Organiza??o impec?vel Dicas da produtora de moda para deixar seu guarda-roupa arrumado sempre

S?lvia Zoche
Rep?rter
05/09/2006


Parece incr?vel. Sua amiga consegue manter o guarda-roupa dela sempre organizado, e voc?, que agenda um dia especialmente para arrumar o seu e deixar tudo alinhado, um "brinco", se surpreende uma semana depois, com muitas coisas fora do lugar.

Talvez ela saiba algumas dicas importantes para conseguir tal "proeza". Detalhes que passam despercebidos, ?s vezes, fazem a diferen?a no momento que se prop?e a ajeitar suas coisas no arm?rio. Primeiro passo: n?o desanime quando abrir as portas de seu guarda-roupa e come?ar a puxar as gavetas. ? essencial ser persistente.

Dando uma geral
Se voc? n?o consegue imaginar seus pertences dentro de um desses modelos novos de guarda-roupa que possuem portas transparentes, porque a desorganiza??o vai ficar a mostra de todos que entrarem em seu quarto. Siga algumas dicas da produtora de moda e e figurinista de curtas-metragem, Tarcila Cajazeiras.

Antes de pensar em retirar tudo do seu arm?rio e ficar louca com tantas pe?as espalhadas pelo quarto, a dica ? retirar por ?reas. Arrume as partes de cima, primeiro. Normalmente, as mulheres costumam colocar as calcinhas e meias na primeira gaveta. Come?a por a?. "Como s?o pe?as pequenas, a gente costuma tirar da gaveta sem olhar e a? come?a a bagun?a", comenta Tarcila.

Coloque as pe?as de mesma cor sobre as outras. "Branca com branca, estampada com estampada...". E n?o h? problema em deixar calcinhas na mesma gaveta das meias. Existem separadores para gavetas, que pode facilitar esta divis?o de cores e prioridades de uso. "Se a pessoa n?o quiser ou n?o puder comprar, ela pode pegar uma cartolina ou um papel?o, passar uma tinta, envernizar pra ficar mais duro e dividir a gaveta", indica.

Separar por cores ? algo imprescind?vel para todas as pe?as, n?o ? s? um h?bito que se v? nas lojas de vestu?rio. Na hora de pendurar as roupas no cabide, da direita para esquerda (ou vice e versa), lembre-se da disposi??o dos l?pis de cor em sua caixa. Siga este mesmo padr?o. "Sempre do mais escuro para o mais claro".

Outro detalhe, al?m das cores, ? pendurar as roupas mais pesadas at? chegar nas mais leves (trench-coat at? uma camisa fina) e das maiores para as menores. E por falar em cabides, procure compr?-los sempre da mesma cor e de um material que n?o v? desfiar a roupa. D? prefer?ncia aos de inox. Os cabides com presilhas s?o aconselh?veis para pendurar cal?as. No caso destas, Tarcila costuma deixar as que mais usa em um local do guarda-roupa mais acess?vel

As blusas de malha, suplex e de seda, Tarcila prefere guardar nas gavetas como rolinhos em vez de dobradas como nas lojas. "Assim n?o marca. Ao dobrar, ficam vincos", justifica. Se tiver espa?o, guarde as cores escuras - preto, azul e marrom - em uma mesma gaveta, assim como as mais claras. "As de tecido ? melhor pendurar mesmo. Dependendo da blusa, d? pra colocar mais de uma blusinha no mesmo cabide", afirma. Para as roupas brancas n?o ficarem amareladas com o tempo, a dica ? coloc?-las dentro de um saco azul. "Os ?caros e fungos ? que deixa a roupa amarelada", explica.

As roupas mais usadas devem ficar em locais de f?cil acesso. Por isso, quando a esta??o muda, guarde as pe?as da esta??o anterior. "Mas como em Juiz de Fora o tempo muda sempre, ? melhor deixar as roupas por perto", aconselha. As roupas de festa coloque em sacos pl?sticos. "S?o roupas finas e precisam de cuidados".

Para os cal?ados, Tarcila recomenda deixar os que s?o mais usados na ?rea de servi?o e os menos usados guardados em saquinhos de tecido. "Tem lugares que vendem aqui na cidade. ? melhor, porque em caixa de sapato pode mofar, juntar fungos...". E antes de guardar, passe um pano ?mido e deixe em um local mais arejado por algumas horas. Os acess?rios a indica??o ? guardar an?is, brincos e pulseiras em caixas para acess?rios. "Se a pessoa quiser, pode pegar uma caixa de sapatos, fazer divis?rias e encapar". Deixe na parte superior das gavetas. "Eu costumo colocar os meus cord?es em cabideiros do guarda-roupa. Fica mais f?cil de encontrar e tamb?m n?o embola", diz.

Roupas de cama, Tarcila aconselha guardar em um local espec?fico para elas. E um detalhe importante. N?o esque?a de usar o bom senso e ter em mente que a disciplina ajuda bastante na hora de manter as coisas em seus devidos lugares.