Aprenda a tirar boas fotos com o seu celular Especialistas d?o as dicas para que as fotos pelo celular tenham ?tima qualidade. Aprenda alguns macetes

*Guilherme Ar?as
Colabora??o
27/06/2007

A tecnologia tem permitido a condensa??o dos aparelhos eletr?nicos e a cria??o dos multifuncionais. Uma parceria de sucesso foi a uni?o entre c?mera digital e telefone celular. A praticidade e mobilidade s?o os principais argumentos de quem utiliza o aparelho telef?nico para tirar fotos. Mas, a qualidade das fotos tiradas pelo celular n?o seria a grande barreira que essa moda enfrenta atualmente?

O designer Fellipe Elias acredita que n?o. H? um ano e meio ele trabalha na cria??o de sites utilizando fotos tiradas, exclusivamente, do seu pr?prio celular. "O meu aparelho tira fotos com at? 2.0 megapixels de resolu??o. Hoje, no mercado, existem celulares que tiram fotos de at? 3.2 megapixels. Essa resolu??o j? ? mais do que suficiente pra quem trabalha com cria??o de sites", assegura Fellipe.

Para o designer, o receio dos clientes ainda ? um fato vis?vel. Mas quando Fellipe finaliza o site, o resultado mostra que o importante ? saber utilizar a c?mera, e n?o a quantidade de megapixels que ela oferece. Por isso, o designer orienta sobre alguns cuidados que devemos ter para tirar boas fotos pelo celular. "As dicas b?sicas servem para qualquer tipo de fotografia. Mas ? importante que a pessoa se acostume com a c?mera do celular para saber os recursos que ela pode oferecer. Se o celular disp?e do led, ele deve ser usado para fotos tiradas ? noite, por exemplo. Evitar o uso do zoom tamb?m ? importante para a foto n?o perder resolu??o", explica Fellipe.

Fotos do designer:

Foto Foto
Foto Foto
A arte no seu celular

Para os mais conservadores pode parecer estranho, mas as fotos tiradas pelo aparelho de celular podem virar arte. Foi o que fez a paulistana Cristina Pereira. A artista pl?stica exp?s, recentemente, em Juiz de Fora, a mostra "Fotocelular". Na exposi??o, Cristina mostrou fotografias dos lugares onde ela costuma passar diariamente. A artista pl?stica explicou que come?ou a observar os detalhes do caminho que percorria e resolveu fazer o registro. As limita?es de resolu??o de sua c?mera foi um dos pontos que mais chamaram a aten??o. "Achei interessante a c?mera do celular pela variedade de falta de recursos", brinca Cristina.

Nas 30 fotos que exp?s em Juiz de Fora, Cristina Pereira quis mostrar que a boa fotografia requer treino. Independente da tecnologia, a artista pl?stica defende a variedade de olhares para um mesmo fato. "O que faz o fot?grafo ? o olhar. O equipamento ? s? uma ferramenta para ser explorada", conclui Cristina.

A exposi??o "Fotocelular" j? percorreu as cidades de S?o Paulo e Santo Andr?, al?m de passar por Juiz de Fora. No pr?ximo m?s, Cristina se prepara para expor seu trabalho em Macap? (AP).

Fotos da artista:

Foto Foto
Foto Foto

Tradi??o X Tecnologia

Foto

H? 22 anos trabalhando com fotografia em diversos eventos esportivos nacionais e internacionais, Benito Madalena (foto) acredita que a tecnologia que aliou foto digital e aparelho de celular tem suas desvantagens. "Hoje, temos a sensa??o de estarmos sendo vigiados o tempo todo. Isso tira a liberdade de cada um", defende o fot?grafo.

Apesar disso, Benito considera a possibilidade de registrarmos momentos importantes do cotidiano, um aspecto vantajoso na fotografia atrav?s do celular. "A velocidade de informa?es no mundo globalizado de hoje ? muito grande. E essas tecnologias vieram para facilitar o contato entre as pessoas", afirma Benito.

O fot?grafo tamb?m defende que para se ter uma boa foto, independente do tipo de equipamento utilizado, a pessoa deve ter a sensibilidade no olhar. Aliado a isso, uma boa luz e um enquadramento bem feito s?o os principais segredos para o sucesso de uma fotografia.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Comunica??o Social da UFJF