Cuidados na ilumina??o de sua casa
O primeiro passo ? observar e aproveitar a ilumina??o natural

S?lvia Zoche
Rep?rter
29/08/05

Aproveite a ilumina??o natural de sua casa. O arquiteto e urbanista, Cadu Ribeiro, conta como fez para aproveitar a luz em uma sala.

Leia!

Um ponto fundamental e que, ?s vezes, as pessoas se esquecem ? valorizar a luz natural que a casa - ou apartamento - proporciona. Com o simples uso de cortinas, voc? d? um ar diferente ao ambiente, utilizando das cores e do tipo de tecido. Compare as duas imagens: a foto ? direita possui cortinas em tons mais claros e deixa o ambiente mais iluminado. Se a cortina fosse branca, do mesmo tecido, a sala ficaria ainda mais clara.

J? a sala da imagem ? esquerda recebe, praticamente, a mesma incid?ncia de luminosidade da rua, mas est? bem laranja. Isso porque o arquiteto e urbanista, Cadu Ribeiro, usou uma cortina de tom laranja bem forte. "Quem v? a sala antes de entrar tem a impress?o que existe uma luz laranja acesa", comenta.

? essencial pensar qual ? o uso que se faz no ambiente, se ? para leitura, para relaxar, para trabalhar... e n?o se esquecer da economia de energia. "Falar de lighting design, sem falar em economia n?o funciona", diz o arquiteto.

Mas ? claro que a luz artificial ? essencial. A luz central do ambiente, por exemplo, deve ser a mais forte, mas ? interessante existirem luzes perif?ricas como aliadas, que s?o os spots, arandelas, colunas, abajures...

"A luz natural ? muito importante, mas a ilumina??o artificial ? m?gica, misteriosa" - Esther Stiller (Arquiteta paulista)

A ilumina??o perif?rica pode ser difusa, como dos abajures e direcionada, como dos spots. A luz difusa cria uma ambi?ncia mais aconchegante, de penumbras, que ? usada em quartos, por exemplo. Existe a possibilidade de se instalar um dimmer, aparelho que qualquer eletricista pode colocar e serve para diminuir ou aumentar a intensidade da luz central. J? a direcionada ? uma luz para leitura e ilumina??o de objetos, como quadros.

Detalhes
Pequenos detalhes de ilumina??o fazem a diferen?a. Uma sombra no tampo de vidro de uma mesa, luz refletida na televis?o, sombra durante a maquiagem... s?o detalhes que incomodam, mas que, ?s vezes, deixamos passar.

Deve-se ter cuidado com o material e cores de lumin?rias, porque eles podem refletir a luz e atrapalhar a ilumina??o. As de pl?stico esquentam muito e podem dar cheiro de pl?stico queimado. Uma dica legal para quem gosta de ler em diversos lugares da casa ? comprar lumin?rias que possam ser transportadas de l? pra c?, sem transtornos.

Se a parede de sua casa n?o ? muito alta, compre uma lumin?ria estilo coluna, que ilumina de baixo para cima e d? impress?o que o p? direito ? mais alto. Quem ? f? de lustres, preste aten??o: se ? do estilo com a luz para cima, o teto deve ser branco para que a luz reflita e ilumine bem o ambiente.

Banheiro
Sabe aqueles spots que ficam em arm?rios de banheiro, acima do espelho? Pois ?, o uso est? incorreto! Dessa forma, a luz vai fazer uma sombra de cima pra baixo. E venhamos e convenhamos, sombra pra fazer barba e, principalmente, maquiagem n?o rola. O correto ? usar arandelas ao lado do espelho. Como o banheiro, normalmente, possui janelas pequenas, ? importante que o local seja bem iluminado.

Sala
Tudo bem que uma luz central na sala ? suficiente para iluminar todo ambiente, mas quando d? vontade de assistir ? televis?o num ambiente mais aconchegante, o bom ? luz baixa, at? mesmo para n?o refletir a luminosidade na tela da TV.

Em uma sala de jantar, a dica ? colocar uma luz pendente sobre a mesa, com dist?ncia m?nima de 70 cm, para que n?o aconte?am sombras.

Para aumentar o tamanho de uma pequena sala, as decoradoras Erika Geara e Fernanda Cotta d?o a dica de usar ilumina??o generosa e um espelho em uma das paredes (foto acima).

Cozinha
O importante na cozinha ? que as ?reas de trabalho sejam bem iluminadas, com luz branca, para que tudo fique bem vis?vel. O arquiteto Cadu Ribeiro d? uma dica. Use lumin?rias, como arandelas, se o teto for bem alto e que sejam de f?cil limpeza e outras tipo spot nos arm?rios. "Existem cozinhas planejadas que j? possuem um v?o para que luzes sejam encaixadas", diz Cadu.

Corredor
?rea de passagem, mas que merece uma ilumina??o vasta. Um jeito diferente e bonito de fazer isto ? usar trilhos (foto ao lado), al?m de uma luz central, que podem ser fixos ou n?o e de diversos tamanhos.

Se no corredor existirem quadros, voc? pode direcion?-los para destacar a obra. "Como alguns s?o m?veis, voc? pode direcionar uma das luzes do trilho, especificamente, sobre o objeto que deseja", ensina o arquiteto.