Limpeza de pedras Aprenda truques f?ceis e baratos para limpar pedras ornamentais,
antes que elas precisem de uma restaura??o

S?lvia Zoche
Rep?rter
08/10/2005

Se o m?rmore da sua casa j? est? amarelado ou o granito manchado e quanto mais voc? esfrega pior fica, saiba que existe uma solu??o: voc? pode fazer uma restaura??o, em pedras j? velhas, sem brilho e com manchas, atrav?s de uma m?quina especial para deix?-las novinhas novamente. Lojas especializadas em pedras ornamentais podem fazer este servi?o.

Mas se voc? acabou de comprar uma pedra (granito, ard?sia, m?rmore...) e ela ainda n?o sofreu os danos do mau uso, ? melhor voc? saber como limp?-las (com certeza, ? mais barato), antes que precise gastar mais para isso. Se a pedra est? manchada, provavelmente, foi porque voc? n?o usou os produtos certos. Alvejantes, sapon?ceos, escovas, palha de a?o, ?lcool, sab?o de coco, s?o proibidos! Al?m de retirar o brilho da pedra, este tipo de limpeza abre caminho para sujeira se instalar.

Como diz a diretora de uma empresa de pedras, Neus?ngela Ribeiro: "a pedra pode ser comparada a pele humana. Imagine voc? ficar passando ?lcool na sua pele todos os dias o estrago que n?o vai ser. A pedra tamb?m tem poros como nossa pele e precisa de cuidados", avisa.

Os sapon?ceos, por exemplo, que s?o usados para limpar e deixar branco, tiram a prote??o do m?rmore. Sem essa camada protetora, a sujeira come?a a acumular.


Anote truques para limpar pedras ornamentais

Pode parecer incr?vel, mas para limpar pedras ornamentais use somente sab?o neutro, ?gua e esponja sem abrasivo. Para limpar o ch?o, rodo com borracha envolvido por pano de ch?o. Ou ainda rodos com esponja. Veja nas fotos acima: limpe sempre com a esponja do lado liso, como na segunda foto.

Para que a durabilidade da pedra seja maior (Acredite! Com uma manuten??o correta, a pedra pode durar 200 anos) passe um impermeabilizante nelas. S? que nada de passar ceras naturais e resina. "Este tipo de produto n?o permite que a troca de vapores do ambiente com a pedra", alerta Neus?ngela. Lembre-se que pedras dilatam com mudan?as de temperatura.

Existem produtos no mercado especiais para pedras. Ao cair qualquer l?quido sobre ela, por estar impermeabilizada, n?o haver? absor??o, portanto, nada de manchas. Mas Neus?ngela recomenda que a pessoa enxugue a pedra, no m?ximo, at? tr?s horas. "O impermeabilizante d? um prazo para limpeza, mas n?o protege a pedra a ponto de n?o ter que limp?-la", diz.


Depois de impermeabilizar, pode-se passar um cera especial para granito. Mas ? especial, uma cera pr?pria para a pedra. Como j? foi dito acima: "Nada de passar ceras naturais e resina".




Para limpar pedras com seixos rolados, muito usados em jardins, Neus?ngela diz que as coloca de molho na ?gua, simplesmente, sem sab?o.



A ard?sia, no quesito limpeza, ? a exce??o das pedras. "Nossa, essa pedra ? muito f?cil de limpar e aceita qualquer produto, qualquer cera... N?o mancha, adoro esta pedra. Pena que n?o ? t?o valorizada", diz.


Leia mais:

  • Pedras ornamentais: Uso de pedras em paredes, bancadas e pisos exige cuidado p?s-obra imediato e de manuten??o