Aparelho GPS
Empresa vende aparelhos GPS, com precis?o de 5mm, para v?rias cidades do pa?s. Somente JF n?o adquiriu o equipamento

S?lvia Zoche
27/07/04

O diretor de uma empresa de GPS, Marcos Stenner, fala o que um cliente que deseja adquirir um desses aparelhos deve fazer. Clique e ou?a!

Ou?a!

Foto ilustrativa GPS significa Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global. Mas, em bom portugu?s, o que ? GPS? ? uma tecnologia em que uma pessoa pode se localizar em qualquer parte da Terra. Consiste no uso de sat?lites em ?rbita pelo planeta para refletir ondas emitidas por pequenos aparelhos, que podem estar na palma da sua m?o ou no painel de carros, barcos e aeronaves.

Um exemplo s?o ve?culos de algumas empresas que t?m um adesivo com o aviso "Ve?culo monitorado via sat?lite". Se, por acaso, este ve?culo for roubado, ? poss?vel saber qual a trajet?ria dele e, ao mesmo tempo, pegar o infrator. Os participantes de Rally, como o Rally dos Sert?es (leia a mat?ria), tamb?m usam aparelhos GPS para sua localiza??o e seguran?a.

Al?m disso, ? poss?vel fazer o levantamento topogr?fico (configura??o do relevo de um terreno com a posi??o de seus acidentes naturais ou artificiais) de um terreno.

Tecnologia em Juiz de Fora
Ana Paula Sechi e Marcos Stenner

Uma empresa que fabrica aparelhos GPS foi montada em Juiz de Fora, em 2001. O diretor da empresa, Marcos Stenner (foto ao lado), tinha uma empresa de topografia e era usu?rio da tecnologia de GPS. Resolveu, ent?o, montar um neg?cio pr?prio em que fabricasse aparelhos t?o bons quanto os importados e de menor custo.

No Brasil, eles possuem clientes em v?rios estados, inclusive em Minas Gerais, exceto na cidade de Juiz de Fora. Stenner explica que o aparelho ? muito usado por pessoas que pretendem fazer levantamento do territ?rio de fazendas e grandes lotes, por exemplo, e esta n?o ? uma realidade de Juiz de Fora.

Divulga??o O aparelho mais solicitado pelos interessados, segundo Stenner, ? o GPS p?s-processado ou GPS Geod?sico, usados para levantamentos geod?sicos. Com a evolu??o da topografia, alguns profissinais consideram o GPS a melhor e mais eficaz ferramenta de aux?lio aos trabalhos de representa??o do terreno.


Os levantamentos geod?sicos compreendem o conjunto de atividades dirigidas para as medi?es e observa?es que se destinam ? determina??o da forma e dimens?es do nosso planeta (ge?ide e elips?ide). ? a base para o estabelecimento do referencial f?sico e geom?trico necess?rio ao posicionamento dos elementos que comp?em a paisagem territorial.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE)


Em Juiz de Fora, um dos aparelhos de GPS desenvolvido pela empresa de Stenner foi o GTR-A. Segundo a gerente administrativa da empresa, Ana Paula Sechi, (foto acima, ao lado de Stenner), a precis?o deste aparelho ? maior que de outros. O GPS usado em caminh?es tem precis?o de cinco metros. Usando-se os mesmos sat?lites, o GTR-A tem 5mm de precis?o. Mas Stenner lembra que a tecnologia do aparelho ? deles, mas a id?ia de GPS n?o. Existem infinitas empresas que fazem este equipamento tamb?m, mas Stenner acredita que, no Brasil, somente a empresa dele fabrica esta tecnologia com tanta precis?o.

Quem deseja adquirir o GTR-A, precisa comprar um par de aparelhos, que pode ser dois aparelhos de marcas diferentes e um computador para processar os dados colhidos em campo.

Em breve, a empresa vai lan?ar o GPS sem fio, no 9? Show Internacional de Geotecnologias, em S?o Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, no Pavilh?o de exposi?es do Anhembi. Para 2005, pretendem exportar os aparelhos, mas primeiro querem estabilizar o produto em ?mbito nacional, para depois negociar com o Mercosul.

Leia mais:

  • Como surgiu o GPS e como e quais as especifica?es do GRT-A