Telas sem moldura Para quem deseja mudar o visual da casa ou do escrit?rio, sem fazer nenhuma reforma arquitet?nica

S?lvia Zoche
Rep?rter
02/01/2007
Para algumas pessoas, possuir um quadro em casa ? algo essencial para uma bela decora??o. Clique e participe da enquete. Em quais locais da casa um quadro ? bem-vindo?

Veja!

Vaso murano em diversas cores Planos e mais planos de mudan?a. ? o que normalmente acontece com as pessoas quando um novo ano come?a. E algumas vezes, d? uma vontade de renovar a casa, reformar, quebrar uma parede, mudar um c?modo de lugar ou at? comprar uma resid?ncia nova. Tudo para renovar os ares.

Mas n?o ? preciso tomar atitudes dr?sticas para deixar um ou mais ambientes com a "cara" que voc? deseja. ? poss?vel inovar com almofadas, vasos muranos, vitrais, tapetes, entre tantos outros objetos.

Outra dica ? usar as paredes de sua casa a seu favor, sem precisar derrub?-la. A dica ? colocar um quadro que componha bem o lugar. Isso vale tamb?m para o local de trabalho, como consult?rios.

E pode ter certeza que o visual vai mudar... sem esquecer o bom senso, como lembra o gerente de uma loja de decora??o, Bruno Leandro. Mesmo que a primeira vista as pessoas n?o saibam dizer o que ?, ? bem prov?vel que elas sintam uma mudan?a - mas o importante ? que o dono do ambiente consiga o resultado desejado.

Em alta

Pinturas abstratas, florais, vasos, pop art s?o alguns dos modelos que Bruno escolhe para vender na loja depois de participar de feiras em S?o Paulo, Blumenau e outras cidades do pa?s. "Visito e pesquiso, at? mesmo para fugir da concorr?ncia", diz Bruno, que troca logo de fornecedor quando percebe que outras lojas de Juiz de Fora est?o com o mesmo produto.

Vaso murano em diversas cores Vaso de cristal com tulipas em diversas cores Vaso murano incolor com listras pretas

Atualmente, as obras s?o produzidas por v?rios artistas de uma cooperativa que come?ou no Cear?. "J? tem um ano que compro deles e estou pensando em outras possibilidades, para mudar o estilo de quadros", revela Bruno.

A tend?ncia das cores ? oscilar entre o terra, marrom, tabaco, verde, preto e branco. "? o que tenho percebido. S?o cores mais f?ceis de combinar com os estofados e outros m?veis da casa". Mas isso n?o impede que cores mais vivas estejam na cartela de cores dos pintores.

E a cria??o vai al?m da tinta. Os artistas aproveitam outros materiais para incrementar, como cordas, peda?os de madeira, texturas diferentes em alto relevo, argolas, sobreposi??o de telas ou telas vazadas.

Vaso murano em diversas cores Vaso murano em diversas cores Vaso murano em diversas cores

Quem gosta de artistas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, James Dean podem encontr?-los em telas pop art (as quatro fotos abaixo). "Vi em uma revista um hall com um quadro do tamanho da parede. Pode ser colocada uma ilumina??o." Neste caso, a luz deve ser dicr?ica para real?ar a tela durante a noite.

Vaso murano em diversas cores Como s?o bem coloridas, uma boa pedida ? decorar quarto de crian?as e adolescentes. H? pinturas de super her?is, como Homem Aranha e Super Man.

Quanto ao tamanho, isso vai depender do espa?o do c?modo. Na sala de Bruno, ele colocou uma tela acima do sof?, que ? mostarda. Na parede ? frente, ele decorou com outro quadro, pr?ximo a mesa de jantar de cor tabaco. "O quadro acima da mesa tem tabaco e branco. O que est? acima do sof? tem mostarda e tabaco. S?o telas diferentes, mas que se complementam nas cores".

Tr?s vasos muranos em diversas cores Vaso em vidro em branco e rosa leitosos Dois vasos muranos junto a ta?as e pratos

Quanto a posi??o, somente os abstratos possibilitam a varia??o na horizontal e na vertical. Quadros verticais duplos, podem ficar alinhados na mesma altura ou n?o. O aparador em corredores pode ganhar novos ares com uma tela em vez do tradicional espelho.

H? quem goste de quadros at? no banheiro, mas Bruno n?o aconselha, devido a umidade. J? na ?rea de lazer, protegido das intemp?ries do tempo, as telas ficam um charme. "Os quadros comp?em bem um ambiente", enfatiza.

Enquete
Em quais locais da casa um quadro ? bem-vindo na decora??o?
      Somente em quarto e sala
      Em todas as ?reas da casa
      Em poucas ?reas da casa
      N?o gosto de quadros
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com