Boxes de banheiro Os de vidro temperado s?o mais resistentes e higi?nicos que os de pl?stico.
O incolor de vidro ? o mais barato e est? na moda

S?lvia Zoche
Rep?rter
23/03/2006
A arquiteta M?rcia Lanna fala sobre boxes laminados e o gerente de uma vidra?aria, Francisco Ant?nio Coelho, comenta a espessura dos boxes temperados

Veja! Veja!

Quem usa cortina para isolar o chuveiro do restante do espa?o, sabe o trabalho que d? secar o ch?o do lado de fora. Por isso, a maioria das pessoas prefere colocar um boxe com porta.

H? anos, o material mais usado para os boxes era o pl?stico (polipropileno), mais conhecido como acr?lico, apesar de n?o ser de acr?lico. O mais usado atualmente ? o boxe de vidro temperado que, segundo o gerente de uma vidra?aria, Francisco Ant?nio Coelho (foto abaixo), ? mais higi?nico, al?m de mais resistente.

"No acr?lico, o trilho, onde corre a porta, ? fixo e n?o tem como se fazer a higiene ali debaixo. Como sempre fica um v?o entre o trilho e o ch?o, ? certo de criar bicho. Dificilmente, vai encontrar um boxe de acr?lico que n?o tenha um bicho. Sem contar as bact?rias", explica.

Outras desvantagens do tipo acr?lico ? que, com o tempo, a gordura corporal que sai no banho, gruda na borracha que faz a veda??o. O material arranha f?cil e resseca com o tempo. "O ressecamento faz o boxe trincar", diz Francisco.

J? os de vidro temperado s?o quatro vezes mais resistentes que o vidro comum. O aconselh?vel ? que sua espessura seja de 8mm.

Apesar disso, existem vidra?arias que vendem o de 6mm, como uma forma de baratear o metro quadrado do temperado. "Se o cliente pede, explicamos que ele ? mais fr?gil e qual ? a melhor escolha, mas tem gente que quer comprar o de 6mm, mesmo sabendo".

Na decora??o

O padr?o das cores dos vidros temperados s?o o incolor, fum?, verde (foto ao lado) e bronze. O mais caro ? o bronze, seguidos pelo fum? e verde e, por ?ltimo, o incolor.

De acordo com a arquiteta M?rcia Lanna, atualmente o que mais se usa ? o incolor ou, ent?o, os laminados coloridos. "Os laminados t?m uma espessura maior, cerca de 20mm, s?o mais caros e comprados por encomenda. A vantagem ? que possuem uma gama de cores. O vermelho, por exemplo, ? transparente. J? o preto n?o passa luz nenhuma", explica.

Como o laminado ? um vidro mais grosso, o puxador padr?o n?o serve. "A fura??o do laminado realmente ? problem?tica. Por isso ? bom ter um arquiteto vendo o projeto, para a pessoa n?o passar aperto", diz M?rcia. Neste caso, ela manda fazer um parafuso mais comprido.

Na compra do boxe padr?o, os acess?rios tamb?m s?o ? parte, mas o puxador vem no kit junto com as esquadrias, parafusos, dobradi?as e outros materiais.

Pra quem gosta, h? a possibilidade de fazer boxe com vidro jateado, mas Francisco n?o aconselha. "O jato de areia molha e fica manchado".

Quanto a altura, o padr?o de um boxe ? 1,90m, mas M?rcia prefere alinhar com portas, janelas e frisos de azulejos. "? por uma quest?o est?tica mesmo e pra n?o trazer muitas informa?es visuais", afirma.

Nos perfis (esquadrias) que fazem o acabamento do boxe, a cor em alta ? o branco. "Mas quanto menos perfil tiver o boxe, melhor. Hoje em dia, o menos ? mais".

O piso n?o deve ter muito brilho, ser anti-derrapante, mas pouco poroso. "Coloque, tamb?m, ralo cromado sanfonado com tampa para evitar mau cheiro e bichos", aconselha M?rcia (foto ao lado). O azulejo deve ir at? a altura do boxe, j? que a tend?ncia ? n?o azulejar a parede toda. "Se quiser, pode colocar pastilha de vidro 2,5cm x 2,5cm. Pra n?o sujar tanto o rejunte, ? s? passar um selante por cima", indica.

Cuidados

Se seu banheiro ? pequeno, ? prov?vel que seu boxe tenha que ocupar pouco espa?o. Se a largura do boxe for menor ou igual a 1,10m, ? melhor que a porta seja de abrir em vez de correr. "Neste caso, existem dobradi?as autom?ticas que fecham a porta de forma lenta", diz Francisco.

M?rcia lembra que a abertura pode ser pivotante, ou seja, a porta abre com uma largura maior em rela??o ? parede. Quest?o est?tica, mais uma vez. "O cliente quer o diferente do padr?o".

A limpeza dos boxes de vidro deve ser feita regularmente e Francisco recomenda usar flanela e produto espec?fico para vidros. "O sab?o costuma deixar manchas. E a flanela deve ser usada somente com esse fim, porque o vidro pode arranhar". Assim que terminar o banho, jogue ?gua para retirar os respingos de sab?o. Nos boxes de pl?stico, usar somente buchas de espuma.