• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa
    Sua casa em segurança
    Dicas para você se prevenir dos ladrões

    Ludmila Gusman
    10/01/02

    Imagine a situação: você viaja para tirar férias, descansar da vida agitada e dos compromissos do trabalho. Pensa que vai ser um passeio excelente. Mas, o que era diversão vira uma dor-de-cabeça. Os ladrões aproveitam o momento oportuno para assaltar sua casa e você precisa voltar às pressas para um depoimento na delegacia.

    Uma situação semelhante pegou de surpresa o cozinheiro, Deusdeth Diomedes, residente no bairro São Pedro, em Juiz de Fora. Os ladrões tiveram a ousadia de levar a geladeira, o fogão, a televisão de 20 polegadas, as panelas, o botijão de gás e todos os outros móveis. O cozinheiro contou à polícia que viajou no dia 30 de dezembro e quando retornou de viagem se deparou com a porta arrombada.

    Para evitar aborrecimentos como esse, os cuidados com a segurança em sua residência devem ser prioridades antes de viajar. É o que recomenda a major Teresa Ferreira Ribeiro, da 4ª Região da Polícia Militar. De acordo com ela, os assaltantes percebem quando o proprietário é descuidado e planejam como vão agir, tornando o assalto mais fácil, sem deixar pistas.

    Providências para afastar os bandidos
    “O cuidado mais importante é a corrente que se deve formar entre os vizinhos e a polícia militar”, declara a major Teresa. Ela recomenda que o proprietário converse com os vizinhos de confiança e os alertem que vai precisar ficar um tempo fora. “Essa atitude pode possibiliar o comunicado com a polícia pelo 190, quando a vizinhaça perceber que algo de errado esteja acontecendo”, diz.

    Quem costuma deixar a luz da varanda acesa à noite não deve mudar o hábito, desde que peça a alguém que a desligue durante o dia. Outra dica importante é suspender temporariamente as revistas e jornais por assinatura, para que a correspondência não se acumulem em algum lugar da casa, passando a impressão de que você está fora.

    O ideal é o proprietário pedir a um amigo ou vizinho que observe a residência com cuidado. E, se o local possui vigia, ele deve ser informado de sua viagem para que fique alerta em todas as situações.

    Opções de segurança em tecnologia
    Ainda há outras formas de proteção. Além das dicas da polícia militar, os moradores podem optar pelos recursos tecnológicos. As empresas de segurança oferecem equipamentos que vão desde alarmes, cicuito internos de TV até uma central de monitoramento. Nesta última, o proprietário pode ter o auxílio dos funcionários da empresa em caso de algum incidente. Eles ficam responsáveis em monitorar e comunicar à polícia se algo de estranho acontecer, enquanto você viaja. Para adquirir este tipo de serviço você paga, mensalmente, uma taxa que pode variar de R$ 42 a R$ 70, dependendo da localização do imóvel.

    Confira outras dicas
    • Avise a alguém de confiança que você vai viajar, mas não precisa dar detalhes como dizer quando volta, por exemplo. Deixe para fazer isso após voltar de viagem;
    • Não deixe as luzes acesas durante todo o dia. Peça para o vizinho acendê-las à noite e apagá-las de dia, caso isso seja um hábito rotineiro seu;
    • Comunique aos amigos que, no período em que você estiver viajando não vai receber nenhuma visita;
    • Não confie só nos alarmes, informe e solicite que a polícia faça a vistoria na sua residência, de vez em quando. Para isso, é só ligar para o 190 e avisar.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.