• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Pedras ornamentais Uso de pedras em paredes, bancadas e pisos exige
    cuidado pós-obra imediato e de manutenção

    Sílvia Zoche
    Repórter
    21/09/2005

    Quem gosta de produtos de limpeza, como os abrasivos, é bom deixar esses produtos bem longe de pedras, seja piso, parede, bancadas ou até objetos decorativos. Apesar do emprego de pedras em construções ser algo corriqueiro, nem sempre as pessoas sabem que é necessário um cuidado especial em sua limpeza e manutenção.

    Materiais de limpeza como os abrasivos - água sanitária, saponáceo, lixa, palha de aço, etc. - tiram o brilho da pedra e ainda abrem os poros (sim, pedras também têm poros), principalmente o mármore, que é uma pedra bem porosa.

    "Quem faz a limpeza deve ser orientado para este detalhe. Já tivemos um caso da limpeza do piso em mármore ter sido feito com vassoura, água sanitária, saponáceo... Aí, já era, porque os poros se abrem e a sujeira do dia-a-dia fica impregnada e não tem mais como limpar. Só trocando a pedra", diz a arquiteta e urbanista Jaqueline Comin Bonjour (foto ao lado). Por isso, ela aconselha não usar mármore na cozinha.

    Mas antes dos cuidados diários, é importante que a pedra seja impermeabilizada, logo após a sua colocação, para que não se deixe atravessar por umidade. Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. De acordo com a diretora de uma empresa de pedras, Neusângela Ribeiro, o produto não pode ser resina, porque tampa os poros e faz com que brotem cristais na pedra.

    "O que usamos não altera a cor, nem cria película. O granito é como se fosse uma "pele" que precisa ser hidratada, mas que não pode ter seus poros fechados, porque ela precisa respirar", comenta.

    Esta impermeabilização dura cerca de um ano, dependendo diretamente da manutenção diária. Outra dica é manter a pedra seca, o máximo de tempo possível.

    Para o sócio-proprietário de uma marmoraria, Antônio José Resende, o mais complicado é a manutenção de ambientes comerciais. "Mas, hoje em dia, já existem produtos específicos no mercado para limpeza de pedras. Isso já ajuda". O certo é que os produtos diários devem ser neutros. Existe, até mesmo, um shampoo à base de silicone que auxilia na impermeabilização.

    Jaqueline lembra que uma limpeza da fachada com um simples jato d'água já é suficiente. "Pelo menos, de seis em seis meses é recomendável e não junta sujeira", diz. Em fachadas, a pedra não deve ser fixada com parafusos, porque eles soltam ferrugem e sujam a pedra.

    Para restauração de pisos, o primeiro passo é remover todos os rejuntes, passar uma máquina para nivelar as pedras, deixando no estado em que foi retirada da natureza, para depois começar a polir e deixá-la com brilho. Por último, o processo de impermeabilização.

    Algumas pedras
    Uma das pedras da moda é a pedra-madeira São Tomé e a pedra filetada. O mármore já foi moda há algum tempo atrás, segundo Resende, mas ainda é usada.

    O estilo rústico-chique alia o uso de pedras e madeira para dar um ar de aconchego. "O Brasil é rico em rochas e o uso de pedras com madeira, quando bem harmonizado, traz um pouco da natureza para dentro de casa", diz Jaqueline.

    A ardósia é uma pedra bem popular e mais barata. O granito também é bastante usado. "As construtoras preferem os cinzas e amarelos, por serem mais em conta. Em residências, há uma procura pelo preto absoluto e branco-Ceará, que são cores mais nobres. Agora, o top de linha são os importados como o mármore carrara", diz Resende. Pedras com seixos rolados são usados em paredes inteiras ou como detalhes.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.