Sua casa em seguran?a
Dicas para voc? se prevenir dos ladr?es

Ludmila Gusman
10/01/02

Imagine a situa??o: voc? viaja para tirar f?rias, descansar da vida agitada e dos compromissos do trabalho. Pensa que vai ser um passeio excelente. Mas, o que era divers?o vira uma dor-de-cabe?a. Os ladr?es aproveitam o momento oportuno para assaltar sua casa e voc? precisa voltar ?s pressas para um depoimento na delegacia.

Uma situa??o semelhante pegou de surpresa o cozinheiro, Deusdeth Diomedes, residente no bairro S?o Pedro, em Juiz de Fora. Os ladr?es tiveram a ousadia de levar a geladeira, o fog?o, a televis?o de 20 polegadas, as panelas, o botij?o de g?s e todos os outros m?veis. O cozinheiro contou ? pol?cia que viajou no dia 30 de dezembro e quando retornou de viagem se deparou com a porta arrombada.

Para evitar aborrecimentos como esse, os cuidados com a seguran?a em sua resid?ncia devem ser prioridades antes de viajar. ? o que recomenda a major Teresa Ferreira Ribeiro, da 4? Regi?o da Pol?cia Militar. De acordo com ela, os assaltantes percebem quando o propriet?rio ? descuidado e planejam como v?o agir, tornando o assalto mais f?cil, sem deixar pistas.

Provid?ncias para afastar os bandidos
?O cuidado mais importante ? a corrente que se deve formar entre os vizinhos e a pol?cia militar?, declara a major Teresa. Ela recomenda que o propriet?rio converse com os vizinhos de confian?a e os alertem que vai precisar ficar um tempo fora. ?Essa atitude pode possibiliar o comunicado com a pol?cia pelo 190, quando a vizinha?a perceber que algo de errado esteja acontecendo?, diz.

Quem costuma deixar a luz da varanda acesa ? noite n?o deve mudar o h?bito, desde que pe?a a algu?m que a desligue durante o dia. Outra dica importante ? suspender temporariamente as revistas e jornais por assinatura, para que a correspond?ncia n?o se acumulem em algum lugar da casa, passando a impress?o de que voc? est? fora.

O ideal ? o propriet?rio pedir a um amigo ou vizinho que observe a resid?ncia com cuidado. E, se o local possui vigia, ele deve ser informado de sua viagem para que fique alerta em todas as situa?es.

Op?es de seguran?a em tecnologia
Ainda h? outras formas de prote??o. Al?m das dicas da pol?cia militar, os moradores podem optar pelos recursos tecnol?gicos. As empresas de seguran?a oferecem equipamentos que v?o desde alarmes, cicuito internos de TV at? uma central de monitoramento. Nesta ?ltima, o propriet?rio pode ter o aux?lio dos funcion?rios da empresa em caso de algum incidente. Eles ficam respons?veis em monitorar e comunicar ? pol?cia se algo de estranho acontecer, enquanto voc? viaja. Para adquirir este tipo de servi?o voc? paga, mensalmente, uma taxa que pode variar de R$ 42 a R$ 70, dependendo da localiza??o do im?vel.

Confira outras dicas
  • Avise a algu?m de confian?a que voc? vai viajar, mas n?o precisa dar detalhes como dizer quando volta, por exemplo. Deixe para fazer isso ap?s voltar de viagem;
  • N?o deixe as luzes acesas durante todo o dia. Pe?a para o vizinho acend?-las ? noite e apag?-las de dia, caso isso seja um h?bito rotineiro seu;
  • Comunique aos amigos que, no per?odo em que voc? estiver viajando n?o vai receber nenhuma visita;
  • N?o confie s? nos alarmes, informe e solicite que a pol?cia fa?a a vistoria na sua resid?ncia, de vez em quando. Para isso, ? s? ligar para o 190 e avisar.