• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Robótica
    Apesar de estar presente em nosso dia-a-dia, muitas vezes, ainda não nos damos conta disso. Hoje em dia, tudo gira em torno da Robótica

    Djenane Pimentel
    20/10/04

    André Marcato fala sobre a importância do evento para alunos e Universidade. Ouça também sua opinião sobre a Robótica cada vez mais presente em nossas vidas

    Ouça! Ouça!

    ilustração Futebol de robôs. Pode parecer estranho para você, mas é a pura realidade. A Faculdade de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está realizando a I Olimpíada de Robôs.

    Segundo o professor e um dos coordenadores do projeto, André Luis Marques Marcato (foto abaixo), muitas outras universidades do Brasil e exterior costumam realizar este tipo de evento e daí, a idéia surgiu. "É muito interessante, pois motiva o aluno a desenvolver técnicas hoje, através de uma brincadeira, onde ele vai aprender e poder utilizar, um dia, na indústria, em hospitais, solucionando problemas concretos", destaca.

    André Luis Marques Marcato Apesar de a Robótica estar bastante presente em nosso dia-a-dia, muitas vezes ainda não nos damos conta disso. Mas, o mundo, em constante evolução, nos surpreende de uma hora para outra. "Quando é que poderíamos imaginar, até bem pouco tempo atrás, que estaríamos com um mini telefone à mão, falando com os outros, pelas ruas afora?", ressalta o professor.

    Ele acredita que, em breve, o homem vai poder usufruir de algumas regalias incríveis, como robôs realizando as atividades de casa. "Hoje em dia, tudo gira em torno da Robótica, basta prestar atenção. Um carro é totalmente confeccionado por robôs. E, como a tendência do ser humano é criar coisas para, cada vez mais, facilitar a sua vida, é possível que em pouco tempo isso venha a acontecer sim", ressalta.

    Como será a Olimpíada na UFJF
    A Olimpíada constitui-se basicamente de um campeonato de futebol entre os robôs, que foram construídos pelos alunos das equipes participantes. Seis equipes estão cadastradas para o evento e cada uma construiu dois robôs.

    Jogando com uma bolinha de golfe, em um campo especial, os "atletas" terão 15 minutos para mostrar seu potencial. As partidas são eliminatórias e, como no futebol tradicional, o robô melhor confeccionado será premiado.

    Uma das equipes que vai participar do
Evento, com o robô construído por eles A preparação dos alunos para este evento, segundo Marcato, está sendo feita desde o início do ano, onde foram realizadas, inclusive, aulas específicas sobre a criação de robôs. "A área da Robótica é muito nova para o nosso curso de Engenharia Elétrica, na UFJF, mas extremamente importante. Estamos trazendo professores de instituições reconhecidas nesta área: USP, Universidade do Paraná, UFMG, Escola de Engenharia de Itajubá, e também teremos palestras voltadas para o assunto "Automação e Robótica", avisa.

    Dentro do evento também serão realizados dois minicursos, sobre Conversores e Microcontroladores PIC - componente eletrônico importante na confecção dos robôs, voltado para aplicações industriais e que consegue controlar a operação de vários sistemas.

    ilustração Usando uma atividade mais descontraída, como o futebol, a Olimpíada pretende ampliar a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de eletrônica, robótica e automação. "Este é um evento de muita importância, devido a vários fatores, mas, o maior deles é, sem dúvida, divulgar para a comunidade a potencialidade da Engenharia Elétrica e como ela interage com as outras áreas", lembra Marcato.

    Segundo o professor, a intenção é criar, futuramente, essa linha de pesquisa na Universidade Federal, onde o formando do curso poderá interagir com diversos outros ramos de atividades, como a física, medicina e biologia. "Temos muitos exemplos, como o sistema de irrigação de plantas, na biologia; as operações já realizadas à distância, na medicina... Em tudo isso, a Robótica está incluída", informa.

    Clique no link abaixo e veja as últimas notícias no mundo da Robótica:
    www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/robotica.php

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.