Lustres Decore com o charme da iluminação. Saiba em que tipos de ambientes são
adequados e qual o mais indicado para sua casa

Fernanda Leonel
Repórter
10/08/2007

Eles sobreviveram mesmo com a onda dos tetos rebaixados e da iluminação calculada e em pontos. Os lustres, independente do estilo, continuam em alta e cada vez mais ousados.

Jogue fora aquele "globo" velho se você quer estar em dia com a moda! Toda casa, por mais simples que seja, cabe um toque de decoração vindo da iluminação.

Isso quer dizer não só que eles estão acessíveis aos bolsos "magros" e "gordos", como também, que cada vez mais, combinam com diferentes ambientes.

Engana-se quem pensa que só casa de "pompa" merece uma lustre. Ou então que para realizar aquele sonho de colocar o lustre de cristal na sala é preciso remodelar todos os móveis para combinar com o clássico do modelo.

De acordo com Neide Lawall, que trabalha no ramo há mais de 20 anos, essa idéia de tudo "combinadinho" já passou. Nada impede que uma mesa moderna, de acrílico, por exemplo, faça parte do mesmo ambiente de um lustre clássico.

Aliás, as próprias peças estão mesclando materiais e formas. "Os lustres de cristal voltaram com tudo, mas estão com uma nova releitura. O material considerado chique, acaba ganhando formas mais modernas", explica Neide.



lustres com cristal vermelho lustre com cristal preto

Os cristais também ganharam cores. E seguem a mesma (não) regra já citada. Não precisam combinar com cores de tapetes, arranjos de cima da mesa. Pelo menos, não necessariamente, porque se essa opção for o palpite de quem monta a casa, também não há problema em brincar com os detalhes.

lustres com cristal vermelho lustre com cristal preto
Tirando dúvidas

Na hora de comprar seu lustre, não esqueça de lembrar do espaço que você tem disponível em casa. O tamanho do acessório de iluminação deve ser diretamente proporcional. Ou seja, nada de escolher aquele modelo cheio de penduricalhos se a sua sala é pequena.

lustres de cristais e formatos diferentes lustres de cristais e formatos diferentes

Essa dica aliás, explica outra. Para cômodos como quartos, corredores e banheiros, que tendem a ser os menores da casa, a iluminação indicada é o do tipo plafon - aquelas luminárias que ficam mais coladas no teto.

foto de plafon foto de plafon
"Hoje em dia dá pra criar muito em cima de qualquer plafon. Eles são variados e os clientes podem contar com uma infinidade de opções", diz Neide.

lustres de cristais compridos lustre comprido

Para quem gostou daquele lustre mais comprido na loja, a dica é que ele seja usado em posições acima de mesas. E a altura mínima que ele deve ficar do móvel é de, aproximadamente, um metro.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.