Organize sua sala de estar
? importante, em um primeiro momento, setorizar
os espa?os e perceber os fluxos

S?lvia Zoche
Rep?rter
27/07/05

O arquiteto e urbanista Cadu Ribeiro d? algumas dicas de como organizar sua sala de estar. Clique no ?cone ao lado e ou?a!

Leia!

Organizar e decorar uma sala parece algo f?cil, n?o ? mesmo? ? s? colocar um sof? de dois e tr?s lugares, uma mesa de centro, um hack para televis?o som e DVD (ou video cassete), tapete, cortinas e pronto! Nem t?o pronto assim.

Antes de dispor os m?veis, voc? j? parou pra pensar qual ? o tamanho da sua sala, se ela tem espa?o suficiente para que voc? passe por ela sem esbarrar em nada, se a luminosidade ? boa, se os objetos ficam ? sua m?o, se existem objetos al?m da conta?

Se a sala for grande e comportar uma sala de jantar e um escrit?rio, ?timo! Mas, atualmente, os c?modos de casas e apartamentos s?o pequenos e at? os m?veis vendidos nas lojas seguem este padr?o. Ent?o, o primeiro passo ? conhecer bem o seu habitat, ter intimidade e perceber cada canto, saber seus pr?s e contras, ou seja, aproveitar ao m?ximo a capacidade que seu c?modo pode oferecer, sem abusar, prevalecendo o conforto, claro.

Um exemplo disso ? a dist?ncia que a televis?o fica do sof? logo ? frente. O padr?o para uma TV de 29' ? ficar distante tr?s metros do sof?. Mas se sua sala n?o tem tamanho suficiente para isso, o certo seria ter uma TV menor. Use sempre o bom senso. Se a sala for grande, saiba que a ?rea de trabalho deve ficar mais distante da rotina dom?stica. Estantes e arquivos pr?ximos ? mesa e limite, ao m?ximo, objetos de decora??o.

Dicas de um profissional


O arquiteto e urbanista, Cadu Ribeiro (foto ao lado), mostra o que ? poss?vel fazer para otimizar a sala de estar com dicas preciosas de luz, medidas, cores e distribui??o de m?veis. Ele cita, logo de cara, a frase do arquiteto Le Corbusier: "Espa?o, luz e ordem. Essas s?o as coisas de que um homem precisa, tanto quanto de p?o e um lugar para dormir".

Medidas
A primeira indica??o de Cadu ? setorizar o ambiente, antes de mais nada. "Veja os fluxos, o zoneamento, o que precisa existir na sala. Tenha uma boa ?rea livre para circula??o, com m?veis bem dimensionados e bem distribu?dos".

Por isso, trabalhar com escalas e dist?ncias m?nimas entre os m?veis ? algo importante. "Tenha em mente alguma id?ia das medidas-padr?o dos m?veis, que voc? consegue em cat?logos nas lojas. Existem pessoas que usam at? fita crepe no ch?o para marcar o tamanho dos objetos que ficar?o dispostos na sala para ter uma id?ia da circula??o". E lembre-se: dois cent?metros a mais podem significar uma barreira no fluxo e, conseq?entemente, aqueles esbarr?es inconvenientes nas quinas dos m?veis.

M?veis
Para resid?ncias em que a sala ? pequena, Cadu aconselha usar apenas um sof? de dois ou tr?s lugares e utilizar-se de outros recursos, como puffs e chaise-longue. "S?o boas op?es, porque ? f?cil carreg?-los de um lado para outro", diz.

E se voc? pensa logo na possibilidade de visitas e quer comprar outro sof?, o arquiteto tranq?iliza. "N?o h? necessidade de comprar outro, porque n?o existe problema se for preciso deslocar cadeiras de um espa?o para outro. ? preciso pensar no conforto de quem vive a rotina da casa".

E a mesa de centro? Tenha uma somente se houver espa?o e n?o for atrapalhar. Ela serve, na verdade, para colocar algum livro, um copo, para facilitar o acesso a objetos e n?o como ?rea de decora??o, em que prevalecem bibel?s. Se for com o objetivo de enfeite, ? melhor deixar o espa?o livre. "Evite excessos em qualquer c?modo, usando m?veis que sejam estritamente necess?rios".

Com rela??o ao sof?, cuidado com os padr?es de tecidos para n?o poluir o ambiente. "O uso das cores - no sof?, puff, paredes, cortinas - interferem nas sensa?es espaciais".

M?o no teto e ch?o no p?
Aten??o nos detalhes que est?o acima e abaixo de sua cabe?a. N?o exagerar em molduras ou marca?es tanto no teto quanto no piso. Muito rococ? polui o ambiente s? de olhar. "Informa??o demais torna o ambiente sem identidade. Pode ficar parecendo show room de material de constru??o", alerta Cadu.

Outra dica important?ssima: quando for alugar um im?vel, se ele tiver carpete, levante-o e veja como est? a situa??o do piso (seja frio ou taco). ?s vezes, o carpete esconde pisos descolados, cupins ou, pelo contr?rio, um piso bem bonito. "Carpete n?o ? uma boa. E ? uma est?tica da d?cada de 1970".

Luz
Luz amarela atrapalha na hora de ver as cores. A branca consegue ser mais fiel aos tons. Para leitura, por exemplo, escolha a luz branca. Mas n?o exagere na luminosidade artificial no teto, porque pode ser prejudicial.

Se o teto for baixo - altura da parede at? 2,5m - n?o use luzes pendentes, por ficarem muito pr?ximos aos olhos, al?m de achatar o ambiente. O melhor s?o lumin?rias de ch?o, que d?o impress?o de alongar o c?modo. Cuidado com a luz (natural ou artificial) direta na tela da televis?o. No caso de luminosidade vinda da janela, Cadu aconselha colocar um blecaute nos vidros.

Percebeu que o menos ? mais? Portanto, n?o tenha medo de pedir opini?es, e at? contratar um profissional, para calcular bem o que ser? melhor para que seu dia-a-dia seja agrad?vel. "Sua casa ? o lugar onde voc? pode ser o que ?: voc? mesmo", finaliza.