Softwares facilitam os profissionais
Em JF existem empresas que fabricam software para médicos, dentistas e arquitetos. Mas professores, bancários, mecânicos... também possuem programas específicos para sua área

Djenane Pimentel
26/01/05

foto ilustração Nos últimos anos vimos avançar uma onda de inovações na área informática. O computador utilizando os mais avançados meios de comunicação e ocupando um espaço acentuado nas diversas áreas do conhecimento: engenharia, medicina, pedagogia, psicologia, enfim, tanto nas ciências exatas quanto nas biológicas e humanas. E, se você ainda está por fora destas inovações, cabe perguntar: em que mundo você vive? Porque não se informatizar, atualmente, significa estar fora do jogo.

É verdade que alguns negócios exigem mais da tecnologia do que outros. O certo é que, ao investir em tecnologia, se pode sempre reduzir custos, melhorar processos e atender melhor o consumidor.

Ao nosso dispor
foto ilustração Em Juiz de Fora, existem algumas empresas que desenvolvem softwares* direcionados para áreas específicas. Entre eles, programas para médicos, como o Hi Doctor, e dentistas - o Odonto Office.

O objetivo é aumentar a produtividade destes profissionais facilitando o atendimento e rotina administrativa, como nas clínicas e centros médicos. Os softwares possuem recursos que atendem ao funcionamento de clínicas e consultórios com grande movimento, integrando o trabalho dos diversos profissionais envolvidos nos processos de agendamento, atendimento clínico, finanças e administração.

Entre os benefícios conquistados com o programa, pode-se citar a agilização do processo de marcação de consultas, cadastramento de pacientes e gerenciamento da sala de espera. Além disso, o profissional pode armazenar fichas no computador, com todos os dados do paciente, tendo assim um cadastro organizado e de fácil acesso, na hora da consulta.

Inédito e desenvolvido em JF
Outro programa também desenvolvido em Juiz de Fora e utilizado tanto no Brasil como em outros países de língua portuguesa e hispânica é o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE - primeiro e único software de paisagismo no país que permite arquitetos, engenheiros e paisagistas criarem seu próprio projeto, de forma rápida e completa, na tela do computador.

O AutoLANDSCAPE aplica a vegetação nos projetos paisagísticos, com suporte botânico e refinada apresentação gráfica, além de gerar o orçamento do projeto. Como os custos podem ser calculados em qualquer instante, podem ser feitas alterações para adaptar o projeto aos recursos financeiros disponíveis.


Clique na imagem e verá a planta desenvolvida no Autolandscape e o projeto executado
Atualmente, diversas empresas já utilizam estes softwares paisagísticos, entre elas, o Senac/SP, a Universidade Estadual de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as prefeituras de Salvador, Recife e Blumenau. Mas, não há nenhum profissional em Juiz de Fora, cidade que sedia a empresa, que utilize o programa, ainda.

Para o arquiteto Guilherme Motta, as principais vantagens do software são a rapidez e a qualidade com que os projetos são feitos. "Com o AutoLANDSCAPE, o paisagista leva um terço do tempo que levaria para fazer o mesmo trabalho da forma convencional. E com o auxílio do PhotoLANDSCAPE ainda é possível visualizar como o projeto vai ficar."

Programas do Futuro
foto ilustração Outros Softwares bastante usados pelos arquitetos e engenheiros em geral são o AutoCAD e o 3D Studio Max. O primeiro desenvolve a parte técnica dos projetos, como desenhos, plantas e fachadas. Já o segundo gera animações e marquetes virtuais. No 3D Studio Max também é realizado o acabamento da obra, com a aplicação de materiais o mais próximo possível da realidade, tal como em uma fotografia.

Mas... e você? Agora que já conhece um pequeno pedaço deste mundo dos softwares, e percebeu a utilidade destes programas para um trabalho bem feito, ágil, prático... ainda vai ficar fora desta?

Clique aqui para conhecer outros softwares interessantes e úteis!

* Softwares são programas desenvolvidos para o computador, com o objetivo de auxiliar o trabalho do profissional, em várias áreas do conhecimento.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...