Insetos, nem pensar! Ficar livre dos insetos ? dif?cil, mas ? poss?vel controlar
e prevenir o avan?o deles em sua casa

S?lvia Zoche
Rep?rter
02/05/2006

Clique no ?cone ao lado e mande sua d?vida. Se tiver alguma dica de como eliminar insetos tamb?m envie para n?s.

Opine!


Mesmo que a limpeza seja o seu objetivo, n?o tem como escapar! H? dias em que as formigas resolvem passear em sua cozinha, uma mosca dom?stica insiste em chegar na hora da refei??o e a asquerosa barata, certo dia, resolve dar o ar da (des)gra?a. E voc? se pergunta como isso p?de acontecer, se tudo parece um "brinco" em sua resid?ncia. Uma das possibilidades ? que sua moradia seja vizinha de um terreno baldio ou logo em frente tenha um bueiro.

A dica do qu?mico respons?vel por uma empresa de desinsetiza??o, Wander Luiz Furiatti, ? capinar os matagais e deix?-los longe cerca de dois metros. "Isso ajuda a afastar os insetos", diz. Quanto aos bueiros, empresas de desinsetiza??o podem fazer a limpeza com m?quinas que sopram inseticida nas tubula?es. Mas ele avisa que ? paleativo e que sempre "vai voltar".

Mas n?o ? preciso desespero. Wander lembra que higiene ? crucial. Para evitar moscas, ? s? manter o lixo bem fechado; n?o deixar restos de comida, porque atrai tanto formigas quanto baratas. Ali?s, baratas gostam de lugares ?midos e quentes.

De prefer?ncia, mantenha o ralo fechado. "Elas podem pegar um caminho alternativo e sair pela pia, caso haja algum problema no esgoto", avisa o qu?mico. Entulhos e locais com mofo s?o ?timos esconderijos. "Parte de mofo ? terr?vel para atrair fomigas. Elas se reproduzem em locais assim".

Tra?as
A tra?a adora locais ?midos e frios, por isso obras recentes e paredes rec?m pintadas atraem este inseto. "Quando ela j? saiu do casulo, ela morre facilmente com a desinsetiza??o. Mas no casulo, ela fica mais resistente", diz. Neste caso, somente se atingir diretamente o casulo com inseticida.

Mosquitos
Os mosquitos gostam de "atacar" ao anoitecer, portanto, feche as janelas a partir de 17h30. Para quem n?o mora em centros urbanos, a dica ? colocar uma luz mais distante da casa, assim estes insetos v?o ficar mais distantes tamb?m. Para dar um basta no mosquito de banheiro, a solu??o ? jogar desinfetante ou ?gua sanit?ria no ralo. "Costuma ter larvas tamb?m embaixo de boxes".

Formigas
Quanto ?s formigas, existe no mercado uma isca em gel, que ? s? passar na trilha delas. "Se for formiga sugadora, ela vai levar o veneno para o formigueiro", conta Wander. Outra dica ? colocar desinfetante ou detergente - pode ser com uma seringa sem agulha, somente para esta finalidade - nos locais de onde elas saem. Mas tem que ser com freq??ncia.

Aranha
A aranha vem pela presen?a de insetos na casa e a sugest?o ? n?o tentar eliminar as lagartixas. "Elas ajudam na elimina??o dos insetos", afirma.

Aliado da limpeza
Engana-se quem pensa que desinsetetiza??o ? para acabar com insetos que j? infestaram o local. Segundo Wander, controlar as pragas depois que elas tomam conta fica muito mais complicado.

A dura??o do inseticida, para quem aplica profissionalmente, ? de tr?s meses, mas em resid?ncias, pode-se fazer de seis em seis meses, j? que a prolifera??o dos insetos n?o ? grande como em com?rcio. "No com?rcio, h? a necessidade de ser de tr?s em tr?s meses. Os restaurantes chegam a desinsetizar mensalmente. ? que o inseticida n?o resiste a ?gua e sab?o", explica.

Quem acha melhor comprar o inseticida no mercado e aplicar por conta pr?pria, pode pensar que est? fazendo melhor neg?cio. "Ele ? mais dilu?do, mas a pessoa aplica o produto toda hora que v? um inseto. Ele acaba usando mais produto do que se tivesse mandado desinsetizar", comenta.

A aplica??o dos produtos ? r?pida. Dependendo da casa, em meia hora ? poss?vel a equipe desinsetizar o local. Em duas horas, a fam?lia pode voltar para casa. ? que depois de seco, o inseticida n?o faz mal algum. Para quem ? al?rgico, ? poss?vel usar o produto inodoro, mas o resultado n?o ? o mesmo. "O inseticida com cheiro desaloja o inseto. O sem cheiro s? mata se o inseto sair do local e tiver contato com o produto. A pessoa pode ver baratas correndo por tr?s dias em casa por este motivo", diz.

O processo de desinsetiza??o para formigas, moscas e pernilongos s? funciona durante as duas primeiras horas. "Os que estiverem presentes na hora que jogamos o inseticida morrem, mas o que chegam depois n?o".

Al?m da limpeza, Wander refor?a "n?o tenham medo de descartar objetos que n?o s?o necess?rios".

Participe!
Se quiser contribuir com truques especiais ou tem alguma d?vida e quer que algum de nossos internautas respondam, envie um e-mail para redacao@acessa.com com seu nome completo, que acrescentaremos na mat?ria!

O que fazer para extinguir as formigonas que insistem em visitar minha cozinha ? noite?

*Quem souber responder o internauta, envie um email para redacao@acessa.com, vamos publicar a sua dica aqui!

Leia mais:

  • Guerra aos cupins!