• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Um mundo de opções na palma da mão
    Veja o que você deve levar em conta na hora da compra de um celular. Expectativa dos comerciantes é aumentar as vendas

    Ricardo Corrêa
    Repórter
    24/11/2005

    Veja o que o técnico e vendedor de celular, Fernando Guedes, aconselha na hora da compra de um celular e esclareça suas dúvidas também no Guia que a ACESSA.com preparou!

    Veja! Leia!

    Tira foto, grava vídeos, voz, serve para escutar mp3, é agenda, despertador, game e até televisão. Tantas funções do aparelhinho de maior sucesso no Brasil poderiam fazer com que algumas pessoas dissessem que ele 'só falta falar', não fosse essa a principal função do celular.

    Há muito tempo a invenção de 15 anos de idade passou a ser sinônimo de telefone, tendo ultrapassado, no último mês, o número de 80 milhões de unidades habilitadas no país. Significa dizer que a cada telefone fixo existente no Brasil, existem dois celulares e que, de cada 100 brasileiros, 44 possuem o aparelho que promete ser a febre de vendas em mais um natal.

    Não é à toa que a proprietária e uma loja de celular da cidade, Alessandra da Silva (foto ao lado), espera comemorar um crescimento de até 40% nas vendas dos aparelhos este mês.

    O funcionário da loja, Israel Werneck (foto abaixo), vai além e explica que vai faltar celular, já que as operadoras não possuem estoque suficiente para tanta procura nesta época.

    Até pouco tempo atrás era quase impossível imaginar onde a tecnologia dos celulares poderia chegar. Quando foi inventado e utilizado pela primeira vez, em 3 de abril de 1973, em Nova York, o aparelho não passava de um grande teste.

    Tanto que só dez anos depois, em 1983, o primeiro celular comercial foi lançado. O DynaTAC 800x, da Motorola, era bem diferente dos celulares de hoje e, com seu tamanho e peso, recebeu denominações curiosas como 'tijolo', e até mesmo 'osso'.

    Mais sete anos e a tecnologia ainda primaria chegou ao Brasil e o Rio de Janeiro passou a contar com uma capacidade para dez mil terminais. De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou. Do primeiro pré-pago, em 1998, ao primeiro visor colorido, em 2002, o celular foi diminuindo de tamanho e aumentando o número de recursos.

    Tantas novidades, a evolução constante da tecnologia e as facilidades oferecidas por um celular parecem ter contagiado também os juizforanos, que possuem inúmeras possibilidades de compra.

    Para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha, a ACESSA.com preparou um verdadeiro guia com o que se deve levar em consideração na hora de decidir.

    Clique nas imagens abaixo para saber mais sobre os celuluares

    ENQUETE

    Em que você presta mais atenção na hora de comprar um celular?

    "Eu vejo primeiro se ele pega em todos os lugares. O plano, a qualidade do aparelho e a operadora fazem diferença nesse sentido". Ana Lúcia Lessa, 37 anos, contadora.


    "Eu vejo se o celular é mais moderno, mais portátil, mas não precisa de câmera, essas coisas. Tem que ver também se ele pega em qualquer lugar. Acho que é a primeria coisa". Edílson Pereira, 20 anos, auxiliar de contabilidade.


    "Primeiro vejo se ele é bonitinho. Essa questão de câmera e vídeo eu não ligo não porque é muito caro. Se eu quiser tirar foto eu compro uma câmera digital. Para mim essas coisas são uma bobeira. Não vale a pena gastar muito dinheiro com celular. Eu só gasto quando preciso trocar, porque perco o aparelho". Felipe Araújo Monteiro, 22 anos, analista de crédito.

    Leia mais

  • Preço x recursos
  • As operadoras
  • Pré-pagos ou Pós-pagos
  • A escolha difícil


    Quer deixar sua opinião também? Então, responda a enquete:


    Em que você presta mais atenção na hora de comprar um celular?
        No preço e nas condições de pagamento
        Nos recursos que o celular oferece
        Na operadora e na cobertura que ela oferece
        No tipo de linha. Se ele é pré ou pós pago
        No designer do celular e no tamanho
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.