Banho quentinho sem susto no final do m?s
Aquecimento solar: economia de 50% no or?amento dom?stico

Deborah Moratori
06/01/03

www.geocities.com/solaquece Conta de luz alta? Cansado de reclamar com os filhos dos longos banhos quentes? Banheira de hidromassagem em casa sem usar? Voc? j? pensou em instalar um sistema de aquecimento solar?

Em Juiz de Fora, algumas empresas disponibilizam esse servi?o e, mesmo sendo uma cidade com chuvas constantes, o engenheiro eletricista, Alexandre Pimentel Estevam, respons?vel pelo Departamento Comercial de uma loja da cidade, garante: a procura pelo aquecedor solar ? grande. O engenheiro explica que as chuvas n?o prejudicam o aquecimento porque o sistema tem autonomia de dois dias. "Vencido esse prazo, o boiler passa a funcionar como aquecedor el?trico".

www.heliotek.cjb.net O equipamento
O sistema ? composto de coletores solares - placas - que captam o calor do sol e aquecem a ?gua de um reservat?rio t?rmico - boiler - que armazena e conserva a ?gua quente para consumo posterior.

A quantidade necess?ria de coletores ? definida em fun??o da capacidade de ?gua do boiler, podendo variar conforme a regi?o e/ou condi?es do local de instala??o.

Esse volume ? definido de acordo com a necessidade de ?gua quente do local onde o mesmo ser? instalado e leva em conta alguns itens como: a quantidade de usu?rios, a dura??o e o n?mero de banhos di?rios, os pontos de uso de ?gua quente (como chuveiros e pias), as dimens?es da piscina etc.

Como funciona?
O sistema mais utilizado trabalha com circula??o natural e funciona por termossif?o, como explica Alexandre. As leis da f?sica fazem com que a ?gua circule e passe pelas placas coletoras. No ponto mais alto, logo abaixo do telhado, encontra-se a caixa d'?gua que mant?m o reservat?rio de ?gua quente sempre cheio.

A ?gua fria desse reservat?rio segue em dire??o ?s placas coletoras que est?o quentes devido ao armazenamento do calor do sol. Ao passar pelas placas, a ?gua ? aquecida. Uma vez aquecida, a ?gua retorna ao reservat?rio, subindo por estar mais leve e pressionada pela ?gua fria. Esse ciclo mant?m a ?gua aquecida at? que seja utilizada. Confira o esquema abaixo:

Humasi - Sistemas de Aquecimento

Quando uma torneira dentro da casa libera, por exemplo, um litro de ?gua quente, imediatamente essa quantidade ? preenchida pela caixa d'?gua.

www.brasol.com.br Sem dor de cabe?a
O sistema de aquecimento pode ser instalado em casas, pr?dios, hot?is e mot?is, lavanderias, clubes e para o aquecimento de piscinas e representa uma economia m?dia de 50% do consumo de energia el?trica. De acordo com o engenheiro, esse valor tamb?m vale para outros m?todos de aquecimento d'?gua. "Essa ? a maior vantagem do aquecedor solar que tamb?m proporciona um banho com maior volume d'?gua com temperatura mais elevada".

O custo de instala??o do sistema gira em torno de R$ 1.500 para uma casa de tr?s pessoas. "O investimento ? alto, mas ? compensado em dois anos de economia com a conta de luz", garante Alexandre. Segundo ele, o custo ainda ? elevado em fun??o da utiliza??o de materiais caros e importados como o cobre e o alum?nio. "E ? justamente o pre?o que ainda n?o permite a aquisi??o do sistema pela parcela de menor poder aquisitivo".

Para ver o cr?dito das fotos, passe o mouse sobre elas.