Praticidade dos puffs
Por ocupar pouco espa?o e ser de f?cil transporte, este objeto de mob?lia e, ao mesmo tempo, de decora??o ? sucesso

S?lvia Zoche
Rep?rter
23/02/06

Clique no ?cone ao lado, a galeria de fotos com alguns modelos de puffs. Quadrados, retangulares, redondos, p?ras... Veja o que mais combina com o seu estilo

Veja!

Vers?til, pr?tico, de diversos tamanhos, cores e materiais, al?m de confort?vel, o puff j? ganhou seu lugar nas casas, lojas e at? em boates e nas beiras de piscina.

Por ocupar pouco espa?o e ser de f?cil transporte, este objeto de mob?lia e, ao mesmo tempo, de decora??o, ? um dos hits do momento. O puff pode ser usado como assento, mesa de apoio para livros, controle remoto, roupas e at? para descanso dos p?s. Tudo dependendo de seu formato.

O p?ra, por exemplo, ? maior e sua estrutura permite que se encoste para relaxar. O bolinha n?o tem encosto, mas pode ter todas as fun?es. Existem tamb?m os quadrados, retangulares e com formas inusitadas.

Segundo o gerente de uma loja de artigos de decora??o, Bruno Leandro (foto ao lado), os de forma reta, como os quadrados, s?o mais requintados. "Estes podem ser usados juntos com um tampo de vidro ou mesa de canto sobre os puffs. Fica bonito e chique", exemplifica.

Mas isto n?o significa que outros formatos n?o sejam sofisticados. Vai depender da disposi??o dos m?veis no ambiente. Brand?o conta que j? montou uma sala de estar com puffs em formato p?ra. Ele distribuiu quatro puffs coloridos em volta de uma mesa de acr?lico transparente mais baixa. No ch?o, um tapete de sisal. Pra completar, paredes brancas com quadros coloridos. "Ficou um ambiente bonito, jovem e que remete ao estilo oriental", diz.

Enchimento


Se a parte interna do puff for de madeira com espuma, ? poss?vel que ele tenha p?s e at? rodinhas pra n?o pesar no deslocamento. J? os com enchimento de espuma, bolinhas de isopor, E.V.A., flocos de silicone ou outro material leve, n?o precisam de suporte.

Segundo Brand?o, os flocos de isopor raspados n?o s?o bons para o enchimento. "Com o tempo, ? necess?rio preencher o puff, porque ele cede com o peso". A propriet?ria de uma loja de brinquedos, Maria Fernanda Grinalson, alerta para que os pais n?o usem este mobili?rio com isopor pequeno, porque ? perigoso a crian?a aspirar, caso o puff se abra.

Revestimento
O revestimento do puff pode ser em couro, curvin de vinil, curvin croco, pl?stico PVC, plush, ou se preferir, ? poss?vel compr?-lo e encapar com um tecido de sua prefer?ncia, como fez Ang?lica Barbosa (foto ao lado).

"N?s compramos este puff e trocamos o tecido para combinar com o das cadeiras aqui da loja. E preferimos o modelo com rodinhas, porque podemos lev?-lo pra l? e pra c?", comenta.

Na hora da limpeza, Brand?o indica sab?o neutro, ?gua e esponja. Nada de ?lcool, porque pode tirar o brilho. O curvin vinil ? pr?tico de limpar e pode ser usado at? mesmo em banheiros e pr?ximos a piscina, porque ? imperme?vel, assim como o pl?stico PVC. O curvin croco suja mais e Brand?o n?o recomenda comprar um puff branco neste material. Se for de plush, todo cuidado ? pouco, ent?o, pano seco e mais nada.

Por n?o ocupar muito espa?o, outra propriet?ria de loja de roupas femininas, M?rcia Carpanez, adotou o puff. "As clientes podem sentar-se e eu posso usar como apoio para fazer produ??o de roupas. Mas estes que est?o aqui s?o ultrapassados. Dessa vez, contratei uma arquiteta e decidimos trocar pelo formato quadrado".

Agora, ? escolher o modelo que faz o seu estilo, sentar-se e relaxar!