UBQ abre encontro regional da constru??o civil
Empres?rios e engenheiros se re?nem para discutir qualidade

Fl?via Machado
28/06/2001

Come?ou hoje, 28/06, o III Encontro da Qualidade na Constru??o Civil, promovido pela Uni?o Brasileira para a Qualidade - UBQ Regional Campo das Vertentes e Zona da Mata. Na abertura, o presidente da UBQ Regional, Jo?o M?rcio Rezende Queiroga (foto ao lado), destacou a import?ncia da implementa??o de programas de qualidade para o desenvolvimento do setor, e tamb?m para a sociedade como um todo. ?O objetivo principal deste tipo de encontro ? promover uma conscientiza??o e educa??o das pr?prias empresas em torno da qualidade total?, acrescenta.

Queiroga disse ainda que outros semin?rios ser?o promovidos ao longo do ano, para que haja uma efetiva integra??o por parte das empresas locais. Os pr?ximos eventos agendados s?o o C?rculo de Controle de Qualidade, em que os oper?rios ? que tomam as iniciativas de desenvolvimento de projetos, marcado para setembro e o 5S, que engloba a qualidade dentro da empresa, que deve acontecer em novembro. Para o reconhecimento e incentivo das empresas da constru??o civil, a UBQ estuda a parceria em projetos que certifiquem a excel?ncia na busca da qualidade, com a Funda??o Pr?mio Nacional da Qualidade.

A palestra que deu in?cio ao encontro abordou o assunto: O PBQP-H x Poder de Compra x Resultados Alcan?ados, com o engenheiro Marcelo Godoy (foto ao lado), consultor do Sindicato das Ind?strias da Constru??o Civil - SINDUSCON - MG e que tamb?m teve a participa??o dos engenheiros, S?rgio Henrique B. Campos - SINDUSCON e Marcelino Gon?alves, do Clube de Engenharia. O segundo painel do dia discutiu o tema: A Busca da Sociedade Sinerg?tica - O papel da constru??o civil, com o engenheiro e presidente da UBQ - MG, Maur?cio Roscoe, e convidados especiais, o engenheiro do Sinduscon, Leomar Pereira Delgado e o arquiteto, H?rmanes Abreu, da Construtora Haec Congel.

A programa??o completa do evento voc? pode acessar no arquivo do JFService:

  • Encontro discute qualidade na constru??o civil
  • Leia mais no arquivo do JFService:

  • Construtoras de Juiz de Fora buscam qualidade
  • Artigo - Qualidade na gest?o estrat?gica da empresa