Ideias para você organizar melhor o seu espaço e colocar a casa em ordem. Começando pela cozinha! 

A personal organizer Heloisa Lelis dá dicas de como organizar melhor o espaço na cozinha: especial para quem mora sozinho

Da redação
Foto: ilustração

Neste período de isolamento social, em que as pessoas estão em casa com a família, a tendência é que a cozinha e outros cômodos da casa fiquem desarrumados, não é mesmo? Quem não está vivendo a realidade de pia cheia, chão para limpar, roupas dependuradas nas portas, sapatos espalhados pelo chão, livros e cd´s bagunçados... Ninguém merece!!!

É preciso sempre lembrar que pequenos cuidados com as tarefas domésticas, como manter os armários arrumados, a geladeira limpa e organizada, os utensílios nos lugares certos, tornam o dia-a-dia mais fácil.

Para manter a cozinha em ordem
Heloisa Lelis

Se você é daqueles que tremem só de pensar em lavar, varrer e passar, respire fundo e siga o conselho da personal organizer (organizadora de espaços), Heloisa Lelis: cozinha deve ser sinônimo de limpeza!

Você vai ver que, seguindo as dicas, você vai acabar economizando mais tempo para fazer o que gosta, sem ter que passar o fim de semana todo na bendita arrumação.

[BANNER RETANGULO]

Utensílios

Colheres, facas e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão. Gaveteiros estreitos podem guardar os condimentos e também os utensílios necessários na hora de cozinhar. Não faz sentido nenhum deixar a comida queimando no fogo enquanto você procura uma concha ou uma colher de pau...

Louças

Não deixe acumular. Assim que acabar o jantar, por exemplo, e der preguiça de lavar tudo em seguida, jogue todo o resto de comida fora e coloque os pratos e talheres dentro da pia. Encha-a de água e detergente. Isso evita o mau cheiro no dia seguinte. Reserve um pano só para secar a louça e um para as mãos.

Pia

O local da barra do sabão deve estar sempre seco. A palha de aço, depois de usada e enxaguada, deve ficar guardada ensaboada. Sabe aquele paninho da pia? Jamais deixe-o todo dobrado. Ele precisa estar sempre estendido, o que evita que ele se torne local ideal para mais bactérias.

Armários

Separe o que se usa mais, daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo. Potes de plástico não são os mais adequados, por concentrarem muita gordura. Prefira os potes de vidro, que desengorduram com um pouco de água quente e detergente e são mais higiênicos. Além disso, armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana.

Mantimentos

Guarde em potes o que está em uso. Os de sorvete servem, basta etiquetar. O que fica na própria embalagem deve ser fechado com clipes de cozinha ou arame de pão de forma, ressaltando, porém, não ser esse o procedimento mais adequado, por causa da umidade e da entrada de oxigênio.

Despensa

Organize por fileiras. Faça uma carreira só com caixas de leite, outra de sabão em pó, água sanitária e assim por diante. Separe material de limpeza dos comestíveis. Isso ajuda na hora de fazer a lista de compras e também auxilia o controle da localidade dos produtos. Faça a higiene das embalagens, antes de guardá-las.

Geladeira

Deve ser limpa toda semana com pano molhado e álcool. Antes de irem para a geladeira, as compras precisam de um bom banho de água e sabão. As verduras são as únicas que escapam. Devem ser guardadas do jeito que chegam do mercado. Observe se a sacola está seca, do contrário, a verdura pode estragar rapidamente. Ovo também não pode ser lavado. A água tira a impermeabilização da casca contra bactérias. Mas, antes de fritar ou cozinhar, o ovo precisa ser limpo. Para evitar cheiro desagradável na geladeira, coloque um pedaço de carvão dentro dela.

Mesa

Dê preferência ao jogo americano ou toalhas de plástico. Já existem no mercado, belas toalhas de plástico que parecem feitas em crochê.

Escorredor

Seja de pratos, copos ou talheres, é imprescindível que o escorredor esteja sempre limpo. Afinal, parte da louça fica acomodada nesse utensílio durante o dia.

ACESSA.com - Id?ias espertas v?o ajudar voc? a organizar melhor o seu espa?o e colocar a casa em ordem