Larissa Martins Campe? sulamericana, a atleta juizforana de 14 anos sonha alto
e ? promessa de ouro para o futuro na nata??o

Thiago Werneck
Rep?rter
25/09/2007
Em arquivo

Chegar a disputar uma Olimp?ada e Jogos Panamericanos. Esse ? o sonho da juizforana de 14 anos, Larissa Martins, que tem uma rela??o com a piscina desde que tem um ano e meio de idade. Uma promessa para o esporte nacional, a nadadora ? campe? sulamericana de sua categoria no 50 e 100 metros estilo livre.

Os bons resultados n?o param por a?. Larissa ? campe? brasileira nos 100 metros livres, nos ?ltimos quatro torneios disputados: Ver?o 2005 e 2006 e Inverno 2006 e 2007. Em novembro, ela vai at? Bras?lia competir pelo Brasileiro Ver?o 2007 com grande chance de mais t?tulos.

Desempenho fruto de talento e muita dedica??o. S?o seis treinos por semana de duas horas e meia cada um. Al?m disso, ? preciso abrir m?o de algumas coisas. "Eu deixo de ir em algumas festas, mas nada mais que isso. Gosto de treinar e competir. Quero continuar nadando e meu objetivo ? representar o Brasil em uma Olimp?ada e Jogos Panamericanos", revela Larissa.

Sonho que pode se tornar realidade, basta garra e dedica??o. ? o que garante o treinador de Larissa, G?rson Moreira de Oliveira (foto abaixo). "Ela tem um grande potencial e trabalho os treinos para ela disputar os jogos Ol?mpicos de 2012 e Pan de 2010. Mas ? cedo para prevermos o sucesso de uma atleta t?o jovem", alerta o treinador.

Isabela com os pais Segundo G?rson, v?rios fatores podem interferir na trajet?ria de jovem promessa como Larissa. "Nessa idade eles t?m problemas escolares, de adolescentes, o lado emocional, muitas festas e tudo pode mudar o futuro de um atleta que est? come?ando. Mas estamos fazendo um bom trabalho e ela tem reais condi?es de ir para uma Olimp?ada", destaca.

Larissa chega a nadar 5 mil metros por treino, o que significa cem idas e voltas dentro de uma piscina curta. As provas de distancias menores s?o as preferidas de Larissa. "Nado os 800 metros tamb?m, mas minha especialidade s?o os 50m e 100m livre", conta a nadadora, que tamb?m gosta dos estilos costas e borboleta. "S? mesmo nado peito ? que n?o curto muito", revela.

O bom desempenho

No Brasileiro Infantil Larissa foi considerada uma das dez melhores atletas do pa?s na categoria. No campeonato Multinations, uma esp?cie de Mundial das categorias de base da nata??o, Larissa j? obteve o segundo e tamb?m terceiro lugar enfrentando as melhores nadadoras do mundo com a mesma idade.

Isabela com os pais Os melhores tempos de Larissa s?o de dar inveja: 59,26s nos 100 metros livres e 27,43s nos 50 metros livre. Marcas que se aproximam do recorde nacional categoria adulta: 100m livre de 55,85s e nos 50m livre 25,05, ambos de Rebecca Gusm?o.

N?meros que chamaram a aten??o de um clube carioca. Larissa representa o Botafogo nos Campeonatos que disputa e ? atual recordista carioca dos 50m livre de sua categoria. Sua pr?xima competi??o ser? o Brasileiro por equipes, quando a juizforana vai representar o clube de General Severiano.

De acordo com o treinador G?rson, falta apoio e vis?o dos clubes de Juiz de Fora. "Ela nadava por um clube aqui, mas estava deixando de competir por falta de apoio. Depois de alguns conflitos, ela e os pai resolveram defender o Botafogo", recorda. Hoje, Larissa treina no C?rculo Militar de Juiz de Fora, mas sempre compete pelo clube carioca, do qual G?rson ? um dos treinadores.