• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Cuide da natureza de sua casa Dicas de irrigação, poda, plantas para interior e exterior

    Sílvia Zoche
    Repórter
    02/05/2006

    Clique no ícone ao lado e envie sua dica de como deixar a planta mais bonita. Use exemplos de plantas que já cultivou. Participe!

    Opine!


    Ter plantas em casa, para algumas pessoas, é essencial para dar vida ao ambiente, seja no jardim ou no interior. Outras também adoram, mas não conseguem mantê-las viçosas ou nem mesmo com vida. Mas com a chegada da Feira de Holambra em Juiz de Fora, pelo quarto ano consecutivo, muita gente resolveu passar pelo Parque Halfeld e comprar uma plantinha, mesmo que não tenha a mínima idéia de como cuidar.

    Na própria feira, existe uma pessoa que sabe sobre plantas e pode tirar suas dúvidas. Marcos José de Oliveira, revendedor atacadistas das plantas pelo Brasil, sabe muita coisa e está lá a disposição. Melhor que isso. Como poderia ser muito solicitado, em cada planta, há uma placa com explicação sobre luminosidade, irrigação, temperatura, entre outras coisas. Como nem todo mundo vai à feira, Marcos passou alguns truques básicos para você cuidar bem de suas plantas.

    Conselhos de quem sabe
    Ao adquirir ou ganhar uma planta em vaso - seja folhagem ou flor - preste atenção no tamanho delas. As de porte maior, como a folhagem camila, precisa ser trocada depois de dois anos para um vaso maior. "Ela fica bem grande e a pessoa tem que trocar de vaso", diz Marcos.

    camila comigo-ninguém-pode

    Mesmo que não tenha necessidade de mudança de vaso, mas você quer, a dica é a seguinte. "Pegue terra vegetal ou terra adubada e misture com a do vaso e apronte no local que for colocar. Só a orquídea é que precisa de pedra embaixo do vaso, antes de colocar a terra, para drenar e não acumular água na raiz", explica.

    Atenção com as plantas de ambiente externo. Elas vão sentir diferença de ambiente, devido as incidências diretas do sol, mas depois elas acostumam. "Ela fica murcha, algumas folhas caem, mas é normal. Só que a pessoa vai ter que regar três vezes por dia, até ela se adapte. Aí, é só regar duas vezes por semana".

    Crisântemo Lírio orange

    E por falar em água, a irrigação é um ponto importante. A maioria das plantas de interior devem ser umedecidas de três em três dias - sem encharcar. A orquídea está entre as exceções e deve receber água de sete em sete dias. Já as da área externa, podem ser regadas duas vezes por semana.

    A adubação, Marcos recomenda fazê-la de três em três meses para as folhagens. "Pode ser qualquer adubo". No caso das flores, existem adubos específicos que, segundo Marcos, é possível se informar nas floriculturas.

    Roseira Laranjinha ornamental

    Quanto a pragas, as lojas de plantas sabem indicar qual o inseticida específico para exterminá-las. Para Marcos, na medida do possível, o melhor é usar remédios caseiros para não danificar. "Se for problema de ácaro branco, a pessoa pode fazer fumo curtido em 1 litro de água e deixar de molho por seis dias. Depois desse tempo, coloca 20ml de álcool e borrifa na planta. Em dois, três dias fica tudo limpo", garante.

    A recomendação de poda é que seja feita depois de agosto e até outubro. Uma podadura que requer mais cuidados é a do bonsai. Esta planta tem que ser adubada com farinha de osso, "o adubo mais completo" e podada de 15 em 15 dias. "A pessoa vai observar o formato que ela quer e cortar bem próximo da folha. Não pode cortar no meio do talo". Outra particularidade. O bonsai deve pegar meio período de luminosidade, mesmo que o dia esteja "nublado ou com chuva". Regue todo dia, mas sem exageros.


    Mais dicas

    Marcos falou sobre a característica de algumas plantas. Ele diz que não existe uma planta específica para cada estação do ano. O certo é que a floração é na primavera, mas há aquelas que florescem o ano inteiro. Há plantas só de sombra, de sol, que se adaptam a umidade do banheiro... Veja alguns exemplos.

  • Florescem o ano inteiro - gérbera, vinca, azaléia, mini ixória e rosa.
  • Plantas para jardineiras - gerânio pendente, mini grevillia, crossandra, petúnia, erica e mini ixória.
  • Plantas somente para interior - palmeira chamaedora, comigo-ninguém-pode, samambaia de todos os tipos, bromélia, begônia, violeta e antúrio..
  • Plantas somente para exterior - palmeira areca bambu, rosa, ixória, sálvia, laranjinha ornamental e poisetia..
  • Plantas para ambientes externo e interno - azaléia, crossandra, lírio orange, impatines e euonymus.
  • Plantas para banheiro - plantas suculentas, como o cactus, que sobrevivem absorvendo a umidade do local. Violetas também podem, desde que haja luminosidade suficiente para ela e menos regas, já que vai absorver a umidade do banheiro.
  • Plantas pendentes clássicas - dinheiro em penca, tostão e hedera.
  • Folhagens coloridas - medalhão e maranta

  • Participe!

    Se quiser contribuir com truques especiais ou tem alguma dúvida e quer que algum de nossos internautas respondam, envie um e-mail para redacao@acessa.com com seu nome completo, que acrescentaremos na matéria!

    Minha dúvida é a mesma que a da Glória. Ganhei uma mudinha plantada de antúrio já faz 1 ano, com adubo e tudo mais e a primeira folhinha só saiu faz 2 meses... mas flor nada!!
    Por favor nos ajudem!!

    Fernanda

    *Quem souber responder a Fernanda, envie um email para redacao@acessa.com. Vamos publicar a sua dica aqui! Gostaria de saber como fazer para desenvolver o anturio, porque o meu só fica nas três folhinhas. Eu tenho das duas cores, rosa e vermelho, mas nem flor dá.

    Gloria

    *Quem souber responder a Gloria, envie um email para redacao@acessa.com. Vamos publicar a sua dica aqui!

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.