• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa
    Banho quentinho sem susto no final do mês
    Aquecimento solar: economia de 50% no orçamento doméstico

    Deborah Moratori
    06/01/03

    www.geocities.com/solaquece Conta de luz alta? Cansado de reclamar com os filhos dos longos banhos quentes? Banheira de hidromassagem em casa sem usar? Você já pensou em instalar um sistema de aquecimento solar?

    Em Juiz de Fora, algumas empresas disponibilizam esse serviço e, mesmo sendo uma cidade com chuvas constantes, o engenheiro eletricista, Alexandre Pimentel Estevam, responsável pelo Departamento Comercial de uma loja da cidade, garante: a procura pelo aquecedor solar é grande. O engenheiro explica que as chuvas não prejudicam o aquecimento porque o sistema tem autonomia de dois dias. "Vencido esse prazo, o boiler passa a funcionar como aquecedor elétrico".

    www.heliotek.cjb.net O equipamento
    O sistema é composto de coletores solares - placas - que captam o calor do sol e aquecem a água de um reservatório térmico - boiler - que armazena e conserva a água quente para consumo posterior.

    A quantidade necessária de coletores é definida em função da capacidade de água do boiler, podendo variar conforme a região e/ou condições do local de instalação.

    Esse volume é definido de acordo com a necessidade de água quente do local onde o mesmo será instalado e leva em conta alguns itens como: a quantidade de usuários, a duração e o número de banhos diários, os pontos de uso de água quente (como chuveiros e pias), as dimensões da piscina etc.

    Como funciona?
    O sistema mais utilizado trabalha com circulação natural e funciona por termossifão, como explica Alexandre. As leis da física fazem com que a água circule e passe pelas placas coletoras. No ponto mais alto, logo abaixo do telhado, encontra-se a caixa d'água que mantém o reservatório de água quente sempre cheio.

    A água fria desse reservatório segue em direção às placas coletoras que estão quentes devido ao armazenamento do calor do sol. Ao passar pelas placas, a água é aquecida. Uma vez aquecida, a água retorna ao reservatório, subindo por estar mais leve e pressionada pela água fria. Esse ciclo mantém a água aquecida até que seja utilizada. Confira o esquema abaixo:

    Humasi - Sistemas de Aquecimento

    Quando uma torneira dentro da casa libera, por exemplo, um litro de água quente, imediatamente essa quantidade é preenchida pela caixa d'água.

    www.brasol.com.br Sem dor de cabeça
    O sistema de aquecimento pode ser instalado em casas, prédios, hotéis e motéis, lavanderias, clubes e para o aquecimento de piscinas e representa uma economia média de 50% do consumo de energia elétrica. De acordo com o engenheiro, esse valor também vale para outros métodos de aquecimento d'água. "Essa é a maior vantagem do aquecedor solar que também proporciona um banho com maior volume d'água com temperatura mais elevada".

    O custo de instalação do sistema gira em torno de R$ 1.500 para uma casa de três pessoas. "O investimento é alto, mas é compensado em dois anos de economia com a conta de luz", garante Alexandre. Segundo ele, o custo ainda é elevado em função da utilização de materiais caros e importados como o cobre e o alumínio. "E é justamente o preço que ainda não permite a aquisição do sistema pela parcela de menor poder aquisitivo".

    Para ver o crédito das fotos, passe o mouse sobre elas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.