Na onda dos blogs
Di?rios virtuais viram mania na Web

Ludmila Gusman
22/02/02

Se antes os di?rios eram trancados a sete chaves, hoje eles est?o dispon?veis para todo mundo ler. A mudan?a ? resultado do mundo dos blogs, os di?rios virtuais. O recurso dispon?vel na Web foi criado, em agosto de 1999 pelo norte-americano Evan Williams. A partir da?, o servi?o gratuito tornou-se um fen?meno na internet e contabiliza, atualmente, milh?es de usu?rios.

Nos blogs est?o relatos cotidianos ou temas que os blogueiros (aqueles que escrevem nos blogs) gostar?am de discutir com outros internautas. O recurso vem ganhando propor?es que seus precursores jamais poderiam imaginar. Al?m de se transformar em febre entre os internautas, o blog ? capaz de facilitar a comunica??o entre amigos e permitir novas amizades.

Al?m disso, os di?rios virtuais servem como ?timas ferramentas para divulgar projetos profissionais. Existem blogs de todos os tipos. Eles se classificam em individual e comunit?rio e s?o parecidos com uma home page. As op?es incluem desde di?rios que se prop?em a contar a vida pessoal at? oportunidades para divulgar receitas, assuntos variados como futebol, m?sica, literatura, humor, poemas, trajet?rias... qualquer coisa.

Exemplos de quem utiliza
A auxiliar administrativa, Fernanda Cristina Silva, utiliza o blog h? tr?s meses e optou pelos dois tipos. No blog pessoal (http://www.nanda.blig.com.br), ela marca encontros com os amigos e conta um pouco sobre a sua vida, do que mais gosta, dos seus sonhos... J? no comunit?rio (http://www.macaca.blig.com.br) ela dicute assuntos com os internautas sobre a rela??o homem e mulher. Trata-se da reuni?o de Mulheres Associadas Carentes de Cantadas (MACACA). Neste ?ltimo, Fernanda diz que o objetivo foi atingido e ela recebeu in?meras cantadas at? umas que a deixaram bastante chateada. "Teve um dos coment?rios que me incomodou. Recebi um e-mail dizendo que eu pare?o ser a "patricinha". E eu passo muito longe disso".

Os blogs possibilitam muito mais que expor sentimentos e contar hist?rias do cotidiano. A criatividade anda solta pela internet. Para se ter uma id?ia, quando voc? digita em um site de busca a palavra "blog" o resultado ? surpreendente. Na lista voc? encontra os mais variados tipos de di?rios virtuais, uns s?o at? muito engra?ados.

Num deles, o seu criador resolveu expor quais s?o os dias em que ele come, ou n?o, p?o com manteiga na chapa (http://paocommanteiga.blogspot.com). Rafael Capanema relata at? a hora em que o fato aconteceu, onde comprou o p?o e a sua avalia??o sobre o alimento e a padaria em que o p?o foi comprado.

Outros blogs s?o solid?rios (http://joao-gato.blig.ig.com.br) como ? o caso da Maria L?cia, dona do gatinho Jo?o. Ela criou o blog para ajudar o gato que precisava de tratamentos. "Quando eu o adotei estava desempregada. Muitas pessoas me ajudaram no tratamento e eu achei prudente estar sempre mantendo essas pessoas informadas sobre o tratamento. Com o tempo, descobri que esse blog tamb?m poderia ser util para que outros animais deficientes pudessem ter a mesma oportunidade", explica L?cia.

Voc? ainda pode encontrar blogs com poemas e informa?es ut?is como ? o caso do blog do designer Marcos Zamorim (http://zamorim.eti.br). Al?m de dispor um album digital com fotos da fam?lia, ele tamb?m escreve not?cias sobre esporte e coloca os seus trabalhos dispon?veis na internet.

Caracter?sticas dos di?rios virtuais

  • S?o organizados no dia em que s?o postados. Isso os torna semelhantes a uma agenda ou di?rio pessoal e possibilita mais dinamismo ao recurso.

  • Os blogueiros necessitam publicar suas id?ias no momento em que a situa??o ocorre. Por esse motivo, as informa?es s?o divulgadas em tempo real e recheadas de refer?ncias a outros sites e mat?rias da Web. A velocidade interativa ? muito maior do que a dos sites, j? que os blogs s?o atualizados com freq??ncia.

  • A facilidade de constru??o tamb?m atrai muita gente. Na internet h? v?rios sites que ensinam como fazer e j? sair publicando - o resto ? o conte?do a ser administrado, que fica por conta de quem vai escrever.Por causa da facilidade de uso e da agilidade nos mecanismos de publica??o, os autores-escritores dos blogs atuam tamb?m como editores e publicadores, n?o havendo intermedi?rios na edi??o do conte?do.

  • S?o escritos em primeira pessoa e n?o temem o pecado da subjetividade. Fazem da subjetividade a sua grande bandeira.

  • A id?ia ? original devido ? pr?pria caracter?stica dos di?rios convencionais. S?o autorais e individuais. Mas nada impede que sejam di?rios coletivos. H? v?rios blogs assinados coletivamente, organizados por grupos de amigos, parentes ou profissionais que comungam das mesmas id?ias, conservando o car?ter autoral da publica??o.

Como fa?o para ter o meu blog?
Basicamente, quem quiser criar o seu blog precisa ir ao endere?o, em que o servi?o est? dispon?vel e se cadastrar. Criar e editar um blog usando estas ferramentas n?o requer conhecimentos de HTML, mas quem quer ter um di?rio online mais sofisticado precisa entender de webdesign. Para criar o seu blog basta selecionar um modelo entre os dispon?veis, nos sites, e seguir passo-a-passo as indica?es.

Onde encontrar

http://www.weblogger.com.br

http://blogueiros.blogspot.com

http://www.blogger.com.br

http://www.weblogs. com