acordo com o site do game half-life.sierra.com, a configura??o m?nima ? Windows 95, 98 ou NT 4.0, Pentium 133 com 24 MB de RAM e placa de v?deo que suporte 640x480 SVGA high color.

Disputas e cl?s
Se voc? se animou a freq?entar um lan game, se prepare para muitas disputas. O mais comum ? ouvir um jogador chamando outro para um "xis um", que significa um contra um (1 x 1). Assim eles v?o para um mapa separado e se digladiam sozinhos. Fora isso, acontecem muitos torneios entre os cl?s, que em alguns casos s?o patrocinados pelas lojas.

Jonathan Luiz Nascif Rufo, de 16 anos, faz parte do cl? da Extrategy. Ele explica que a primeira vez que jogou o Half-Life n?o gostou muito. "Quando joguei pela segunda vez comecei a gostar e agora jogo sempre", diz. Para integrar esse time, os donos da loja, ou at? mesmo os participantes, convidam os melhores jogadores. Assim eles passam dias treinando para os campeonatos com outras lojas.

Participe da nossa enquete:

Voc? acha que os lan games s?o uma forma de entretenimento ou um perigoso v?cio para os jovens?
      S?o entretenimento
      S?o um v?cio
   
ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.