• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Quarto de bebê Beleza é importante, mas deve ser aliada à funcionalidade.
    Afinal, a mãe precisa ter contato fácil com filho, sem que os móveis atrapalhem

    O bebê pode ter sido programado ou não, mas a emoção é a mesma na hora de arrumar o quarto para um novo ser que surgirá na vida de uma família. Roupas de cama, almofadas, roupinhas, babador, trocador, móveis, bichinhos, enfeites... São diversos itens para escolher.

    Mas a arquiteta e decoradora, Lucila Monteiro (foto abaixo), diz que a primeira preocupação é com as cores e a decoração da parede. "Eu e minha sócia Ticiani (foto abaixo) gostamos de trabalhar com cores fortes, mas as mães preferem tons claros".

    Foto: Lucila Monteiro e Ticiani Ciampi A tendência de cor é o verde pistache, tanto para menino quanto para menina. Mas o azul, amarelo e laranja para os meninos continuam. Para o quarto das meninas, a opção atual não é mais o rosa e sim o salmon.

    A nova onda são as telas e os recortes de bonecos, carros e outras idéias em MDF. "Ou a gente dá a idéia ou a mãe vem com o desenho e a gente faz. Para as meninas, continua sendo a boneca", diz Lucila.

    Para ajudar a mamãe e o pai na hora de decorar, é preciso primeiro conhecer o ambiente. O tamanho do quarto é essencial para saber qual cor usar. O decorador de uma loja de bebês, Sebastião Carlos Ribeiro, diz que quartos pequenos não podem ter cores fortes, porque dá a impressão de ser menor ainda.

    A nossa cara, mas funcional

    As dicas são dadas pelos decoradores, mas quem dá o aval é o cliente. "Quando a gente percebe que a idéia não vai ficar legal no quarto, nós orientamos. A intenção é que fique com a cara do cliente. Gosto não tem jeito, não tem como mudar", diz. Lucila.

    Algumas dicas são importantes para que o quarto fique bonito, aconchegante e, principalmente, funcional.

    Foto: Cômoda-trocador

    Quando a família resolve ir às compras, normalmente estão cheio de idéias, mas também cheios de dúvidas. A vendedora de uma loja de bebês, Vanessa Gonçalves Vieira Viana, dá sugestões e orienta o cliente para que compre pensando na praticidade.

    Para que o quarto tenha um ar mais clean, Lucila indicada o uso de móveis laqueados de branco. "É mais fácil até para combinar os acessórios de decoração", completa Lucila.

    Nos primeiros meses de vida do bebê, a mãe ou a babá dorme no quarto da criança. É importante que o quarto tenha uma boa ventilação. Uma das dicas da arquiteta e mãe de Mateus, Fernanda Goretti, é que o berço não fique entre a corrente de ar que forma da janela para a porta.

    A iluminação também é importante e o sol da manhã é o mais benéfico para o neném. "Como bate sol na cama pela mahã, deixo o Mateus deitado tomando sol e ele adora, fica quietinho", diz Fernanda.

    Leia mais algumas dicas da arquiteta e mamãe Fernanda Goretti

    Matéria produzida em junho de 2004 pela jornalista Sílvia Zoche

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.