Beleza e conforto ?s suas m?os As almofadas comp?em bem ambientes como quartos,
salas e ?reas externas deixando sua casa mais bonita

S?lvia Zoche
Rep?rter
22/06/2006
Clique no ?cone ao lado e veja algumas fotos de lindas almofadas que voc? pode colocar em sua casa. Modelos que o gerente de uma loja de artigos de decora??o, Bruno Leandro, nos mostrou com exclusividade

Veja!


Qual a utilidade das almofadas? ?s vezes, a impress?o que se tem ? que elas s? servem para voc? tir?-las do lugar onde vai se sentar, ou seja, para atrapalhar.

Na verdade, isso seria uma injusti?a. A almofada possui alguns tipos de usos. O primeiro ? para enfeitar mesmo, mais decorativo. O segundo ? para se encostar na hora de ler um livro ou assistir ? televis?o no quarto. O outro ? para sentar-se tanto no ch?o quanto em cadeiras mais duras como as de madeira, alum?nio... Existe, tamb?m, a op??o de us?-la sobre o colo para apoio de revista.

As mais bordadas, com mais detalhes - percebe-se at? que s?o mais delicadas - t?m como objetivo decorar. Portanto, ao chegar em uma casa em que o sof? est? enfeitado com tais almofadas, n?o encoste nelas. A recomenda??o do gerente de uma loja de artigos de decora??o, Bruno Leandro, ? trocar a almofada de lugar. "Coloque do seu lado, mas n?o assente. J? pensou estragar a almofada?", diz.

Ele d? uma dica para distribuir as almofadas: se tiver dois sof?s em sua casa, um de dois e outro de tr?s lugares, coloque uma manta sobre um deles e tr?s almofadas no outro.

Se o estilo de sua decora??o ? mais cl?ssica, Bruno indica usar almofadas de seda misturadas com as de tecido r?stico, como as de chenille. "Com tecidos diferentes e cores em harmonia, ? poss?vel montar um ambiente bem legal. Os tons past?is remetem ao cl?ssico. Inclusive, as cores acobreadas tem sa?do bastante".

As estampas imitando pele de animais, como on?a, cobra, tigre tamb?m s?o bastante procuradas. Para equilibrar o ambiente, misture as estampas com almofadas de cores lisas. "Hoje em dia, n?o h? necessidade ter as mesmas cores da almofada com sof?, manta... S?o gostos particulares. Eu n?o padronizo, mas procuro dar harmonia ao local", explica. Estampas com grandes florais s?o ?timas para ambientes externos e fazem sucesso. "Elas vem com o tecido empermeabilizado", conta Bruno.

Em ambientes mais joviais, quartos de adolescentes e de crian?as, a combina??o de cores c?tricas cai bem em tecido jacar, fuxico, pel?cias; em formatos diferentes, como de flor, cora??o...

Os tamanhos variam de acordo com o local que as almofadas ser?o colocadas. Na cama e no sof?, elas pode ser de 40cmx40cm at? 50cmx50cm. Se ficarem no ch?o, podem ser no tamanho de 70cmx70cm. Os tamanhos menores podem ser colocados sobre puffs.

Na cama a disposi??o pode ser mais na vertical, a frente dos travesseiros ou em cima deles. "Eu costumo usar em cima dos travesseiros. Fica muito bonito".

A limpeza deste acess?rio ? um ponto important?ssimo. Afinal, ele acumula poeira assim como o sof?. Portanto, passe um aspirador de p? com freq??ncia nas almofadas e lave a capa de 15 em 15 dias. J? o enchimento, normalmente, ? de fibras de silicone. "Esta fibra ? antial?rgica e tem uma durabilidade maior do que os flocos de espuma. Al?m disso, a fibra ? inteira, mais confort?vel e deixa a almofada com o aspecto visual mais bonito. ? uma fibra que se usa em travesseiros tamb?m", diz Bruno.

Para sentar-se em cadeiras feitas de madeira, alum?nio ou outro material que precisa de maciez, s?o indicadas almofadas futon (foto acima, ? direita), que possuem v?rios bot?es. "? um estilo indiano, sempre no mesmo modelo, mas podendo variar o tecido". J? as almofadas que v?o ao ch?o, n?o necessariamente precisam ser no formato futon.

Mas os bot?es ?nicos em uma almofada podem ser somente para enfeites, como os da foto acima. Fica um charme, deixando o ambiente sofisticado. Caso tenha d?vidas sobre como combinar as cores, os tecidos, pe?a aux?lio a um profissional. "Tem gente que traz at? a foto do ambiente para eu ajudar na escolha", afirma Bruno.