• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Literatura na rede A internet proporciona uma forma rápida para
    divulgar textos sobre literatura

    Priscila Magalhães
    Repórter
    05/09/2007

    Divulgar e compartilhar conhecimento, informações, dicas e opiniões. Estas são algumas das funções e das facilidades proporcionadas pela internet.

    Diante de um computador, escritores do mundo inteiro produzem textos e disponibilizam suas idéias para todos os cantos do planeta através dos blogs, das comunidades, dos grupos de discussões dos sites de relacionamento.

    Textos de autores desconhecidos e também daqueles reconhecidos pelos amantes da literatura podem ser encontrados na rede.

    O professor do departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernando Fabio Fiorese Furtado, produz textos para a internet há quase 15 anos. Ele diz que a vantagem da internet é a possibilidade de divulgação rápida. "A pessoa que produziu um texto e tem necessidade de divulgá-lo rapidamente vai encontrar isso na internet".

    Foto ddo Fiorese Fiorese acrescentou ainda que o meio contribui para aumentar a circulação de poesias entre as pessoas. "A net é uma vitrine excelente, já que não temos muitas revistas, suplementos e jornais sobre literatura na imprensa. Enquanto isso, temos muitos sites especializados em literatura contemporânea, por exemplo".

    Fiorese acrescenta que muitos autores começam o trabalho através da publicação na internet e depois vem a publicação de um livro. Mas ele alerta que existe de tudo na rede, coisas excelentes e outras nem tanto.

    O professor diz ainda que a perspectiva é de crescimento do número de textos publicados na internet. "Acho que a rede é um domínio infinito. Vai aumentar ainda mais, pois não tem limites".

    Carolina Lima é jornalista e alimenta diariamente seu blog, onde posta textos de sua própria autoria, sobre literatura. O blog existe desde outubro de 2006 e, de acordo com ela, é como uma salada. "Leio muito e pego idéias de outros autores para compor meus textos. A essas idéias, misturo as minhas".

    Foto da Carolina O blog de Carolina é voltado para o público jovem e que conhece literatura. "A internet é um campo excelente para pessoas jovens. Eles se mobilizam através deste meio e disponibilizar literatura faz com que muitos sem interesse pelo assunto sejam atingidos. É uma forma de divulgar literatura".

    Mas a jornalista cita a questão dos direitos autorais como um problema da internet. "A disseminação do conhecimento nos faz conviver com este problema. Textos circulam com nomes de autores que não são os verdadeiros. Porém não acho certo barrar o conhecimento, pois assim estaríamos limitando o poder de alcance da internet".

    Leitora assídua

    A jornalista Jória Scolforo não atualiza um blog sobre literatura, mas é apaixonada pelo assunto. Ela freqüenta comunidades virtuais, está sempre lendo os blogs e sites. "Acho excelente encontrar literatura na internet. As pessoas que não têm acesso acabam descobrindo e gostando".

    Sobre a questão da autoria, ela diz que já cometeu um erro: publicou um texto em seu blog pessoal como sendo de Mário Quintana, mas depois descobriu que não era. "As pessoas colocam textos como se fossem dele e isso circula na net. Quando descobri que o texto não era do poeta, tirei o nome dele e coloquei como autor desconhecido. Na internet, a autoria se perde", opina. (Veja o vídeo)

    Enquete
    Você se interessa por blogs de literatura?
        Sim
        Não
       

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.