• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Conforto e beleza na cama Um belo jogo de cama, de boa qualidade, complementa a decoração de um quarto

    Sílvia Zoche
    Repórter
    06/11/2006

    Você usa o jogo de cama com lençol, colcha ou edredon, travesseiros, almofadas e até xales para complementar a decoração de seu quarto?

    Veja!

    Foto de uma cama arrumada com almofadas e cobre-leito Decorar o quarto com um belo quadro, cortinas ou persianas, luminária, tapete, puff, almofadas é uma forma de deixá-lo com seu estilo, de uma forma aconchegante... Desde que a arrumação de sua cama também esteja de acordo. E isto não quer dizer somente um lençol e colcha bem esticados.

    A cama é o móvel principal deste ambiente e, portanto, o foco da atenção. "A decoração do quarto some se não existir harmonia como um todo", diz a artista plástica e decoradora Guilhermina Geara.

    No mercado, há uma vasta linha de produtos para compor um jogo de cama decorativo, capaz de deixar qualquer um com pena de deitar e desmanchar a arrumação. Um exemplo é o kit de lençol, virol, fronhas, capa de travesseiro, capa de almofadas e um cobre-leito, tudo combinando.

    "Cobre-leito é uma espécie de edredon, só que mais fino, para ser usado em dias não tão frios, e que dá um caimento melhor que o edredon mais pesado", explica o gerente de uma loja de produtos de decoração, Bruno Leandro. A dica é esticar bem o lençol, colocar o virol (outro tipo de lençol que fica por cima), e depois o edredon. Dobre a parte do virol por cima do edredon. Com os travesseiros forrados, coloque um sobre o outro ou, então, deixe-os recostados na cabeceira.

    Foto das almofadas e travesseiros sobre a cama Foto das almofadas e travesseiros sobre a cama Foto das almofadas e travesseiros sobre a cama

    "Tem gente que gosta de tudo muito certinho, são mais perfeccionistas e preferem sobrepor as almofadas nos travesseiros. Outros fazem o estilo mais arrojado e espalha as almofadas pela cama", comenta a gerente de uma outra loja de decoração e roupas de cama, Leila Cristina Lucas.

    Os homens também são exigentes, gostam de escolher jogos de cama de boa qualidade, segundo Leila. "Eles sabem que não é só beleza. Eles sabem que para ter conforto é preciso ter qualidade do toque do tecido". Ainda assim, para Leandro, eles ainda pedem mais opinião que a mulher sobre o que levar, se estiverem sozinhos. "Ou vêm acompanhados da namorada, da esposa", diz.

    Foto de cama com lençol de temas infantis Foto de uma cama de casal com travesseiros e almofadas enfeitando Foto de cama com lençol de temas infantis

    Pra quem acha que só os adultos gostam de escolher a roupa de cama, fique sabendo que a palavra final nos quartos com decoração infantil realmente são dos "pequenos". "As crianças participam e sabem o que querem", diz Leila. Bruno comenta que as estampas são de personagens de desenhos animados que estão em voga. "Costuma a mãe vir sozinha comprar ficar em dúvida e ter que buscar a criança para decidir o que levar", conta.

    Tecidos e cores

    Almofadas e travesseiros recostados na cabeceira da cama As cores vão depender do gosto de cada um. "Pode ser usado, por exemplo, uma tapete e cortina mais básicos e ousar nas cores do jogo de cama. Ou uma uma colcha mais simples e trabalha mais a cortina, com bordados. Mas tudo em harmonia sempre", destaca Guilhermina.

    Quem gosta de exclusividade, pode encomendar roupas de cama de acordo com o tamanho desejado, com o tecido escolhido, na cor que quiser, pedir algum tipo de bordado e outros detalhes que desejar. "Para a cliente, a sensação de exclusividade é muito gostosa", diz Leila.

    As possibilidades são muitas e variam de acordo com o estilo do cliente. O primeiro passo de Guilhermina é entrevistar a pessoa e conhecer sua personalidade e parte para conhecer o ambiente e colocar o que foi pedido em prática. "Ela pode querer mudar tudo e, às vezes, ela quer só revitalizar o quarto", diz.

    Travesseiros na cabeceira e almofadas no fim da cama "Uma cliente escolheu um tecido com listras de várias cores para fazer a cortina e escolheu outros dois tecidos de uma das cores da listra para fazer o edredon e assim combinar", conta Leandro.

    Para quem possui um edredon, é possível variar as cores com forros próprios, como se fosse o próprio lençol, como indica Guilhermina.

    Entre os tecidos mais procurados, existem o misto (50% poliéster e 50% algodão), o 100% algodão, a malha e o percal de vários fios. A malha é um tecido muito procurado, tanto nos lençóis quanto nos edredons, por ser mais leve e confortável.

    Quanto maior o número de fios da malha e do percal, maior a sua nobreza e, por conseqüência, mais caro. Leila explica que acima de 180 fios, o toque se torna mais macio e evita o surgimento de "bolinhas", porque os fios não arrebentam.

    A criatividade na hora de compor o ambiente conta bastante Para quem não possui esta habilidade tão aguçada, pode e deve pedir opinião aos vendedores, arquitetos, decoradores e designers de interiores. Tudo pela composição e beleza de um quarto para um resultado aconchegante para os olhos e o restante do corpo.

    Enquete

    Você usa o jogo de cama com lençol, colcha ou edredon, travesseiros, almofadas e até xales para complementar a decoração?
        Sim. Uma cama bem arrumada e combinando com o restante do quarto compõe bem a decoração
        De vez em quando
        Não, mas gostaria de arrumar desta forma
        Não vejo necessidade alguma
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do ACESSA.com.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.