Mesa de centro Uso tapete? Tenho espa?o para ela? Quais as tend?ncias?
Tire essas e outras d?vidas sobre o uso da mesa de centro

Fernanda Leonel
Rep?rter
10/06/2007

Elas nunca sa?ram de moda e est?o sempre em constante transforma??o. As mesas de centro, composi??o ideal para a decora??o da sua sala de estar ou de TV, est?o cada vez mais charmosas e cheias de estilo para combinar com o ambiente que voc? pretende criar.

E se engana quem pensa que mesa de centro ? coisa para quem tem espa?o dentro de casa. A gerente de uma loja de decora??o de Juiz de Fora, Telma de Oliveira (no v?deo ao lado), explica que a propor??o e o aproveitamento de espa?o ? o grande segredo na hora de montar uma sala.

Sem medo: se voc? tem um espa?o menor, vai por exemplo, trabalhar a sua decora??o com um sof? menor e uma mesa de centro menos not?vel. Ou ent?o, fazer acontecer com uma mesa maior, sabendo que seu espa?o para objetos de sentar ficou bem mais reduzido.

N?o hesite em ousar desta dica, porque em se tratando de tamanho, n?o h? tend?ncia mais ou menos indicada. O tamanho e o comprimento da mesa fica mesmo ao gosto do fregu?s. Mas se voc? quiser uma dica um pouco mais matem?tica, saiba que ? preciso deixar pelo menos uns 60 cent?metros entre o p? da mesa e seu sof?.

mesa de centro rente ao ch?o (Quase) o mesmo vale para a altura. Como destaca Telma, as novas cole?es trazem mesas mais baixas, quase rentes ao ch?o, mas isso n?o quer dizer que sejam obrigat?rias em todo ambiente fashion.

"Para quem busca usualidade em uma sala de estar, por exemplo, as mesas um pouco mais altas podem ser mais indicadas, por servirem para que o dono da casa possa desenvolver outras atividades nela tamb?m", complementa.

Materiais, tapetes, arranjos e outras d?vidas

H? materiais que tamb?m est?o mais em alta. O preto e o branco, ao estilo laca, voltaram com tudo. Principalmente os que possuem algum tipo de brilho. Segundo a gerente, o vidro e o metal n?o ca?ram, mas se renderam ? novidade. Isso porque n?o fica dif?cil encontrar mesas de vidro pretas e brancas (brancas mesmo, pessoal, n?o transparente!).

mesa de laca mesa de centro de vidro preto

As de vidro transparente s?o mais indicadas para quem quer dar uma sensa??o de espa?o no ambiente. Ali?s, quando o assunto ? espa?o, h? outra d?vida que precisa ser esclarecida: o tamanho do tapete que pode ficar embaixo da mesa.

mesa de centro de vidro transparente mesa de centro de vidro transparente

"A mesa de centro tem que ser menor que o tapete, e nunca mesmo pode ser do mesmo tamanho que ele. No mais, as diversas op?es, dependem do que o cliente pretende. O tapete pode ficar entre o sof? e a mesa, assim como pode passar uns 20 cent?metros abaixo dele", explica Telma.

E se pintar uma d?vida tamb?m sobre o que colocar em cima da mesa, a regra ? simples. Aposte no equil?brio do tamanho dos objetos. Arranjos mais altos, devem vir seguidos de outros que contraponham o primeiro. E lembre-se de que quanto mais alta a mesa, menos voc? vai poder abusar do que fica em cima.

mesa de centro de vidro transparente mesa de centro de vidro transparente