• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Aparelho GPS
    Empresa vende aparelhos GPS, com precisão de 5mm, para várias cidades do país. Somente JF não adquiriu o equipamento

    Sílvia Zoche
    27/07/04

    O diretor de uma empresa de GPS, Marcos Stenner, fala o que um cliente que deseja adquirir um desses aparelhos deve fazer. Clique e ouça!

    Ouça!

    Foto ilustrativa GPS significa Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global. Mas, em bom português, o que é GPS? É uma tecnologia em que uma pessoa pode se localizar em qualquer parte da Terra. Consiste no uso de satélites em órbita pelo planeta para refletir ondas emitidas por pequenos aparelhos, que podem estar na palma da sua mão ou no painel de carros, barcos e aeronaves.

    Um exemplo são veículos de algumas empresas que têm um adesivo com o aviso "Veículo monitorado via satélite". Se, por acaso, este veículo for roubado, é possível saber qual a trajetória dele e, ao mesmo tempo, pegar o infrator. Os participantes de Rally, como o Rally dos Sertões (leia a matéria), também usam aparelhos GPS para sua localização e segurança.

    Além disso, é possível fazer o levantamento topográfico (configuração do relevo de um terreno com a posição de seus acidentes naturais ou artificiais) de um terreno.

    Tecnologia em Juiz de Fora
    Ana Paula Sechi e Marcos Stenner

    Uma empresa que fabrica aparelhos GPS foi montada em Juiz de Fora, em 2001. O diretor da empresa, Marcos Stenner (foto ao lado), tinha uma empresa de topografia e era usuário da tecnologia de GPS. Resolveu, então, montar um negócio próprio em que fabricasse aparelhos tão bons quanto os importados e de menor custo.

    No Brasil, eles possuem clientes em vários estados, inclusive em Minas Gerais, exceto na cidade de Juiz de Fora. Stenner explica que o aparelho é muito usado por pessoas que pretendem fazer levantamento do território de fazendas e grandes lotes, por exemplo, e esta não é uma realidade de Juiz de Fora.

    Divulgação O aparelho mais solicitado pelos interessados, segundo Stenner, é o GPS pós-processado ou GPS Geodésico, usados para levantamentos geodésicos. Com a evolução da topografia, alguns profissinais consideram o GPS a melhor e mais eficaz ferramenta de auxílio aos trabalhos de representação do terreno.


    Os levantamentos geodésicos compreendem o conjunto de atividades dirigidas para as medições e observações que se destinam à determinação da forma e dimensões do nosso planeta (geóide e elipsóide). É a base para o estabelecimento do referencial físico e geométrico necessário ao posicionamento dos elementos que compõem a paisagem territorial.

    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


    Em Juiz de Fora, um dos aparelhos de GPS desenvolvido pela empresa de Stenner foi o GTR-A. Segundo a gerente administrativa da empresa, Ana Paula Sechi, (foto acima, ao lado de Stenner), a precisão deste aparelho é maior que de outros. O GPS usado em caminhões tem precisão de cinco metros. Usando-se os mesmos satélites, o GTR-A tem 5mm de precisão. Mas Stenner lembra que a tecnologia do aparelho é deles, mas a idéia de GPS não. Existem infinitas empresas que fazem este equipamento também, mas Stenner acredita que, no Brasil, somente a empresa dele fabrica esta tecnologia com tanta precisão.

    Quem deseja adquirir o GTR-A, precisa comprar um par de aparelhos, que pode ser dois aparelhos de marcas diferentes e um computador para processar os dados colhidos em campo.

    Em breve, a empresa vai lançar o GPS sem fio, no 9º Show Internacional de Geotecnologias, em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, no Pavilhão de exposições do Anhembi. Para 2005, pretendem exportar os aparelhos, mas primeiro querem estabilizar o produto em âmbito nacional, para depois negociar com o Mercosul.

    Leia mais:

  • Como surgiu o GPS e como e quais as especificações do GRT-A

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.