"Inclus?o digital" em fase de testes Tiradentes foi escolhida, mas ainda est? testando o projeto de pol?tica p?blica, uma das principais justificativas para tentativa de adiamento do leil?o de freq??ncia banda larga pelo governo

S?lvia Zoche
Rep?rter
30/08/2006
Clique no ?cone ao lado e leia a entrevista realizada com o secret?rio de Turismo e Cultura da cidade de Tiradentes/MG, Marcelo Gomes onde o projeto ainda ? piloto

Leia!

O Minist?rio das Comunica?es (Minicom) lan?ou os primeiros testes do projeto de inclus?o digital no Brasil, come?ando por Tiradentes. Segundo informa?es do pr?prio Minist?rio, em entrevistas ? imprensa nacional, o objetivo ? estender esta id?ia a outras cidades do interior como a proposta de inclus?o digital.

A equipe do Portal ACESSA.com tentou, por diversas vezes, entrevista com o Minist?rio para verificar a possibilidade da execu??o do projeto em Juiz de Fora, mas, infelizmente, n?o obteve retorno em nenhum dos contatos feitos (por telefone/por email). A inten??o era saber de que se trata este projeto apontado pelo atual ministro das Comunica?es, H?lio Costa, com uma das principais justificativas para o adiamento do Leil?o que prev? a explora??o da tecnologia Wi-Max, nas faixas de freq??ncia de 3,5 GHz e de 10,5 GHz.

Ao apurar sobre as iniciativas de inclus?o digital, o secret?rio de Turismo e Cultura de Tiradentes, Marcelo Gomes, informou que o projeto de inclus?o na cidade ainda ? piloto. Quedas no acesso, problemas na transmiss?o de imagem das c?meras j? aconteceram, segundo ele por ser uma pol?tica ainda em fase de testes. "O projeto ? piloto tanto a parte tecnol?gica quanto a parte de regulamenta??o", diz Gomes. Para saber mais detalhes do projeto, leia a entrevista abaixo:

Inclus?o digital em Tiradentes

Al?m de cobrir a ?rea da rede p?blica de ensino de Tiradentes com internet banda larga wireless mesh, ser? feito monitoramento da cidade atrav?s de c?meras instaladas nas ruas do centro hist?rico. A probabilidade ? que em setembro deste ano, a cidade possa ser visualizada pela internet, em tempo real, atrav?s de tais c?meras.

Mas, segundo o secret?rio de Turismo e Cultura da cidade, Marcelo Gomes, informou no dia 29 de agosto, o servi?o ainda n?o est? dispon?vel, porque a cidade estava envolvida com o Festival de Gastronomia, que aconteceu de 17 a 28 de agosto. As c?meras instaladas transmitem as imagens do centro hist?rico, por enquanto, para computadores da prefeitura, da secretaria de turismo e cultura e da pol?cia de Tiradentes.

O projeto foi batizado em 24 de mar?o de 2006, pelo Governo Federal atrav?s do Minist?rio das Comunica?es, de Tiradentes Digital. S?o 85 computadores na rede p?blica de ensino, incluindo os laborat?rios - estadual e municipal -, mais 15 computadores no Telecentro, al?m de postos de sa?de e outros ?rg?os p?blicos. Mas qualquer dispositivo m?vel com tecnologia wirelles pode ter acesso gratuito ? internet.

Mesmo o acesso liberado na ?rea de cobertura da rede de hot zone, foram registradas quedas na transmiss?o da internet, desde sua inaugura??o. Al?m disso, duas antenas tiveram que ser mudadas de lugar, porque n?o estavam transmitindo as imagens. "Elas est?o travando. S?o as ?nicas com problemas, porque n?o obedecem o sinal do mouse", diz o secret?rio.

Leia mais:

  • Confira entrevista com o secret?rio de Turismo e Cultura de Tiradentes, Marcelo Gomes