• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Lan games invadem Juiz de Fora
    Lojas de jogos em rede viram mania na cidade

    Ana Letícia Sales
    21/08/02

    Uma nova onda de jogos ferve em Juiz de Fora. São os lan games, lojas onde se pode disputar em rede games de computador. São espaços com cerca de 20 micros onde os usuários competem no mesmo jogo. Entre os jovens o sucesso foi imediato. As filas nas portas desses locais podem ser notadas, especialmente nas noites de sábado.

    As opiniões se dividem, alguns acham um perigo já que pode virar um vício, em que muitas horas e dinheiro vão por água abaixo. Mas para quem joga, os lan games são pura curtição e adrenalina, tudo em tempo real. As batalhas e lutas são super realistas com cenários, algumas vezes, conhecidos pelos brasileiros.

    Half-life, a febre do momento
    Um dos jogos mais requisitados e que predomina na maioria das lojas é o Half-Life. No game os participantes são divididos entre Comando Tático - CT (ou os mocinhos) e Terroristas (bandidos). Os Terroristas têm a finalidade de fazer reféns ou explodir bombas. Já os CT devem tentar impedi-los a todo o custo. Para isso, eles usam armas de última geração, mas às vezes, uma simples faquinha pode dar a vitória ao jogador. O jogo se desenrola em uma série de cenários (ou mapas) que vão de desertos na África, passando por geleiras e até mesmo na favela da Rocinha, no Brasil.


    Fernando Coelho Villela (foto à direita), dono de um lan game, explica que em sua loja só foi instalado o Half-Life. "O pessoal gosta muito de jogos em primeira pessoa e o Half-Life tem uma definição muito boa, além de diversos mapas de locais conhecidos, até mesmo o Brasil", conta.



    Quando foi lançado em 1998, o Half-Life recebeu muitos prêmios, incluindo alguns de jogo do ano. A história e a tecnologia eram inovadoras em jogos de tiro. É um dos games mais populares também na internet, com suas expansões Team Fortress Classic e Counter-Strike (mais usado nos lan games).

    Tecnologia Lan
    Para montar um lan game é preciso, além de um bom investimento, conhecimentos avançados na área de informática. Fernando Villela explica que para montar uma loja é necessário escolher os melhores equipamentos, já que as máquinas ficam muitas horas ligadas. "Quando treinamos para campeonatos de madrugada, ou bem cedo pela manhã, as computadores chegam a ficar ligados 48 horas direto", diz.

    Um dos pré-requisitos é adquirir gabinetes com uma boa refrigeração, já que há um superaquecimento das torres. O mouse também é outro ponto fundamental. "Nós não utilizamos o mouse com bolinha, mas sim o mouse óptico com um sensor que funciona como um radar. Sem a bolinha o mouse é mais rápido e não suja tanto", afirma. O monitor precisa ter tela de 17 polegadas e 100% plana, já que a definição de imagens do jogo exige isso.

    Para quem quer jogar o Half-Life em casa, Fernando explica que a configuração ideal é um Pentium III, 1Gb para cima, 256 Mb de memória, placa de vídeo 32 MB AGP off board. Mas, de acordo com o site do game half-life.sierra.com, a configuração mínima é Windows 95, 98 ou NT 4.0, Pentium 133 com 24 MB de RAM e placa de vídeo que suporte 640x480 SVGA high color.

    Disputas e clãs
    Se você se animou a freqüentar um lan game, se prepare para muitas disputas. O mais comum é ouvir um jogador chamando outro para um "xis um", que significa um contra um (1 x 1). Assim eles vão para um mapa separado e se digladiam sozinhos. Fora isso, acontecem muitos torneios entre os clãs, que em alguns casos são patrocinados pelas lojas.

    Jonathan Luiz Nascif Rufo, de 16 anos, faz parte do clã da Extrategy. Ele explica que a primeira vez que jogou o Half-Life não gostou muito. "Quando joguei pela segunda vez comecei a gostar e agora jogo sempre", diz. Para integrar esse time, os donos da loja, ou até mesmo os participantes, convidam os melhores jogadores. Assim eles passam dias treinando para os campeonatos com outras lojas.

    Participe da nossa enquete:

    Você acha que os lan games são uma forma de entretenimento ou um perigoso vício para os jovens?
        São entretenimento
        São um vício
       
    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.