• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Atendimento do INSS via internet Agilidade, tecnologia e comodidade para os beneficiários

    Sílvia Zoche
    Repórter
    10/08/2006
    Assista ao vídeo em que o gerente executivo do INSS, regional Juiz de Fora, Paulo Eduardo Cirino, fala sobre a importância da comunicação. No ícone "Texto" veja alguns serviços que podem ser realizados via internet

    Veja! Veja!

    Inclusão, acessibilidade das informações e do atendimento em todos os níveis sociais. Este é um dos fatores que fez a Previdência Social investir em tecnologia. Pelo site, há diversas possibilidades em agendamento de serviços, sem necessidade de ir até a uma das agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Pela internet, é possível requerer auxílio-doença, salário-maternidade e prorrogação de benefícios, por exemplo. Isso ajuda a evitar a velha imagem que ainda acontece em algumas cidades do país: a fila.

    Em Juiz de Fora, segundo o gerente executivo do INSS regional, Paulo Eduardo Cirino (foto abaixo), é visível a queda no número de pessoas no atendimento presencial, atualmente. "Graças ao atendimento pela internet; via telefone, pelo 135; e também pelo 0800", afirma. Mas, há cerca de um ano e meio, a situação era outra. Houve até um debate acirrado sobre as filas, na Câmara Municipal de JF. Depois de muita conversa, Cirino diz que os vereadores entenderam que um dos motivos das filas era causado pelo método de trabalho que se praticava anteriormente, o que gerava o congestionamento na hora de atender os beneficiários.

    Hoje, o requerimento de auxílio-doença acontece quase 100% pela internet e pelo 135 e a fila tornou-se virtual. "A orientação é que a fila virtual não passe de 15 dias. Quando chega próximo do limite, é feita convocação de funcionários de agências que estão desafogadas para auxiliar no serviço", explica Cirino. São mais de 40 serviços acessíveis pelo site.

    Ao usar os serviços via internet, a orientação é que as pessoas preencham o cadastro de forma correta para que não haja trabalho dobrado depois. A forma de acessar o serviços é simples. No sítio da Previdência Social, o segurado pode ir ao link Solicite seu benefício e solicitar três benefícios pela internet. Cirino destaca que as informações que precisam ser preenchidas no site são dados simples, totalmente sem vínculo com informações bancárias, como senhas, por exemplo.

    Para se ter uma idéia da agilidade que a internet proporciona no atendimento, Cirino diz que uma pessoa que antes ficava seis meses esperando para se aposentar, consegue resolver tudo em hora quando solicita o serviço pela internet. Mas o público em geral do INSS, como mesmo diz Cirino, "são pessoas simples", nem sempre com acesso à internet, muitas de comunidades rurais. "A nossa meta, logo no início da implantação do sítio da Previdência [nesta época, ele estava em Brasília], era utilizar o programa do MEC de acesso à internet nas escolas públicas, para que os filhos orientassem os pais".

    Mas para expandir o acesso à internet, existe o Programa de Educação Previdenciário. O programa foi criado em fevereiro de 2000 em todo Brasil, com o objetivo de explicar sobre os benefícios, direitos e deveres do trabalhador, através de palestras, parcerias com sindicatos em âmbitos regionais e locais, empresas do setor privado, faculdades.

    As palestras continuam, mas também orientando as empresas a ensinarem seus funcionários agendarem o atendimento pela internet. "Para aqueles que não têm acesso à internet,como nas comunidades rurais, há um profissional de uma agência mais próxima que anota em uma ficha os dados cadastrais necessários e depois jogam as informações pelo sistema online. O que agiliza muito o trabalho", ressalta a coordenadora regional do Programa, Heloisa Maria Correa de Oliveira (foto acima, à esquerda).

    Implantação de tecnologia
    Dentro do programa de melhoria do atendimento, portaria ministerial 4508, de 1998, criou-se uma coordenação de estudos e projetos, que dividiu o atendimento em dimensões, como explica Cirino.

    "O foco era melhorar o atendimento nas APSs e investir em tecnologia. Com a evolução e necessidade de adequar a própria clientela, a Diretoria de Atendimento passou a estimular o uso da tecnologia em âmbito nacional, o que traz comodidade, agilidade e segurança aos usuários".

    Cirino enfatiza a questão da segurança pelo fato de, muitas vezes, existirem intermediários nas filas da Agências da Previdência Social (APS) que cobram taxas ilegais por serviços gratuitos e também fraudam os benefícios. "A Previdência Social, através da presidência do INSS, investe permanentemente em tecnologia", frisa.

    O investimento em comunicação, segundo o gerente regional, diminuiu o percentual dos problemas existentes nos métodos de trabalho executado. "O investimento na comunicação, tanto externa quanto internamente, é importante. A imagem da instituição melhorou na região, o que atraiu beneficiários de outros municípios [da abrangência]. É um desafio novo. Estimula, motiva".

    Alguns serviços
  • Atualização de endereço
  • Requerimento de auxílio-doença
  • Requerimento de salário-maternidade
  • Pedido de reconsideração de processo
  • Pensão por morte precedida de benefício
  • Prorrogação de benefício
  • Andamento de processos de concessão inicial
  • Revisão de benefícios, de deciões de Câmaras e Juntas de Recursos da Previdência
  • Simulação de cálculo da aposentadoria
  • Requerimento de certidões de tempo de contribuição
  • Emissão de extrato de pagamento de benefício e Imposto de Renda
  • Inscrição na Previdência e cálculo do valor de contribuição
  • Censo Previdenciário
  • Calendário de pagamento
  • O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.