• Assinantes
  • Autenticação
  • Insetos, nem pensar! Ficar livre dos insetos é difícil, mas é possível controlar
    e prevenir o avanço deles em sua casa

    Sílvia Zoche
    Repórter
    02/05/2006

    Clique no ícone ao lado e mande sua dúvida. Se tiver alguma dica de como eliminar insetos também envie para nós.

    Opine!


    Mesmo que a limpeza seja o seu objetivo, não tem como escapar! Há dias em que as formigas resolvem passear em sua cozinha, uma mosca doméstica insiste em chegar na hora da refeição e a asquerosa barata, certo dia, resolve dar o ar da (des)graça. E você se pergunta como isso pôde acontecer, se tudo parece um "brinco" em sua residência. Uma das possibilidades é que sua moradia seja vizinha de um terreno baldio ou logo em frente tenha um bueiro.

    A dica do químico responsável por uma empresa de desinsetização, Wander Luiz Furiatti, é capinar os matagais e deixá-los longe cerca de dois metros. "Isso ajuda a afastar os insetos", diz. Quanto aos bueiros, empresas de desinsetização podem fazer a limpeza com máquinas que sopram inseticida nas tubulações. Mas ele avisa que é paleativo e que sempre "vai voltar".

    Mas não é preciso desespero. Wander lembra que higiene é crucial. Para evitar moscas, é só manter o lixo bem fechado; não deixar restos de comida, porque atrai tanto formigas quanto baratas. Aliás, baratas gostam de lugares úmidos e quentes.

    De preferência, mantenha o ralo fechado. "Elas podem pegar um caminho alternativo e sair pela pia, caso haja algum problema no esgoto", avisa o químico. Entulhos e locais com mofo são ótimos esconderijos. "Parte de mofo é terrível para atrair fomigas. Elas se reproduzem em locais assim".

    Traças
    A traça adora locais úmidos e frios, por isso obras recentes e paredes recém pintadas atraem este inseto. "Quando ela já saiu do casulo, ela morre facilmente com a desinsetização. Mas no casulo, ela fica mais resistente", diz. Neste caso, somente se atingir diretamente o casulo com inseticida.

    Mosquitos
    Os mosquitos gostam de "atacar" ao anoitecer, portanto, feche as janelas a partir de 17h30. Para quem não mora em centros urbanos, a dica é colocar uma luz mais distante da casa, assim estes insetos vão ficar mais distantes também. Para dar um basta no mosquito de banheiro, a solução é jogar desinfetante ou água sanitária no ralo. "Costuma ter larvas também embaixo de boxes".

    Formigas
    Quanto às formigas, existe no mercado uma isca em gel, que é só passar na trilha delas. "Se for formiga sugadora, ela vai levar o veneno para o formigueiro", conta Wander. Outra dica é colocar desinfetante ou detergente - pode ser com uma seringa sem agulha, somente para esta finalidade - nos locais de onde elas saem. Mas tem que ser com freqüência.

    Aranha
    A aranha vem pela presença de insetos na casa e a sugestão é não tentar eliminar as lagartixas. "Elas ajudam na eliminação dos insetos", afirma.

    Aliado da limpeza
    Engana-se quem pensa que desinsetetização é para acabar com insetos que já infestaram o local. Segundo Wander, controlar as pragas depois que elas tomam conta fica muito mais complicado.

    A duração do inseticida, para quem aplica profissionalmente, é de três meses, mas em residências, pode-se fazer de seis em seis meses, já que a proliferação dos insetos não é grande como em comércio. "No comércio, há a necessidade de ser de três em três meses. Os restaurantes chegam a desinsetizar mensalmente. É que o inseticida não resiste a água e sabão", explica.

    Quem acha melhor comprar o inseticida no mercado e aplicar por conta própria, pode pensar que está fazendo melhor negócio. "Ele é mais diluído, mas a pessoa aplica o produto toda hora que vê um inseto. Ele acaba usando mais produto do que se tivesse mandado desinsetizar", comenta.

    A aplicação dos produtos é rápida. Dependendo da casa, em meia hora é possível a equipe desinsetizar o local. Em duas horas, a família pode voltar para casa. É que depois de seco, o inseticida não faz mal algum. Para quem é alérgico, é possível usar o produto inodoro, mas o resultado não é o mesmo. "O inseticida com cheiro desaloja o inseto. O sem cheiro só mata se o inseto sair do local e tiver contato com o produto. A pessoa pode ver baratas correndo por três dias em casa por este motivo", diz.

    O processo de desinsetização para formigas, moscas e pernilongos só funciona durante as duas primeiras horas. "Os que estiverem presentes na hora que jogamos o inseticida morrem, mas o que chegam depois não".

    Além da limpeza, Wander reforça "não tenham medo de descartar objetos que não são necessários".

    Participe!
    Se quiser contribuir com truques especiais ou tem alguma dúvida e quer que algum de nossos internautas respondam, envie um e-mail para redacao@acessa.com com seu nome completo, que acrescentaremos na matéria!

    O que fazer para extinguir as formigonas que insistem em visitar minha cozinha à noite?

    *Quem souber responder o internauta, envie um email para redacao@acessa.com, vamos publicar a sua dica aqui!

    Leia mais:

  • Guerra aos cupins!
  • A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720